Alimentação saudável: mais um desafio da vida universitária


Notícia

Julia Benatti0

fotoNutricionista Lucinéia Silveira Ribeiro dá dicas de boa alimentação aos estudantes universitários

A adaptação à vida de universitário traz muitos desafios para os jovens e acaba interferindo diretamente na saúde. A falta de tempo e de habilidades culinárias faz com que os estudantes adotem uma alimentação desbalanceada, concentrada principalmente em gorduras e industrializados.

Salgadinhos, doces e alimentos de preparo rápido são alimentos muito consumidos por universitários que não têm tempo ou não sabem preparar uma refeição saudável. A nutricionista Lucinéia Silveira Ribeiro afirma que esse hábito pode causar excesso de peso e desnutrição e que para alterá-lo é necessário planejamento: “O aluno de universidade dedica grande parte do seu dia aos estudos, mas para melhorar a alimentação ele vai ter que se dedicar um pouco. Ele precisará de ir ao supermercado com mais frequência e deixar pré-preparada algumas refeições para quando não tiver tempo.”

A estudante de música Stephany Alves sentiu as mudanças provocadas pelo curso integral, mas diz tentar manter uma alimentação balanceada: “Evito comer fast-food e frituras. Acho que peco muitas vezes por deixar de me alimentar com o necessário para fazer lanches muito leves à base de carboidratos.” Mesmo respeitando as orientações feitas por nutricionistas ela diz encontrar dificuldades para se alimentar dentro do campus: “Na cantina faltam opções de lanches saudáveis por um preço mais acessível. O estímulo será sempre maior à alimentação incorreta e não saudável, infelizmente.”

Na maioria das universidades há o restaurante universitário, que é uma opção mais saudável e econômica para os alunos que ficam o dia todo no campus ou não sabem cozinhar. Além de oferecer uma refeição balanceada com suco natural e sobremesa o restaurante cobra apenas R$ 2,75 dos estudantes e R$ 10,00 de visitantes, pós-graduandos e servidores. No entanto, Stephany diz que ainda assim prefere cozinhar em casa quando pode: “Por causa do cardápio do restaurante e do próprio tempero que muitas vezes não fazem bem a qualquer pessoa, por ser mais barato. Além de ser ótimo cozinhar e fazer parte desse processo”.

 

A vida universitária também é conhecida pelo excesso de álcool que é consumido pelos jovens. A nutricionista Lucinéia indica alguns alimentos para quem costuma exagerar nas bebidas: “Existem alimentos conhecidos como anti-oxidantes (castanhas, frutas e verduras) que agem a longo prazo contra os efeitos do álcool, como aumento de peso e envelhecimento precoce. Já a curto prazo, é recomendado que a pessoa beba muito líquido na noite da festa e no dia seguinte”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário