Associações de quatro países criam Federação do Caminho Português de Santiago


Religião

José Venâncio de Resende0

Representantes de Associações de quatro países.

A Federação Internacional de Associações de Amigos do Caminho Português de Santiago (FIACPS) foi fundada em reunião, neste dia 17 de março, no Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão, em Portugal.

A Federação, sem fins lucrativos, reúne representantes de quatro países distintos (Portugal, Espanha, Reino Unido e México), com objetivo de unir Associações de Amigos do Caminho Português de Santiago que se dedicam à revitalização, recuperação, sustentabilidade, manutenção, promoção e divulgação do Caminho Português de Santiago. Tem como proposta defender “o superior interesse do peregrino, a hospitalidade, a universalidade e os valores associados à Peregrinação Jacobeia”.

A comissão instaladora da FIACPS é constituída pelo Albergue Virxe Peregrina de Pontevedra (presidência), Associação Espaço Jacobeus (tesouraria), Associação ACB - Albergue Cidade de Barcelos (secretariado), Associação de Peregrinos Via Lusitana e a Associação Internacional de Companheiros nos Caminhos de Santiago (vogais).

A criação da FIACPS dá seguimento, assim, à apresentação pública desse compromisso que ocorreu no passado dia 13 de outubro de 2018 (Dia do Peregrino), em Tui, Espanha.

Mosteiro de Vairão

O Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão, em Vila do Conde, região do Porto, foi criado em 2013 e, desde 2015, é administrado pela Associação de Peregrinos Villa Valeriani (antigo nome de Vairão), cria para esta finalidade.

O Mosteiro de Vairão onde está instalado o albergue tem mais de 1.000 anos de história e uma localização privilegiada, sendo o espaço ideal para acolher os peregrinos do Caminho de Santiago. A criação do albergue permitiu recuperar instalações e abrir as portas do Mosteiro à comunidade local e internacional, promovendo a sua valorização.

Com a abertura do albergue, o Caminho Português de Santiago fica “completo”. Na ligação entre o Porto e Santiago de Compostela, percorrida anualmente por cerca de 10.000 peregrinos, a máxima distância entre albergues é agora de 25 km, distância que separa o Porto de Vairão. Esta distância é a considerada “natural” entre os peregrinos.

Fonte: 

Albergue Cidade de Barcelos  http://www.alberguedebarcelos.com 

Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão http://mosteirodevairao.blogspot.com/p/quem-somos.html 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário