Ameaçado o futuro do projeto inovador da EM João Pio, nas Águas Santas

Escola adota proposta de aprendizagem da famosa Escola da Ponte, de Portugal


Educação

José Venâncio de Resende* 0

Reunião dia 2 na EM João Pio - pose para foto, mas sem decisão.

A continuação do projeto educacional inovador da Escola Municipal João Pio, no bairro das Águas Santas, está na dependência de um acordo entre as prefeituras de Tiradentes e de São João del-Rei. Até a conclusão desta edição, ainda não havia uma decisão. 

A EM João Pio – que adota proposta de aprendizagem da famosa Escola da Ponte de Portugal que é referência mundial - vem trabalhando em condições precárias há alguns meses. A partir deste ano, a escola deixou de funcionar em período integral, condição básica do projeto.

O prefeito de Tiradentes, José Antônio do Nascimento, e sua secretária de Educação, Nancy Malta, alegam que restrições financeiras impedem a manutenção do projeto, segundo relatório a que o JL teve acesso. Eles defendem uma parceria com a prefeitura de São João del-Rei, já que a maior parte dos alunos pertence ao município vizinho. As medidas seriam basicamente contratação de professores para o turno da tarde e ajuda na alimentação.   

Dos 64 alunos matriculados para o ano letivo de 2017, 46 alunos eram de famílias de São João del-Rei. O fim do projeto pedagógico original levou muitos pais a desistirem, restando 42 alunos (24 de São João e 18 de Tiradentes), praticamente o mesmo número do ano passado.

Mobilização. A partir de outubro último, famílias de alunos iniciaram forte mobilização em busca de soluções para a situação da EM João Pio. De acordo com o relatório, as dificuldades começaram em 2016, afetando o cotidiano do projeto. Muitas oficinas foram canceladas por parte de voluntários e outros parceiros. A partir deste ano, a escola passou a funcionar no período da manhã (7h às 11:20h).

Foi redigida uma carta aberta aos prefeitos eleitos de Tiradentes, José Antônio do Nascimento, e de São João del-Rei, Nivaldo Andrade. Reuniões foram realizadas, tais como as de 26 de Janeiro e 2 de Março, entre autoridades, pais de alunos, professores e voluntários, mas não se chegou a um acordo.

Preocupado com o futuro do projeto, o ex-prefeito de Tiradentes, Ralph Justino, procurou Nivaldo Andrade, “que no começo estava meio irredutível”. Mas depois de informado da importância da escola e da presença de vários alunos de São João, o prefeito encaminhou Ralph à secretária de Educação. “Cíntia foi muito solícita e interessada.”

Ralph reivindicou duas professoras e uma servente à prefeitura de São João del-Rei. O ex-prefeito conversou também com o prefeito de Tiradentes, José Antônio. “Ele imediatamente atendeu nossa demanda de mais uma professora e uma servente.”

 “Susto”. O projeto pedagógico inovador da EM João Pio teve início em 2014, na gestão de Ralph Justino. A escola, que oferece ensino regular de 1º ao 5º anos e educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), passou a trabalhar em período integral (7h às 16h). O interesse foi tanto que a escola começou a receber crianças de outros municípios, principalmente de São João del-Rei.

Em 2015, a EM João Pio passou a integrar o Mapa da Inovação e Criatividade do Ministério da Educação (MEC), projetando Tiradentes ao nível do que há de melhor em educação pública no país.

Para Janaína Simplicio, mãe de aluno e uma das líderes da mobilização das famílias, a continuidade do projeto é muito importante. “Afinal, é uma escola com a metodologia que mais admiro e acredito ser a base para a mudança da educação no Brasil.” Mas esta continuação deve, na sua opinião, implicar avanços como a melhoria da qualificação das professoras e a maior participação das famílias.

 “Se é fato que há muitas fragilidades na incorporação das novas pedagogias (pedagogia de projetos), por outro lado vinha observando grandes avanços no aprendizado das crianças”, complementa o professor Dener Luiz da Silva, coordenador do programa de extensão Psicoeducar da UFSJ e voluntário do projeto desde o seu início. O programa, do Departamento de Psicologia, é uma iniciativa multidisciplinar que agrega docentes de 11 cursos diferentes, realizando atividades na escola com psicologia escolar, educomunicação e teatro.

Dener Silva apontou, ainda, a falta de mais articulação com as famílias, que, por não participar mais ativamente, acabavam por deixar as crianças por lá. “Quem sabe este grande ´susto de 2017´ possa produzir bons resultados.”

Semente na região. O professor Dener lembra que, “na Europa, conseguiu-se algo que aqui ainda estamos a caminho: a compreensão do poder público de que Educação não é gasto público, é investimento na qualidade de vida. Também lá as famílias, apesar de a Escola da Ponte ser pública, estão sempre disponíveis e ativas, não esperando tudo do poder público”.

O projeto pedagógico João Pio é um dos mais de duzentos projetos considerados inovadores implantados no Brasil pelo professor José Pacheco, fundador da famosa Escola da Ponte e consultor em educação. Mais de cem desses projetos foram extintos no País pela “ignorância e o autoritarismo de políticos e gestores”, como define o próprio professor Pacheco. “O fecho da João Pio significaria mais um atentado contra a educação deste país.” 

Ralph Justino considera a escola uma semente que pode espalhar por toda a região. Tanto que os prefeitos de Carrancas e de Coronel Xavier Chaves já estão interessados. “O formato inovador transformou as crianças imensamente nestes últimos três anos, fico emocionado toda vez que vou à escola e vejo a qualidade na formação das crianças, que são diferentes de todas as outras das escolas de nossa região”

*Colaboração:  Filomena Bomfim, jornalista, professora da UFSJ

LINK RELACIONADO: 

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/depois-do-e34sustoe34-e-m-joao-pio-de-tiradentes-pode-voltar-a-ter-periodo-integral/2125

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário