Ciclistas de SJDR e região já podem pedalar no Caminho de Santiago de Compostela


Religião

José Venâncio de Resende0

Bate papo, em SJDR, sobre o caminho de bike a Santiago...

Ciclistas de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, participaram neste domingo (10) de bate papo sobre “Como fazer o Caminho de Santiago de Compostela de Bike”, com Fernando Braga da empresa Bike Line. O encontro foi realizado na Pousada Recanto da Alegria, no bairro são-joanense de Senhor dos Montes, e marcou o início de parceria com a Tiradentes Viagens e Turismo para promover a peregrinação a Santiago (Galícia) pelos chamados “bikegrinos”.

Para Fernando Braga, o fundamental é que os ciclistas interessados em fazer o Caminho de Santiago – os principais caminhos são o francês e o português – busquem as informações corretas para cumprir o trajeto com segurança. Informações estas sobre o planejamento do roteiro, dicas de hospedagem, alimentação, equipamentos e roupas, condicionamento físico, eliminação de riscos durante o trajeto e se deve (ou não) levar a própria bicicleta, entre outras. Relatos de peregrinos, por exemplo, mostram que a locação de bicicleta ainda é a melhor opção, tanto em termos de minimizar riscos quanto de custos.

Em grupo ou individualmente, o importante é que o ciclista consulte profissionais especializados e com vivência no Caminho de Santiago, alerta Fernando que é mineiro de Altinópolis, no sul de Minas. Ele e o carioca (luso-brasileiro) Acacio Augusto Castro da Paz, da Associação Passo a Passo e do Refúgio Acacio & Orietta, em Viloria de Rioja (Caminho Francês), somam 20 anos de experiência no caminho. Eles criaram o movimento Bike Line em 2007, para fornecer informações sobre serviços para ciclistas ao longo do caminho (aluguel de bicicletas, oficinas, SOS, reservas, organização de grupos, carros de apoio etc.).

A Bike Line é a única entidade que consegue fazer reservas nos albergues de peregrinos dos caminhos que levam a Santiago de Compostela, além de colocar os bikegrinos em albergues privados com locais próprios para guardar as bicicletas, revela Fernando. Além disso, tornou-se um “canal exclusivo (SOS Bike Line) de acompanhamento do bikegrino em tempo real, com informações, dicas e serviços.

Atualmente, a Bike Line tem 130 bicicletas de aluguel, conta Fernando. “Eu cuido pessoalmente das bikes e dos equipamentos.”

Segundo Fernando, a melhor época para pedalar no Caminho de Santiago é nos períodos de maio/junho e setembro/outubro. Fora dessa época ou é inverno ou há grande concentração de turistas. O Caminho mais procurado ainda é o francês, com 819 quilômetros (dos quais 802 km em território espanhol), cuja medição foi feita por Acácio Paz e reconhecida pela Catedral de Santiago de Compostela. Já o Caminho português está em fase de expansão.

Fernando divulgou o calendário de 2019 de grupos de “bikegrinos” para o Caminho de Santiago. São eles: Lisboa (22/04); Porto (01/05); San Jean de Pied Port (23/05); San Jean (01/06) e San Jean (08/09). Além disso, estão programadas duas ciclovias internacionais fora do Caminho: Provence-França (21/06) e Toscana-Itália (07/09), esta última tendo Florença como pontos de partida e chegada.

O primeiro grupo de “bikegrinos” de 2019 parte de Ubá (sul de Minas) para a Espanha ainda no inverno europeu, de acordo com Fernando Braga. Trata-se do maior grupo de “bikegrinos” do mundo (41 ciclistas), que vai realizar o trecho de 200 km do caminho francês entre Ponterrada e Santiago de Compostela, no período de 2 a 7 de março.

Potencial

Há grande potencial para a expansão deste movimento internacional de “bikegrinos” em São João del-Rei e região, de acordo com Heliete Castro, proprietária da Tiradentes Turismo. Por exemplo, o grupo de bike de Rony Lima e Américo Calsavara, que participaram do bate papo com Fernando Braga, conta com cerca de 20 membros. Já o grupo de Ronaldo Santana e Fernando Fiche, também presentes no encontro, reúne cerca de 15 ciclistas apenas em São João del-Rei.

Os interessados em formar (ou participar de) grupos de “bikegrinos” devem procurar a Tiradentes Turismo. O mesmo vale para quem queira pedalar sozinho no Caminho de Santiago.

LINKS RELACIONADOS:

Fernando Bike Line - https://www.facebook.com/fernando.bikeline?epa=SEARCH_BOX

Tiradentes Viagens e Turismo - https://www.facebook.com/heliete.castro60?epa=SEARCH_BOX

Grupo de bikegrinos brasileiros chega a Santiago de Compostela depois de percorrer mais de 600km - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/grupo-de-e34bikegrinose34-brasileiros-chega-a-santiago-de-compostela-depois-de-percorrer-mais-de-600km/2272

Acacio e o empreendedorismo brasileiro no Caminho Francês de Santiago - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/acacio-e-o-empreendedorismo-brasileiro-no-caminho-frances-de-santiago-/2269

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário