Cerveja artesanal com sotaque alemão na ilha de Santa Maria


Economia

José Venâncio de Resende0

A cerveja artesanal da ilha de Santa Maria (foto: facebook).

Seis variedades da cerveja artesanal “A Nossa” (framboesa, maracujá, preta intermédia, trigo, trigo de Munique e belga), inspirada na tradição cervejeira alemã, estão disponíveis na ilha de Santa Maria, informa a RTP Açores. O empreendedor alemão Marc Oliver, residente há alguns anos na ilha, iniciou a atividade na cozinha de sua casa, mas agora ocupa um espaço na incubadora de empresas. “É uma paixão, a minha cidade natal é Munique e, para matar um pouco a saudade da minha terra, eu comecei com essa ideia alguns anos atrás.”

A cerveja artesanal, produzida em pequenas quantidades, é toda consumida na ilha, conta Oliver. “Até o momento, está correndo muito bem, vende-se bem, a aceitação é grande.” Ele adaptou o seu produto aos Açores e a Portugal. “Cada país tem as suas qualidades próprias de lúpulo (responsável pelo amargor e por alguns aromas), conforme a qualidade da cerveja que quer produzir. Na cerveja artesanal, nós temos que ter um pouco de tudo.”

Oliver vende a própria cerveja, uma vez que tem dois restaurantes em Santa Maria. “Assim, não corro o risco que empresas grandes correm de, nesta fase da pandemia, não poder vender, calcular mal o estoque… Eu faço o que eu consigo vender.” 
Para além do trabalho, a atividade é um passatempo, admite. “De tudo, um pouco: começa com a contabilidade, a limpeza, a preparação das receitas, o trabalho bioquímico com a levedura, os processos enzimáticos… Tudo faz parte, tudo é muito interessante.”

Esta cerveja, que cruza sabores açorianos com uma seleção de ingredientes, resulta num produto de qualidade. Já disponível na ilha, espera-se que chegue em breve ao mercado regional e, quem sabe, ao território continental.

A reportagem original pode ser vista no programa “Açores Hoje”:  https://www.rtp.pt/play/p1766/e531867/acores-hoje?fbclid=IwAR0sdDReIz-YfUF2zUNvFI0usQsFpmQjKn8L98HTYLrXZzxk52qQt16sUjc

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário