Coleta seletiva: é inaugurado o 4º Muro Ecológico de Barroso


Cidades

José Venâncio de Resende0

Muro tem como temas bandeiras dos países europeus e monumentos conhecidos (Fonte Barroso Em Dia).

O 4º Muro Ecológico de Barroso - posto de coleta seletiva - foi inaugurado, recentemente, na Escola Estadual Silvano Alberoni, bairro Jardim Europa, pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) e o Comitê de Ação Participativa (CAP) do município. Com a ampliação do projeto, a expectativa é de que sejam recolhidos mais 150 quilos de lixo reciclável por mês – quase o dobro do que é coletado hoje pelos outros três postos.

Com foco na coleta seletiva, o PEA é promovido pela LafargeHolcim em parceria com a Prefeitura de Barroso. Já o CAP é uma estratégia de investimento social do Instituto LafargeHolcim, com o objetivo de construir e implementar coletivamente ações que contribuam para o desenvolvimento do território.

Os outros Muros Ecológicos de Barroso estão localizados nos bairros da Praia, Bandeirantes e Josefina Coelho, que juntos recolhem 85 quilos de material reciclável por mês. Até o fim deste ano, devem ser inaugurados mais dois pontos de coleta seletiva, um no Centro e outro no bairro Guimarães.

Segundo a diretora da Escola Estadual Silvano Alberoni, Rafaela Meireles Raposo, o PEA tem contribuído muito, por meio da abordagem pedagógica e lúdica, para a conscientização ambiental dos alunos. “O Muro Ecológico representa um marco para toda a comunidade escolar e do bairro, que se envolveu com o projeto.”

A parte externa deste novo Muro foi pintada por 14 moradores do Jardim Europa, durante a Oficina de Grafitagem promovida pelo PEA. Os temas foram as bandeiras dos países europeus e monumentos conhecidos mundialmente como o Big Ben e a Torre Eiffel.

“A cada oficina sou surpreendido com o envolvimento e criatividade dos alunos, que conseguem fazer em pouco tempo uma arte urbana que, além de embelezar a cidade, também conscientiza a comunidade em relação ao cuidado com o meio ambiente”, conta o instrutor da oficina, Rixa Neves.

Participaram do evento de inauguração 80 pessoas, entre alunos e membros da comunidade. A história de um super-herói que defende o meio ambiente representou os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barroso (ASCAB). Após a apresentação teatral, os estudantes depositaram material reciclável no muro para simbolizar o início da coleta seletiva no local.

Os Muros Ecológicos visam a estimular a coleta seletiva, usando as instalações como pontos de recolhimento de lixo. Neles, são feitas aberturas específicas para o depósito de cada tipo de resíduo (metal, papel, plástico), que é retirado quinzenalmente pela ASCAB.

Fonte: Barroso Em Dia 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário