Caminhada da Cooperação reúne mais de 500 pessoas na Serra São José, em Prados


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

PRADOS – O sol vivo – mas ameno – foi providencial no dia 15 de Julho. Na data, mais de 400 pessoas se uniram para andar, debaixo dele, em direção à belíssima Serra São José. Imponente, a muralha de quartizito guarda trilhas permeadas por Fauna, Flora e vistas de tirar o fôlego. Daí ser escolhida, em 2023, como trajeto da II Caminhada da Cooperação, realizada pelo Sicoob Credivertentes.

O evento marca o lançamento de nova edição do Minas + Vertentes, projeto de Responsabilidade Ambiental que, implementado pela instituição em 2019, foca no cercamento gratuito de nascentes (ou mananciais). Assim, a água é cuidada desde a fonte e pode chegar limpa, livre e fluida a moradores de nossas Comunidades. “Até aqui, investimos R$340 mil nessa iniciativa. Com isso, conseguimos instalar 21 mil metros de cercas ao redor de 54 minas em oito municípios da região – um deles, Prados. Hoje, aqui na Caminhada, reforçamos nosso propósito de ir muito além do Crédito. Isto é, o de oferecer bem-estar, conscientização, senso de pertença e coletividade às pessoas”, explica o diretor executivo-financeiro do Sicoob Credivertentes, Luiz Henrique Garcia.

 

Trilha

Se por um lado a Caminhada da Cooperação celebrou o Meio Ambiente, a Cidadania e a proteção de Recursos Hídricos, por outro enalteceu, também, a Tradição. Há 155 anos, Prados sedia o Passeio Ecológico à Serra, considerado o mais antigo do Brasil. Em 2023, então, a Prefeitura de Prados e o Sicoob Credivertentes se uniram, em um ato de Intercooperação, para que todas as propostas (com o perdão do trocadilho) dessem passos importantes. “Para nós, pradenses, perpetuar o Passeio geração a geração é um propósito muito forte. E nos honra muito saber que a Cooperativa não só compreende isso, como também se une a nós”, comenta o secretário municipal de Esportes na cidade, Guilherme Neto.

Com tanto significado envolvido, não poderia ser diferente: a Caminhada da Cooperação atraiu mais de 500 pessoas que percorreram, juntas, uma trilha de 4,8km. O ponto de partida foi a Casa da Serra, sede do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na região. “Ao final, houve uma sensação imensa de missão cumprida e de muita gratidão”, comentou a agente ambiental Tamara Morais. Ela e outros membros do IEF guiaram, com dedicação e cuidado, toda a comitiva de caminhantes serra acima – e serra abaixo – em cerca de quatro horas. Nesse período, houve tempo para fotos, descansos programados, lanches sustentáveis. “Acompanhamos tudo e percebemos que as pessoas foram extremamente educadas, conscientes. Não houve qualquer sinal de depredação, de dejetos abandonados. Nada. Tudo correu de uma maneira muito bonita”, frisou.              

Foi pensando exatamente nisso que o Sicoob Credivertentes criou kits exclusivos com camiseta temática e, ainda, uma mini-mochila com água, maçã, barra de cereal, biscoitinhos. Em uma das alças, foi fixada a mensagem: “Na subida, leve aqui seu lanche! Na descida, acomode o lixo”. “Pensamos nisso para lembrar que a Sustentabilidade e a Preservação estão em todos os detalhes, em todas as ações e em todos os nossos movimentos. Ao mesmo tempo, fica ali nas entrelinhas que justamente esses pequenos atos de cuidado começam a mudar o mundo”, explicou a supervisora de Comunicação e Marketing Elisa Coelho.

 

O projeto

O Minas+Vertentes chega, em 2023, à sua quarta edição. Nas três anteriores, entre 2019 e 2022, passou por São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Piedade do Rio Grande e Madre de Deus de Minas levando cercamento gratuito a nascentes de áreas rurais. Além disso, o isolamento de todos esses espaços contou com suporte técnico especializado e matéria-prima sustentável. Isto é, arames, balancins e moirões totalmente custeados pelo Sicoob Credivertentes. Ao todo, foram investidos R$340 mil até aqui numa iniciativa que já foi indicada ao Prêmio José Costa em 2021; e premiada com troféu de bronze no SomosCoop Melhores do Ano realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) em 2022.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário