Encontro de Cordas Flausino Valle, em homenagem a músico barbacenense, chega a SJDR


Cultura

José Venâncio de Resende0

foto

Oportunidade para a região das Vertentes conhecer melhor a obra do violinista barbacenense Flausino Valle cujas músicas imitam sons ambientes mineiros. É que a parte presencial do V Encontro de Cordas Flausino Valle (ECFV), em 2021, será realizada nas universidades federais mineiras UFSJ e UFMG. O evento, que será híbrido (a outra parte será em modo online), é dedicado a temas de ensino-aprendizagem de cordas friccionadas.

A professora Sofia Leandro, do Departamento de Música da UFSJ, que participou do IV ECFV, manifestou o interesse de sediar a próxima edição, diz o violinista e professor Leonardo Feichas, um dos coordenadores do evento. “A comissão do Encontro (eu e as professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl da UFC) reuniu com ela e fechou (o local). Também conversamos com o professor Carlos Aleixo, da UFMG, e fechamos essa parceria entre as duas universidades mineiras. Assim, a realização será da Universidade Federal do Acre e da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei e a Universidade Federal de Minas Gerais.”

Balanço positivo

O IV ECFV, que aconteceu em modo online no período de 05 a 12 de setembro, “foi muito positivo”, segundo Feichas. “Chamo a atenção principalmente pelo aumento considerável das dimensões do evento, que certamente foi por ser um evento online. Em um modelo convencional, seria muito difícil conseguir reunir tantos nomes relevantes em um único evento.”

Outro ponto diferencial destacado por Feichas “é a associação entre um evento artístico (o encontro Flausino Valle ) e um evento acadêmico/científico (a conferência Flausino). A conferência abre um espaço de discussão de temas muito importantes para os pesquisadores, músicos, professores e alunos”.

Em termos quantitativos, triplicou o número de trabalhos submetidos pelo autores, quando comparado com a I Conferência do Encontro de Cordas Flausino Valle (2019 - UFPel), destaca Feichas. Houve um aumento também do número de mesas redondas e palestras.

Já em termos qualitativos, “também teve um salto, devido à presença de pesquisadores/professores nacionais e internacionais de grande reconhecimento e impacto”.

LINK RELACIONADO:

Professora de música da UFSJ participa do IV Encontro de Cordas Flausino Valle - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/professora-de-musica-da-ufsj-participa-do-iv-encontro-de-cordas-flausino-valle/3138

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário