“Dinheiro de volta” é a tradução literal do inglês para cashback; em outras palavras, “fazer uma compra e receber uma porcentagem do valor pago de volta”. Esta tecnologia acaba de chegar a Resende Costa “para revolucionar o comércio, trazendo benefícios para lojistas e consumidores”, garante o administrador Mário Lúcio de Resende, responsável pela introdução do app na cidade.
Trata-se de um dos principais aplicativos que realizam esse tipo de negociação, o “Nível Cashback”, disponível nos sistemas iOS e Android, explica o resende-costense, filho de Francisco de Paula Resende e Maria Cleusa Resende Maia. Ele morou 30 anos em São Paulo onde se formou em Administração. “Eu me mudei para Resende Costa em junho de 2020, bem no auge da pandemia, me mantive recluso por um bom tempo e agora com o início da retomada estou trazendo o app para Resende Costa.”
Mário Lúcio conta que sempre teve o propósito de empreender em algo diferente, inovador e que trouxesse impacto positivo para o comércio. “Conheci o cashback ainda morando em São Paulo, e quando me mudei de volta para Resende Costa vi a possibilidade de trazer esta ferramenta para agregar ao comércio da cidade, trazendo inovação e modernidade, seguindo a tendência mundial nas relações de consumo.”
O cashback é uma realidade concreta nos Estados Unidos (onde movimenta bilhões de dólares) há mais de 20 anos; no Brasil, está presente há cerca de dois anos e vem mudando a forma como o comércio se relaciona com o consumidor, informa Mário Lúcio. “Hoje é novidade, mas em breve vai ser indispensável aos empresários. Hoje em dia já temos até banco, além das grandes lojas, oferecendo cashback. Estudos e tendências apontam que o cashback veio para substituir o desconto e programas de fidelidade.”
Este aplicativo é simples e eficaz, garante Mário Lúcio, destacando-se, entre as operações de cashback disponíveis, da logística ao layout, assim como no gerenciamento de custos, já que a taxa cobrada é muito menor para os lojistas.
Consumidores
O aplicativo traz vantagens para todos os envolvidos, como é o caso do consumdor, argumenta Mário Lúcio. “Para os consumidores, a experiência começa ao baixar o aplicativo para o celular, que é muito intuitivo, fácil de manusear e gratuito. Após um cadastro simples, que pede apenas dados pessoais como CPF e e-mail, o uso já está liberado. A cada compra nas lojas parceiras, o consumidor recebe parte do valor de volta. Esse dinheiro fica como saldo. A medida que esse valor vai se acumulando, o usuário pode utilizá-lo para fazer compras nas lojas credenciadas, pagar boletos, fazer recargas de celular, TV por assinatura e plataformas de streaming, como Netflix e Spotify.”
Ao consumir e receber parte do dinheiro de volta, explica Mário Lúcio, o consumidor poderá acumular os ganhos em diversos estabelecimentos (combustível , mercado, farmácia, gás, lanchonetes etc.) e usar este ganho acumulado para pagar uma conta de água e luz ou até fazer uma nova compra. “Isso é realmente uma forma de o consumidor ter uma educação e mudança nos hábitos de consumo.”
Também oferece aos consumidores a possibilidade de ganhar mais dinheiro de volta, ao indicar o app para amigos, acrescenta Mário Lúcio. “Tudo que o indicado ganhar de cashback, o consumidor que o indicou terá direito a 5% do valor. Isto faz com que mais pessoas indiquem e usem o aplicativo, aumentando a base de usuários e fazendo o Nível Cashback crescer e se fortalecer.”
Nestes dois meses, quase 200 consumidores já estão cadastrados no aplicativo.
Lojistas
Para os lojistas, o crescimento dessa base favorece a fidelização do cliente, conta Mário Lúcio. “Geralmente, o cliente que consome pela primeira vez pelo aplicativo gosta da experiência de receber de volta parte do dinheiro gasto. Assim, ele acaba voltando para consumir novamente tanto no local inicial, por saber que o produto é bom, quanto em outros estabelecimentos disponíveis; além disso, faz com que o dinheiro circule na cidade.”
O sistema permite, ainda, um cruzamento de dados para que os consumidores de um estabelecimento que aceita este aplicativo comecem a comprar de outros locais que também fazem parte do app. “Neste aspecto, a publicidade feita dentro do app ajuda bastante nesta descoberta, pois cada vez que o app é aberto o logo da empresa estará lá, com todas as informações e ofertas disponíveis na palma da mão”, acrescenta.
O cadastro das empresas interessadas em fazer parte do sistema pode ser feito pelo próprio aplicativo. Ou, caso o empresário queira saber mais detalhes sobre a operação, basta entrar em contato com Mário Lúcio. “Depois de ter a sua solicitação aprovada, o lojista recebe um treinamento sobre configuração do aplicativo, uso de fotos e porcentagem de cashback a ser oferecida.”
Mário Lúcio considera esta ferramenta adequada aos pequenos e médios empresários, que “não têm condições de criar um sistema tecnológico para fornecer cashback”.
Abrangência
Outra grande vantagem deste aplicativo é a sua abrangência, pois já está presente em mais de 1200 cidades em todo o país, diz Mário Lúcio. “O consumidor de Resende Costa pode gastar, pelo aplicativo, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou em São Paulo, por exemplo. É só procurar as lojas físicas dessas cidades que estão no sistema e ganhar o cashback.”
Grandes lojas on-line do país também fazem parte deste aplicativo, como Centauro, Wine, Camicado, Dolce Gusto, Pandora, Droga Raia, Natura e Carrefour entre outras. “É uma rede que só cresce, com benefícios para todos os lados e um sistema bem completo. Tenho certeza que irá trazer para o comércio e consumidores de Resende Costa um grande benefício, além de ser um facilitador para inclusão no mundo digital”, garante Mário Lúcio.
Em Resende Costa, já são cinco os estabelecimentos credenciados, desde o mês de junho: posto de combustível; lanchonete delivery; joalheria; dentista especializado em ortodontia; e trabalho de arte. “Em breve, supermercado, farmácia, pizzaria, açougue, restaurante, salão de beleza, entre outros. Estamos analisando a possibilidade de fazermos parceria até com a prefeitura para trazer mais vantagens para a população.”
LINKS RELACIONADOS
App disponível para iOS e Android: www.nivel.com.br/mresende
Instagram: ag_nivel_mresende