Cooperativa integra parceria para desenvolvimento turístico em Resende Costa

Sicoob Credivertentes estreita laços repetindo apoio a setor que transformou São Tiago na Terra do Café com Biscoito


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

Mirante é um dos atrativos na cidade nacionalmente conhecida pelo artesanato

O nome oficial da cidade é São Tiago. Mas quando o assunto é Economia e Turismo, a identificação vira outra, Terra do Café com Biscoito. Todos os anos, aliás, 60 mil pessoas passam pelo festival da cidade, com degustação e negócios em praça pública, desde a década de 1990.

Mais do que apoiador e patrocinador, o Sicoob Credivertentes foi um dos idealizadores da ação, um case importantíssimo do poder da União. Exatamente por isso, a Cooperativa de Crédito sinalizou positivamente, agora, para outra proposta: a de impulsionamento turístico em Resende Costa.

O movimento, realizado pela Associação Empresarial e Turística do município (Asseturc), também tem o apoio do Sebrae e da Prefeitura local.Com seminário e reuniões realizadas pelo grupo ao longo de agosto, a meta agora é promover um mapeamento completo do potencial turístico resende-costense.

 

Oferecer mais

Reza a lenda que em Resende Costa (antigo Arraial das Lajes), toda casa tem um tear. É que por ali produtos manuais e únicos têm história, tradição e impacto econômico.

Segundo os Autos de Devassa da Inconfidência Mineira, Padre Toledo já mantinha uma peça para tecer, nas Lajes, ainda no século XVIII. Costume mantido entre os residentes e que, ao longo do tempo, chegou a um patamar robusto no mercado. Hoje, 70% da população economicamente ativa se dedica ao artesanato em algum nível, movimentando R$6 milhões anuais. Cifras que vêm de variedade extensa de produtos, indo dos típicos tapetes a peças de decoração. Não por outro motivo, Resende Costa foi reconhecida oficialmente, em janeiro deste ano, como a Capital Mineira do Artesanato Têxtil.

Agora, no entanto, empreendedores e moradores locais querem ir além. Mais do que arte na vitrine, a cidade quer ofertar hospedagem, gastronomia e opções de lazer a quem passa por aqui. Daí a união de diferentes entidades visando implementar um projeto de impulsionamento e desenvolvimento desses setores. “O Campo das Vertentes tem, além de atrativos excepcionais, a vantagem da proximidade entre os municípios. O turista pode chegar e fazer uma maratona histórica, culinária, de arte e eventos com praticidade. Assim, o que todos desejamos é que Resende Costa possa integrar esse circuito virtuoso com estrutura completa. É, de fato, um ato cooperativo em prol de diferentes áreas”, explica o diretor executivo-financeiro do Sicoob Credivertentes, Luiz Henrique Garcia.

Algo semelhante comentou o secretário resende-costense de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio, em entrevista ao Jornal das Lajes - salientando ainda a importância de parcerias público-privadas: “O Turismo é uma atividade coletiva que gera renda, emprego e aquece a Economia. Daí, portanto, a necessidade vital de termos ao nosso lado os empreendedores, comerciantes e empresários”.

 

Planos

O caminho para a implantação do projeto de desenvolvimento turístico é longo. Mas já deu passos importantes. O próximo, previsto para início ainda neste semestre, é o mapeamento dos potenciais locais em diferentes eixos, incluindo um inventário, um estudo de atrativos e uma pesquisa de tendências e vocações em Resende Costa. Transferência de tecnologias e capacitação profissional de agentes também devem ocorrer.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário