Comédia “O Contrato” marcou a estreia da Trupe Cália no palco do Teatro Municipal de Resende Costa

Em 2020 a Trupe planeja investir em novas montagens, oficinas de teatro e projetos artísticos


Cultura

André Eustáquio0

Trupe Cália estreou em Resende Costa com a comédia O Contrato (Foto divulgação)

O palco do Teatro Municipal de Resende Costa recebeu, entre os dias 8 e 17 de novembro, um espetáculo de comédia. A Trupe Cália, novo grupo de teatro formado por atores resende-costenses, encenou a comédia “O Contrato” – uma adaptação livre feita pelo diretor da Trupe, Ezequiel Cassemiro dos Santos Cruz, a partir da peça “De Ovo de Cobra Só Sai Sogra”, do dramaturgo Antônio Carlos Théko. A peça conta a história de Renato, que está enfrentando a crise da meia-idade e esbarra em diversos imprevistos, como, ser despedido do emprego, ter muitas dívidas, ter o filho envolvido com drogas e se separar de sua esposa. “Ele chega a um momento em que não sobrou mais nada em sua vida, pelo menos era o que ele pensava. Neste emaranhado de coisas, Renato recebe a visita de Lúcifer e do Anjo Tafarell, que vieram disputar a única coisa que lhe sobrou, a sua alma.  Essa visita traz muitas brigas, confusões e trapalhadas à trama. É impossível segurar a risada”, conta Ezequiel.

“O Contrato”, que teve no elenco os atores Cleide Oliveira, Luana Chaves e Hamilton Douglas, entrou em cartaz no dia 7 de novembro, com apresentações nos finais de semana, encerrando no dia 17. De acordo com o diretor da Trupe Cália, a comédia recebeu muitos elogios da plateia e despertou o interesse de outras cidades da região. “A peça saiu de cartaz aqui em Resende Costa no dia 17 de novembro e foi muito elogiada pelo público, o que fez surgir o interesse de pessoas de outras cidades.”  A última cidade que recebeu “O Contrato”, neste ano, foi Ritápolis, no dia 7 de dezembro. Segundo informou Ezequiel Cassemiro, em 2020 a Trupe retomará a turnê regional com a comédia “O Contrato”. “Levaremos, assim, o nome de nossa Trupe e de nossa querida Resende Costa a outras cidades”, planeja o diretor.

 

Promoção e incentivo à arte 

O diretor Ezequiel Cassemiro conta como surgiu a ideia de criar uma companhia de teatro em Resende Costa, batizada com um nome forte que lembra a Tropicália –  movimento cultural brasileiro da década de 60, liderado por grandes artistas, como Caetano Veloso e Gilberto Gil. A Trupe Cália surgiu em agosto deste ano a partir do envolvimento de atores e entusiastas do teatro em Resende Costa. “O público, que sempre esteve presente em atividades culturais na cidade, estava me questionando por que motivo não estava acontecendo há um bom tempo peças teatrais com pessoas aqui da cidade. Até mesmo artistas que estavam há tempos longe dos palcos se ofereceram para participar de alguma peça e, assim, matar a saudade do palco”, diz o diretor da Trupe.

Conversas e encontros com atores, colaboradores e pessoas ligadas à cena cultural de Resende Costa deram o impulso decisivo para a criação de uma companhia de Teatro. “Convidei esses atores para montarmos uma peça. E aí começaram a surgir muitas outras ideias para trabalhos. Nas reuniões que fizemos, os integrantes do grupo também davam ideias e com o tempo foi amadurecendo a proposta de criarmos uma companhia, mas precisávamos de um nome”, revela Ezequiel. O nome apareceu a partir de uma conversa do Ezequiel com o jornalista e ex-secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, Fernando Chaves, e com o ator Hamilton Douglas. “O Fernando sempre me perguntava pela trupe. E o nome acabou pegando. Então ficou decidido que seríamos uma Trupe. Em uma reunião, estávamos em um assunto bem descontraído sobre a cultura no país e o Hamilton Douglas, um dos integrantes da Trupe, lembrou do movimento tropicalista e sugeriu que o nome fosse Trupe Cália. Todos aprovaram a ideia e batizamos nosso grupo assim.”

Segundo informou Ezequiel Cassemiro, o objetivo da Trupe Cália é “incentivar a cultura em nossa cidade e região”. Para isso, o grupo pretende oferecer às pessoas interessadas, sobretudo em teatro, atividades artísticas, como oficinas, exposições e exibição de peças teatrais. “Ofereceremos diversos trabalhos culturais, no menor intervalo de tempo possível entre eles, justamente para dar opções às pessoas e fazer com que o Teatro Municipal sempre esteja ativo. Inclusive, queremos estabelecer parcerias com artistas da cidade e da região. Não queremos ficar somente presos ao teatro, traremos também outros estilos de arte”, afirma Ezequiel.

Na estreia da comédia “O Contrato”, a Trupe contou com a participação do pintor e artista resende-costense Ângelo Márcio, que expôs no Teatro Municipal algumas de suas telas. “Quem foi assistir à peça pôde ter contato com esse outro tipo de arte. Também tivemos outra parceria, com o grupo ‘Entre Nós’, responsável pela confecção de caixas, cuja finalidade é recolher doações de alimentos e materiais de limpeza para o Hospital Nossa Senhora do Rosário e para o Lar São Camilo.” O grupo deixou uma caixa no Teatro Municipal nos dias de exibição da peça.

A comédia “O Contrato” marcou a estreia da Trupe Cália no Teatro Municipal de Resende Costa. Mas o grupo não pretende parar por aí. O diretor Ezequiel Cassemiro revela que a Trupe aproveitará o período das férias de fim de ano para oferecer oficinas de teatro a crianças e adolescentes: “A proposta é que eles tenham contato com os palcos. Realizaremos montagens com eles e, atendendo a um pedido do público, exibiremos uma peça infanto-juvenil. Já estamos montando essa peça, que estreará no início de 2020.”

De acordo com o diretor, a Trupe Cália pretende ser, além de uma companhia de teatro, um movimento que promove e incentiva outros grupos, atores e pessoas que desejam participar de atividades culturais em Resende Costa. “Não queremos ser um grupo exclusivo e fechado, muito pelo contrário: a ideia é incentivar o surgimento de mais grupos artísticos, possibilitando-lhes atuar na cidade. Pretendemos também incentivar o surgimento de novos artistas e estimular pessoas que já participaram de grupos de artes e desejam uma nova oportunidade para voltar aos palcos. A Trupe surgiu para apoiar a todos”, conclui Ezequiel Cassemiro.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário