Aprovada a criação da Agência Espacial Portuguesa, na Ilha de Santa Maria, Açores

A Ilha é terra natal de João de Rezende Costa, o primeiro Rezende que imigrou há mais de 300 anos para o Brasil, instalando-se em Lagoa Dourada (Minas Gerais), e cuja família se espalhou pelo Brasil.


Ciência e Tecnologia

José Venâncio de Resende0

Foto: noticiasaominuto.com

A Agência Espacial Portuguesa, denominada Portugal Space, com sede na Ilha de Santa Maria, Açores, foi criada em março passado por decisão do Governo da República. “A nova agência tem por finalidade a promoção e execução da estratégia ´Portugal Espaço 2030´, além da gestão dos vários programas nacionais ligados ao espaço, fomentando o investimento, a criação de emprego qualificado e as ciências e tecnologias do Espaço”, diz comunicado do Conselho de Ministros.

A Portugal Space deveria começar a funcionar ainda em março, após a aprovação dos seus estatutos e seleção do seu diretor, segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, em declaração à Agência Lusa. Para além da sede em Santa Maria, em local indicado pelo Governo Regional, a Agência Espacial terá também um pólo em Lisboa.

A estrutura terá inicialmente uma pequena equipe de dez pessoas, distribuídos entre Santa Maria e Lisboa, que deverá passar para 14 pessoas dentro de dois a três anos. O governo prevê investir entre 500 mil euros e um milhão de euros para garantir os “custos de operação e arranque da agência”, de acordo com o ministro.

A resolução do Conselho de Ministros determina que cabe à Agência Espacial Portuguesa, em articulação com o Governo Regional dos Açores, a coordenação, implementação e promoção do “AZORES” International Satellite Launch Programme, AZORES ISLP; ou seja, do já anunciado porto espacial para lançamento de microssatélites a ser construído no lugar da Malbusca, freguesia de Santo Espírito, Ilha de Santa Maria.

De acordo com o calendário divulgado, o spaceport deverá estar pronto para lançar os primeiros satélites “na primavera ou no verão de 2021”. “O porto espacial nos Açores ganha dimensão pela agregação de todos estes projectos”, disse Luís Santos, coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço.

Em relação à Agência Espacial Portuguesa, Luís Santos refere-se ao seu papel como o de “dinamizar os projectos do espaço e representar Portugal em organizações como a ESA (Agência Espacial Europeia), o ESO (Observatório Europeu do Sul) e a Eumetsat (rede de satélites meteorológicos)”.

A Ilha de Santa Maria deverá acolher em 2021 o denominado “Space Rider”, desenvolvido pela ESA, ainda no âmbito das atividades aeroespaciais. O objetivo é proporcionar à Europa um sistema de transporte espacial independente e reutilizável para acesso e retorno do espaço.

Descolando a bordo de um foguetão Vega-C de Kourou, na Guiana Francesa, o Space Rider, ainda em desenvolvimento, aterrará em Santa Maria aproveitando as instalações aeroportuárias existentes.

Fonte: O Baluarte de Santa Maria (edição de 26 de março de 2019) - https://www.facebook.com/jornal.obaluarte/

LINK RELACIONADO:

Santa Maria, Açores, será a sede da Agência Espacial Portuguesa - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/santa-maria-acores-sera-a-sede-da-agencia-espacial-portuguesa/2664

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário