Empresas Juniores de diversos cursos da UFSJ oferecem serviços ao mercado


Cidades

José Venâncio de Resende 0

Alunos da UFSJ que formam as empresas juniores

Entre a “Dinâmica (administração e ciências contábeis)” - que comemorou 20 anos em 2013 - e a “Criativa (da área de teatro)”, em fase de formação, já são 18 empresas juniores dos diversos cursos, somando 300 “alunos-empresários” da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A palavra-chave é “oportunidade”, explica José Henrique Barbosa, presidente da “Central de Empresas Jr. (CENJE)”. Oportunidade tem a ver com empreendedorismo, no sentido de estimular o espírito inquieto dos alunos em busca de novos desafios. “A empresa júnior tem esse espírito empreendedor”, diz José Henrique.

A CENJE é uma instituição criada pela UFSJ para representar as empresas juniores e desenvolver o senso de colaboração entre os alunos-empresários, complementa José Henrique. As empresas que formam a CENJE abrangem as áreas de engenharia/arquitetura, farmácia/bioquímica, ciências da computação, comunicação social, psicologia, economia, agropecuária/ambiente e educação física, além das duas citadas acima.

As empresas juniores atuam em consultoria e na elaboração de projetos, e colaboram entre si em áreas que exigem integração de especialidades. Já são mais de 100 projetos realizados por ano, com impacto na sociedade e na própria universidade. As consultorias oferecidas são de baixo custo.

José Henrique explica que o aluno-empresário recebe por projeto, mas o mais importante não é o dinheiro. “Tanto que a gente faz o projeto, mesmo para quem não pode pagar.” Ele destaca ainda as ações sociais das empresas juniores “na cidade inteira”.

José Henrique é também presidente da “Ejel – Consultoria e Projetos Elétricos Jr.”, empresa do curso de engenharia elétrica que atua há 15 anos na região. O carro-chefe da empresa é a elaboração de projeto elétrico residencial e industrial, além de oferecer consultoria em eficiência energética e qualidade de energia, entre outras.

Os clientes da Ejel são, prioritariamente, pequenos empresários e cidadãos interessados em entrar no setor. A empresa ainda promove minicursos (por exemplo, instalações elétricas residenciais) e cursos de NR10 (norma de segurança).

 

Mais de 20 anos - A Dinâmica Consultoria Jr. é a mais antiga empresa junior em atividade em São João del-Rei. Nestes mais de 20 anos de atuação, tornou-se referência em consultoria administrativa, de acordo com a diretora de marketing Isabela Pedrosa Garcez. Entre seus parceiros, estão entidades como Associação Comercial e Industrial (ACI del-Rei), Sindicomércio, SEBRAE e a própria Universidade.

A Dinâmica atua regionalmente nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado (que é muito requisitada), planos de negócios, de cargos e salários e de marketing. A empresa promove anualmente a SAPE – Semana de Apoio à Pequena Empresa, destinada a micros e pequenos empresários da região. A quinta edição da SAPE acontece este ano nos dias 21 e 22 de maio, no anfiteatro do campus Santo Antonio da UFSJ.         

Já a “Sempre Soluções Empresariais” (ciências econômicas), fundada em 1996, presta consultorias nas áreas de pesquisa de mercado, estratégia de marketing, gestão de negócios, análise financeira, gestão de qualidade e treinamento de pessoal. Um exemplo de serviço oferecido pela Sempre é a consultoria prestada à Marluvas, de Dores de Campos, de acordo com Andressa Melo, diretora de gestão de pessoas. “O serviço que realizamos foi uma pesquisa de campo, na qual foi realizado um censo populacional com cerca de 5.000 mil questionários aplicados cujo público-alvo foi a ‘População economicamente ativa - PEA.’”

Outro exemplo é a consultoria à “Acaí Ukaiah”, na qual foi elaborado um projeto de otimização de estoque e treinamento de vendas. Além de consultorias, a Sempre realiza anualmente, em parceria com a Hemominas, campanhas de doação de sangue. E ainda promove eventos voltados para a classe empresarial e o público em geral, como o evento A mágica do sucesso: gerir, crescer, conquistar" do renomado apresentador de palestras mágicas Jardel Back. E, nos últimos três anos, a Sempre promoveu evento destinado à integração, aprendizado e sinergia dos empresários juniores da UFSJ.

Desde 2011, a “Agrobio Consultoria Júnior” atua na área agropecuária e ambiental, onde além de consultoria presta serviços e viabiliza o desenvolvimento da atividade agropecuária regional. Também organiza eventos e trabalha com gestão de processos de produção, viveiros de mudas, jardinagem/paisagismo, manejo e conservação de áreas degradadas/matas ciliares, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, levantamentos de impactos ambientais oriundos de turismo, agricultura orgânica e solos.  

Na área de Ciência da Computação, a “Linked Empresa Jr.” reúne jovens com espírito empreendedor, grande capacidade de inovação, disposição para o aprendizado e vontade de resolver problemas complexos, como eles mesmos se definem. A empresa vem ganhando espaço na tecnologia da informação (desenvolvimento e infraestrutura), além de fornecer suporte (gerência da parte informatizada) a eventos. Também oferece treinamento nos laboratórios do Departamento de Ciência da Computação.

Entre os trabalhos realizados, a Linked destaca o VII Congresso Latinoamericano de Sistemas Agroflorestais, a I Semana de Administração do Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste Mineiro e o XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Outros projetos recentes são o 26º Inverno Cultural e o IX Prêmio FEJEMG (da Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais), cujo objetivo é incentivar a inovação dos projetos e práticas realizadas pelas empresas juniores.        

Já a “Perfil Consultoria Jr.”, empresa do curso de Psicologia fundada em 2003, atua nas áreas organizacional e do trabalho. A empresa presta consultorias em Recursos Humanos (seleção e treinamento de pessoal, dignóstico organizacional, descrição e análise de cargos e SIPAT - palestras voltadas à prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais). Desenvolve projetos e presta consultorias prioritariamente a micros e pequenas empresas, inclusive por meio de parceria com o SEBRAE.   

Segundo a diretora presidente Júlia Cabral Mazini, a Perfil realiza no momento um Processo Seletivo (recrutar os melhores candidatos dentro da realidade apresentada pela empresa) e um acompanhamento/treinamento de uma empresa no setor de Recursos Humanos (melhorar a atenção à gestão de pessoas). Também realiza uma palestra SIPAT - Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho -, em que, de forma lúdica e interativa, trabalha temas com os trabalhadores, além de um minicurso (aborda temas sobre relacionamento interno).

Além disso, promove “Ciclo de Palestras”, no primeiro semestre de cada ano, abordando questões relacionadas às práticas, desafios e formação de estudantes e profissionais da área.

 

Mais informações sobre empresas juniores podem ser obtidas no site www.cenje.org

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário