Biblioteca Municipal de Resende Costa prestes a completar 100 anos


Cidades

André Eustáquio0

A auxiliar de biblioteca Cláudia Resende mostrou os livros mais procurados pelos adolescentes que frequentam a biblioteca

No dia 29 de Abril de 1918, Resende Costa ganhara uma biblioteca pública, após seis anos de emancipação política. O então presidente da Câmara e chefe do Executivo Municipal, coronel Francisco Mendes de Resende, criou a Biblioteca Municipal a partir de um acervo de aproximadamente 266 volumes, doado ao município por Antônio Gonçalves Pinto. Prestes a completar 100 anos, com quase 10.000 livros registrados, a biblioteca, que leva o nome do doador do acervo inicial, conta hoje com sede própria, recebe diariamente inúmeros estudantes da rede pública de ensino da cidade, que vão ao local para fazer pesquisas e obter livros por empréstimo.

A sede da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto localiza-se na praça Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como Mirante das Lajes de Cima. O prédio foi inaugurado em setembro de 2008 pelo ex-prefeito Gilberto Pinto, de saudosa memória. A edificação de dois andares tem influência arquitetônica do estilo colonial e harmoniza com o vizinho sobrado do século XIX que abriga a Câmara Municipal.

Não haveria melhor lugar em Resende Costa para construir um prédio para a biblioteca do que o Mirante das Lajes. No segundo andar da edificação - além da sala onde estão as obras raras, de acesso restrito - há uma ampla e arejada sala de leitura que dá vistas para o belo mirante. O leitor pode abrir a janela e assistir de camarote ao pôr do sol enquanto “viaja” pelo mundo encantador da leitura.

 

Usuários

Cláudia Lúcia Pinto Resende é funcionária concursada da prefeitura municipal de Resende Costa no cargo Auxiliar de Biblioteca. Ela é responsável por manter o acervo organizado, receber os visitantes e zelar pela Gonçalves Pinto. Enquanto circulávamos pelos corredores das estantes de livros, no andar térreo, Cláudia foi mostrando as obras mais procuradas pelos estudantes que frequentam a biblioteca: “Geralmente são os adolescentes que mais procuram livros por empréstimo. Eles gostam de ler literatura estrangeira, sobretudo os best-sellers do momento, como a série Harry Potter, entre outros. Literatura brasileira eles não leem, só quando o professor indica”, diz Cláudia.

A maioria dos usuários da biblioteca municipal é estudante da rede pública de ensino de Resende Costa. Quase todos os dias há grupos de adolescentes nas mesas estudando ou fazendo outras atividades escolares a pedido dos professores. “Eles vêm pesquisar, estudar para provas, fazer trabalhos e até ensaiar peças de teatro para a escola”, conta Cláudia Resende. De acordo com ela, não há mais tanta procura pelas “velhas” enciclopédias: “Os alunos já chegam aqui muitas vezes com a pesquisa pronta, feita pela internet. Trazem computador e pedem a senha do Wi-Fi. Poucos procuram algum livro de pesquisa. Somente quando há um assunto muito específico”, diz a funcionária.

O andar térreo abriga a sala onde funciona a sede da Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa (amiRCo) e o memorial político com fotos dos ex-prefeitos de Resende Costa. A biblioteca é também utilizada para reuniões e eventos culturais, como palestras, lançamento de livros e atividades recreativas. “Muita gente vem à biblioteca durante a semana para estudar para concursos. Alguns setores da prefeitura realizam reuniões aqui, justamente por ser um espaço acolhedor e bem estruturado”, ressalta Cláudia.

 

Acervo

Quando a nova sede da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto foi inaugurada, havia 6.780 livros registrados. Esse número praticamente dobrou desde a inauguração, devido às aquisições por parte da prefeitura e, principalmente, graças às doações de pessoas da comunidade e visitantes. Atualmente, a biblioteca tem registrados 9.841 livros e cadastrados 3.182 usuários.

Cláudia Resende elaborou recentemente uma lista contendo 70 títulos de obras as quais ela sugere que sejam adquiridas pela prefeitura municipal. Na lista consta, além de livros de literatura infanto-juvenil e best-sellers que têm despertado o interesse dos leitores jovens, uma nova gramática da língua portuguesa. “São livros que os leitores mais procuram aqui na biblioteca e que ainda não constam no acervo”, esclarece a funcionária.

Na lista elaborada por Cláudia serão incluídos ainda títulos de literatura infantil. As estantes deste gênero estão bastante defasadas. “Outros gêneros poderão entrar na lista de livros que estamos reivindicando para serem adquiridos. Realmente a parte infantil está deixando a desejar”, concorda Cláudia.

 

Problemas

Apesar de apenas nove anos de uso, a sede da biblioteca já apresenta alguns problemas, como infiltração, mofo, umidade nas paredes e dilatação do piso de madeira do assoalho. Outra situação incômoda para quem frequenta a biblioteca é ver 11 computadores novos, encaixotados há seis anos na sala que abriga as obras raras. Segundo a auxiliar de biblioteca, os computadores teriam como finalidade atender aos usuários em pesquisas na internet.

 

Prefeitura

O JL fez contato por e-mail com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, responsável pela Biblioteca Municipal, e em nota obteve a informação de que a atual administração planeja investimentos para a biblioteca nos decorrer dos próximos quatro anos. Em relação aos problemas de infiltração no piso e nas paredes, a prefeitura esclareceu que “a biblioteca não apresenta problemas estruturais e reconhece que os problemas citados são advindos do desgaste natural de uso do espaço.  Salientamos que em conversa com a auxiliar de biblioteca Cláudia Resende foram definidas metas para cada ano, de acordo com a necessidade. Nesta conversa ficou definido que para a ano de 2017 será a instalação do mobiliário para o funcionamento da Sala de Informática. Já para 2018 estão previstas, no orçamento financeiro do município, pequenas reformas para corrigir efeitos da ação do tempo”.

Sobre a aquisição de novos livros, a prefeitura informou que “no primeiro mandato da atual administração [prefeito Aurélio Suenes] foram adquiridos alguns títulos elencados pela auxiliar de biblioteca. Para este mandato, pretende-se atender à demanda necessária, primeiro com o acervo de livros infantis e, no ano de 2018, novos títulos infanto-juvenis”.

Acerca dos computadores que se encontram encaixotados há seis anos e indisponíveis aos usuários, a prefeitura municipal informou “que os 11 computadores que se encontram na biblioteca ainda não foram instalados porque o projeto do Governo Federal contemplava, além dos equipamentos, mobiliário. Uma vez que os móveis não chegaram, foram levantadas as prioridades e, para o ano de 2017, já se encontra em fase de licitação a aquisição dos mesmos para que os computadores possam ser devidamente instalados”.

No último concurso público realizado em 2016, foi aberta uma vaga para o cargo de Bibliotecário. Foi aprovada uma candidata neste concurso, mas até hoje ela não foi empossada. De acordo com informações da prefeitura, a previsão é de que a nomeação aconteça dentro do prazo de vigência do concurso.

Cláudia Resende diz que a nomeação da bibliotecária aprovada no concurso público irá contribuir muito para uma melhor organização do acervo da biblioteca e também para o desenvolvimento de projetos culturais. “Devido à quantidade de alunos que frequentam diariamente a biblioteca, poderia ser desenvolvido através de iniciativa da biblioteca e da coordenação da bibliotecária projetos de incentivo à leitura, com apoio das escolas do município”, sugere Cláudia.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário