Depois do "susto", E. M. João Pio, de Tiradentes, pode voltar a ter período integral

Escola adota metodologia de aprendizagem da famosa Escola da Ponte, de Portugal


Educação

José Venâncio de Resende (1)0

Escola João Pio: confraternização em 2015.

Depois do susto, parece que caminha para uma solução a ameaça de extinção do projeto pedagógico inovador da Escola Municipal João Pio, localizada no bairro das Águas Santas, município de Tiradentes. A escola, que vem trabalhando precariamente há alguns meses, poderá voltar a funcionar em período integral a partir da segunda quinzena de Março.

Isto só será possível graças à forte mobilização de pais de alunos, bem como ao sucesso da articulação política entre o ex-prefeito de Tiradentes, Raph Justino, e os atuais prefeitos José Antônio do Nascimento (Tiradentes) e Nivaldo Andrade (São João del-Rei).

A partir de outubro último, famílias de alunos iniciaram mobilização em busca de soluções para a situação da E.M. João Pio. Segundo um relatório a que o JL teve acesso, as dificuldades começaram em 2016, afetando o projeto. Muitas oficinas foram canceladas por parte de voluntários e outros parceiros. A escola tinha 43 alunos em 2016 e chegou a receber matrículas de 64 alunos para este ano. Porém, a redução do horário - a escola passou a funcionar no período da manhã (7h às 11:20h) - levou muitos pais a desistirem, a maioria de São João del-Rei.

O novo prefeito de Tiradentes alegou dificuldades para dar continuidade ao projeto em tempo integral, de acordo com o relatório. Para atender as demandas das famílias, José Antônio defendia uma parceria com a prefeitura de São João del-Rei, já que a maior parte dos alunos pertence ao município vizinho. Essas medidas seriam basicamente contratação de professores para o turno da tarde e ajuda na alimentação.

Foi redigida uma carta aberta aos prefeitos eleitos de Tiradentes e de São João del-Rei. Várias reuniões foram feitas, mas não se chegou a um acordo. Numa das reuniões, em 26 de Janeiro, a secretária de Educação de Tiradentes, Nancy Malta, disse, perante pais, professores e autoridades presentes, que por restrições financeiras o projeto não teria mais recursos para continuar, sem a parceria com a prefeitura são-joanense para dividir as despesas (VAN-UFSJ, 03/02/2017).

Ralph Justino diz que chegou a ficar preocupado pois o projeto parecia não ser prioridade das administrações municipais das duas cidades. Por isso, ele procurou o prefeito Nivaldo de Andrade, que no começo estava meio irredutível. “Mas depois de informá-lo da importância da escola, pelo seu método inovador de ensino e que ela tem 44 alunos de São João, ele começou a refletir e me pediu para falar com a secretária de educação Cíntia. Ela foi muito solícita e interessada. Marcamos uma visita à escola quinta-feira depois do carnaval. Estou reivindicando duas professoras e uma servente.”

Ralph diz que conversou também com o prefeito de Tiradentes, José Antônio. “E ele imediatamente já atendeu nossa demanda de mais uma professora e uma servente. Dessa forma, a escola pode voltar a funcionar em período integral a partir da segunda quinzena de Março.”

No dia 23 de fevereiro, Ralph participou de reunião com pais de alunos da Escola João Pio para informar sobre o andamento das conversações. Janaína Simplício, da associação de pais e uma das líderes da mobilização de outubro pela continuação do projeto, saiu animada do encontro. “A reunião foi ótima. Só estamos avançando porque existe uma forte mobilização de pais. Há esperança! Como diz um ditado africano, para educar uma criança é preciso uma tribo inteira. E é isso que estamos fazendo, buscando parcerias para que o projeto continue. Afinal, educação é responsabilidade do poder público e de toda a sociedade.”

Breve histórico

O projeto pedagógico inovador da E.M. João Pio – com base na nova proposta de aprendizagem da Escola da Ponte, de Portugal, que é referência mundial – teve início em 2014, na gestão de Ralph Justino em Tiradentes. A escola, que oferece ensino regular de 1º ao 5º anos e educação infantil (crianças de 4 e 5 anos), passou a trabalhar em período integral (7h às 16h). O interesse foi tanto que a escola começou a receber crianças de outros municípios, principalmente de São João del-Rei.

Em 2015, a Escola João Pio passou a integrar o Mapa da Inovação e Criatividade do Ministério da Educação (MEC), projetando Tiradentes ao nível do que há de melhor em educação pública no país.

O Mapa do MEC serviu de referência para Janaína, que é mãe de uma criança de sete anos e adepta de grupos de educação alternativa. “Em 2015, pedi demissão do trabalho e passei um ano viajando pelo Brasil com meu filho com o objetivo de conhecer na prática iniciativas que eu acompanhava virtualmente. Fiz um roteiro baseado nas iniciativas de grupos virtuais, como românticos e conspiradores.”

Durante a viajem, Janaína ficou sabendo da existência do Mapa do MEC. “Entrei no Mapa e vi que Tiradentes fazia parte com metodologia inspirada na Escola da Ponte.” Por conhecer o professor José Pacheco, criador da Escola da Ponte (Portugal) e do Projeto Âncola (Cotia-SP), ela decidiu visitar a Escola João Pio. “Mesmo sendo perceptivel para mim que algumas coisas ainda não estavam de acordo com a metodologia, decidi morar aqui por causa da escola. Afinal, é uma escola com a metodologia que mais admiro e acredito ser a base para a mudança da educação no Brasil.”

Para Janaína, a continuidade do projeto deve implicar avanços como a melhoria da qualificação das professoras e a maior participação das famílias. Afinal, a metodologia busca “a formação integral do ser humano, incute na personalidade das crianças valores fundamentais para a formação cidadã autônoma e participativa, além de trabalhar o potencial comunitário, atuando como Comunidade de Aprendizagem e não apenas como escola”.

O projeto despertou também o interesse da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), sendo incluído no programa de extensão Psicoeducar, coordenado pelo professor Dener Luiz da Silva, do Departamento de Psicologia. Trata-se de iniciativa multidisciplinar que agrega docentes de 11 cursos diferentes, realizando atividades na escola com psicologia escolar, educomunicação e teatro.

Dener Silva acompanha, como voluntário, o projeto desde o seu início. “Se é fato que há muitas fragilidades na incorporação das novas pedagogias (pedagogia de projetos), por outro lado vinha observando grandes avanços no aprendizado das crianças. Faltou mais articulação com as famílias que, por não poderem ou não desejarem participar mais ativamente, acabavam por deixar as crianças por lá, e isso fragilizou muito a ideia da comunidade de aprendizagem. Quem sabe este grande ´susto de 2017´ possa produzir bons resultados. Eu sempre acredito que é possível ´fazer limonada dos limões que nos dá vida´.”

Semente na região

O professor Dener lembra que, “na Europa, conseguiu-se algo que aqui ainda estamos a caminho: a compreensão do poder público de que Educação não é gasto público, é investimento na qualidade de vida. Também lá as famílias, apesar de a Escola da Ponte ser pública, estão sempre disponíveis e ativas, não esperando tudo do poder público”.

O projeto pedagógico João Pio é um dos mais de duzentos projetos considerados inovadores implantados no Brasil pelo professor José Pacheco, fundador da famosa Escola da Ponte e consultor em educação. Espera-se que não venha a integrar a lista dos mais de cem projetos inovadores, que foram extintos no País pela “ignorância e o autoritarismo de políticos e gestores”, como define o próprio professor Pacheco. “O fecho da João Pio significaria mais um atentado contra a educação deste país.”

Para Ralph Justino, essa escola é uma semente que pode ser implantada em toda a região, tanto que os prefeitos de Carrancas e de Coronel Xavier Chaves já estão interessados. “O formato inovador transformou as crianças imensamente nestes últimos três anos, fico emocionado toda vez que vou à escola e vejo a qualidade na formação das crianças, que são diferentes de todas as outras das escolas de nossa região.”

Segundo o ex-prefeito de Tiradentes, o custo não é muito alto e o resultado é excepcional, como comprovou o Ministério da Educação ao premiar a João Pio entre as 50 escolas públicas mais inovadoras e criativas do Brasil. “ Todo político fala que a educação é prioridade, esta é uma forma de se tornar realidade esse desejo de todo os brasileiros.”

(1) Colaboração: Filomena Bomfim, jornalista, professora da UFSJ

LINK RELACIONADO: 

Escola Municipal João Pio, confraternização e exposição de projetoshttps://www.jornaldaslajes.com.br/integra/escola-municipal-joao-pio-confraternizacao-e-exposicao-de-projetos-/1796/

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário