O prefeito de São João del-Rei, Aurélio Suenes, vai completar cem dias do seu mandato com muitas realizações para um estreante na administração de um município de mais de 90 mil habitantes. O povo tem se alegrado com a energia demonstrada por sua equipe. Para início de conversa, seu vice-prefeito Rogério Cury assumiu suas atribuições de auxiliar do prefeito com notável desenvoltura, sendo presença constante nas aparições públicas do executivo municipal.
Nós não estamos acostumados a ver um vice-prefeito atuante e parceiro do prefeito. Não é somente por isso que alguns adversários políticos estão criticando a nova administração. O que incomoda mais os adversários é mesmo a capacidade de apresentar resultados imediatos e novas ideias na gestão pública.
Vamos exemplificar o novo estilo de gestão do prefeito Aurélio diante do primeiro grande desafio do mandato: realizar o carnaval de São João del-Rei - um dos melhores e mais tradicionais de Minas Gerais. No passado, a mudança de prefeito sempre trazia incertezas para os carnavalescos da cidade. Haverá auxílio da prefeitura para os blocos e escolas de samba? Que empenho e coragem se pode esperar de novos administradores diante do desafio de mobilizar recursos fora do orçamento para executar e supervisionar as ações que garantem o sucesso do nosso carnaval?
A nova administração na prefeitura municipal demonstrou capacidade de garantir o sucesso total do nosso carnaval. Como coadjuvantes indesejáveis, chuvas e episódios traumáticos de violência não frequentaram a passarela do samba.
Logo após o carnaval, veio a iniciativa mais arrojada do prefeito Aurélio. Ele encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei criando a tarifa zero no transporte público coletivo do município. Os impactos político, econômico e financeiro do projeto são de grande magnitude e serão debatidos na Câmara Municipal com expectativa de aprovação.
O impacto político da gratuidade tarifária do transporte público é por demais evidente. Quantos prefeitos dos mais de 5 mil municípios do país não sonham com isto? O político avalia seu desempenho pela capacidade de ser reeleito. Saúde e educação pública e gratuita já são ofertadas. Por que não oferecer também transporte coletivo gratuito?
O principal obstáculo é o financiamento desse serviço gratuito. Quanto a prefeitura vai destinar ao pagamento desse serviço? Quais despesas do orçamento público serão remanejadas? Até o momento, não temos conhecimento de estimativas do custo total da tarifa zero nas contas públicas. Meu esforço de adivinhação chegou ao valor de R$ 14 milhões em 2025.
Não é um valor difícil de ser acomodado no orçamento de R$ 570 milhões (2,4%). Mas também não deve ser menosprezado, pois o montante de investimentos em obras e equipamentos da prefeitura pode ser abaixo de 10 milhões de reais. Em outras palavras, os investimentos necessários para a prestação de serviços públicos municipais (manutenção e pavimentação de ruas e estradas, por exemplo) sofrerão impacto negativo.
Vamos aguardar as explicações da nova administração sobre os números que fundamentam a proposta de gratuidade do transporte público coletivo em São João del-Rei.