Cursos de universidades são-joanenses alcançam notas 5 e 4 no Enade 2018

UFSJ, IF Sudeste SJDR e Uniptan ficaram no topo da classificação nacional


Educação

José Venâncio de Resende0

Cursos das três universidades de São João del-Rei – UFSJ, IF Sudeste e Uniptan – alcançaram o topo da classificação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2018. As notas foram divulgadas, no último dia 4, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Numa escala de 1 a 5, atingiram nota máxima os cursos de Administração e Psicologia, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IF Sudeste SJDR).

Com nota 4, pontuaram os cursos de Ciências Contábeis e Comunicação Social-Jornalismo (UFSJ); de Tecnologia em Logística (IF Sudeste SJDR); e de Administração do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). Trata-se de um desempenho superior ao da maioria dos cursos cuja nota é 3.

O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos alunos nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.

Em 2018, 492 cursos superiores tiraram a nota máxima (5) no Enade, de acordo com dados divulgados pelo Inep. Esses cursos correspondem a cerca de 5,8% do total de 8.520 que tiveram o desempenho divulgado. De acordo com os resultados divulgados, 1.689 cursos obtiveram conceito 4 e 3.830 obtiveram conceito 3.

A maior parte desses cursos é ofertada por instituições públicas federais, 199, seguida por instituições privadas sem fins lucrativos, que ofertam 123; privadas com fins lucrativos, que ofertam 117; públicas estaduais, 52; e um deles é ofertado por instituição pública municipal. Ao todo, foram avaliados nesses cursos 25,2 mil estudantes.

 

Como a nota é composta 

De acordo com o site do MEC, para calcular a nota do ENADE, são tiradas separadamente as médias das notas dos estudantes na prova de Formação Geral e na de Componente Específico. Em seguida, é calculada uma média ponderada entre esses dois valores, sendo atribuído peso 1 ao primeiro e 3 ao segundo.

 

Fonte: Rádio Emboabas e Comunicação/Uniptan

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário