Eleições autárquicas em Portugal: os eleitos em cidades resendenses

ATUALIZAÇÃO: Os novos presidentes de freguesias de Resende, região do rio Douro.


Política

José Venâncio de Resende0

Resende, com o rio Douro ao fundo (foto: Marcos Rodrigues / Ideal).

Nas eleições autárquicas (municipais) deste domingo (26) em Portugal, o médico Manuel Joaquim Garcez Trindade (Partido Socialista) foi reeleito para um terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal (equivalente a Prefeitura) de Resende, na região do rio Douro. O líder do executivo obteve 49,01% dos votos em todo o concelho (3.649) enquanto o principal concorrente, o Partido Social Democrata (PSD), alcançou 47,09% (3.506 votos). Já a assembleia municipal (órgão deliberativo), vencida pelo PSD, com 48,07% (3.579 votos), terá como seu presidente Jorge Cardoso Machado.

Em Portugal, os presidentes das juntas de freguesia (divisões administrativas do concelho ou município) também são eleitos. Os resultados das eleições de ontem em Resende foram os seguintes: União das Freguesias de Anreade e S. Romão: Sónia Pinto (PS); Barrô: Joaquim Tuna (PS); Cárquere: Jorge Pinto (PSD); União de Felgueiras e Feirão: Nuno Pereira (PSD); União das Freguesias de Freigil e Miomães: Isaurinda Campos (PS); União das Freguesias de Ovadas e Panchorra: Manuel Afonso (PS); Paus: Lurdes Ramos (PS); Resende: José Augusto Pereira (PS); S. Cipriano: Aires Ferreira (PSD); S. João de Fontoura: Jorge Silvestre Duarte (PSD); S. Martinho de Mouros: António Lucas Ferreira (PS).

Em Cabanas de Viriato, Nuno Miguel Pais Seabra (PS) foi eleito presidente da freguesia. Cabanas de Viriato pertence ao concelho de Carregal do Sal, que elegeu Paulo Jorge Almeida Catalino Ferraz (PS) para presidente da Câmara Municipal, em sequência à administração anterior.

Resende e Carregal do Sal foram duas das dez Câmaras Municipais conquistadas pelo PS no distrito de Viseu. O PSD venceu 13 Câmaras, entre elas as dos municípios de Viseu e de Lamego.

Na ilha de Santa Maria (Açores), depois de 12 anos, o PS reconquistou a presidência da Câmara Municipal de Vila do Porto, com Bárbara Chaves, segundo o jornal O Baluarte. Também venceu nas freguesias de Santo Espírito, com Isidro Braga; de São Pedro, com António Monteiro; e de Santa Bárbara, com Flávio Resendes. Já o PSD ganhou nas freguesias de Almagreira, com Carmélia Melo, e de Vila do Porto, com Eduardo Cambraia. 

LINKS RELACIONADOS 

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/resende-reeleito-manuel-garcez-assume-segundo-mandato-de-olho-nas-liberacoes-dos-fundos-europeus-/2312

https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/portugal-perde-ex-presidente-considerado-humanista-e-construtor-de-pontes-/3431

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário