Comitiva das “Filhas de São Camilo”, de Portugal, Espanha e Brasil, na canonização do Vaticano

Atualizado em 20/10/2019


Religião

José Venâncio de Resende0

Comitiva luso-espanhola das Filhas de São Camilo (foto cedida por Ir. Maria do Carmo).

A partir do dia 13 de outubro, a Igreja Católica passou a contar com mais cinco novos santos, entre eles Santa Dulce dos Pobres e Santa Josefina Vannini. Cerca de 50 mil pessoas participaram da cerimônia de canonização na Praça de São Pedro, de acordo com o Vaticano.

Um grupo de 70 pessoas, entre religiosas e leigos (funcionários e colaboradores) ligados às “Filhas de São Camilo” - das quais 45 pessoas de Portugal e Espanha e 25 do Brasil -, participou da canonização de Madre Josefina Vannini (fundadora da congregação); de Irmã Dulce (a primeira santa nascida no Brasil); do cardeal John Henry Newman (fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra); de Maria Teresa Chimarel Mankidiyan (fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família) e de Margherita Bays (da Ordem Terceira de São Francisco de Assis).

Na comitiva brasileira, estava o pedreiro Arno Celson Klauck, que em 2007 trabalhava numa obra da Casa das Irmãs Camilianas, em Sinop (Mato Grosso). Ao cair de uma altura de mais de 10 metros enquanto colocava uma viga, ele pediu auxílio à Madre Josefina Vanini e sobreviveu ao acidente.

Em honra da Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e para incremento da vida cristã, com autoridade de nosso senhor Jesus Cristo, os santos apóstolos Pedro e Paulo, depois de haver refletido longamente, ter invocado a ajuda divina e escutado o parecer de muitos irmãos do episcopado, declaramos e definimos santos os beatos: John Henry Newman, Giuseppina Vannini, Mariam Thresia Chiramel, Dulce Lopes Pontes e Marguerite Bauys, declarou o Papa, em latim.

Em Portugal, as religiosas dirigem, há 25 anos, o Centro Social Filhas de São Camilo, na cidade de Lamego, norte do país. E, desde 2015, uma filial (extensão) do lar - que é dedicado a pessoas idosas - funciona na diocese de Fátima/Leiria, fornecendo assistência no domicílio aos doentes e idosos, bem como atendimento de enfermagem aos peregrinos do Santuário de Fátima.

No Brasil, as irmãs camilianas são responsáveis por 10 instituições, como hospitais, hospedarias e casas de acolhimento a idosos, doentes e crianças. Em Resende Costa, elas dirigem o Hospital Nossa Senhora do Rosário e o Lar São Camilo.

LINKS RELACIONADOS:

Fundadora das Filhas de São Camilo será canonizada em 13 de outubro - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/fundadora-das-filhas-de-sao-camilo-giuseppina-vannini-sera-canonizada-em-13-de-outubro-no-vaticano/2780

Filhas de São Camilo: 60 anos de doação à saúde de Resende Costa - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/filhas-de-sao-camilo-60-anos-de-doacao-a-saude-de-resende-costa/1304

Lar de idosos das Irmãs Camilianas completa 25 anos em Portugal, com encontro de cuidadores - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/lar-de-idosos-das-irmas-camilianas-completa-25-anos-em-portugal-com-encontro-de-cuidadores/2538

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário