Alunos da E. E. Assis Resende visitam o Presídio de Resende Costa

A visita pedagógica visa apresentar aos alunos a realidade do sistema prisional, bem como os projetos de ressocialização desenvolvidos no Presídio de Resende Costa


Educação

André Eustáquio0

Alunos da Escola Estadual Assis Resende em frente ao Presídio de Resende Costa

No dia 18 de setembro, as turmas do 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Estadual Assis Resende visitaram o Presídio de Resende Costa. Os alunos foram acompanhados por professores e a visita foi orientada pelo diretor-geral do presídio, Francisco Wagner Macedo de Sousa. “A visita dos alunos teve cunho pedagógico e o escopo do projeto é gerar uma redução na massa carcerária em médio e longo prazos”, diz Wagner.

Antes, porém, de os alunos conhecerem o presídio, Wagner Macedo proferiu uma palestra na Escola Assis Resende sobre toxicologia, criminologia e a rotina de um indivíduo privado de sua liberdade nos presídios do Brasil, inclusive em Resende Costa. “Pude demonstrar que a criminalidade cresce de forma exponencial entre os jovens, principalmente na faixa etária dos 14 aos 24 anos, e que os índices de homicídios e prisões também ocorrem em larga escala nesse período. Isso deixa os presídios, sem exceção, superlotados, geralmente com o triplo da sua capacidade, podendo gerar, na maioria das vezes, motins e rebeliões com verdadeiras carnificinas”, destaca o diretor-geral.

Wagner Macedo falou da importância da visita dos alunos ao presídio: “A importância de levar os alunos para conhecer o Presídio de Resende Costa foi mostrar para eles que aqui a superlotação também é uma realidade, entretanto preservamos a dignidade do indivíduo, ou seja, não é porque ele perdeu a liberdade que também tem que perder a dignidade. A visita dos alunos teve objetivo pedagógico, com o intuito de que eles possam valorizar e priorizar o ensino, a educação, a família e os professores e, assim, possam ser verdadeiros cidadãos de bem.”  

Desde que a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) assumiu a direção do Presídio de Resende Costa, no dia 21 de julho de 2016, Wagner Macedo vem se dedicando à implantação de projetos que visam à ressocialização dos presos. “Na atual conjuntura, esse presídio se diferencia dos demais devido aos projetos e parcerias de ressocialização que desenvolvemos aqui. Temos uma fábrica de bloquetes. Através de uma parceria com a prefeitura, os reeducandos produzem 1.600 bloquetes diários. Mantemos também uma equipe, coordenada pela prefeitura, que trabalha em combate à dengue”, conclui o diretor-geral do presídio.

O Presídio de Resende Costa tem capacidade para 34 presos, mas atualmente abriga 58. Os detentos são de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Prados e Dores de Campos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário