Escola infantil Aquarela desenvolve projeto ambiental com as crianças


Educação

Emanuelle Ribeiro0

Alunos da Escola Aquarela visitaram o Horto Florestal no Dia da Árvore (Foto Divulgação)

O Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela desenvolveu, em setembro e outubro de 2015, o projeto ambiental “Meio Ambiente e Reciclagem”. A iniciativa foi da pedagoga Cleide Oliveira e todos os alunos das primeira e segunda etapas da Educação Infantil participaram: “Sabemos que a educação ambiental deve ser tratada como algo do cotidiano dos alunos, como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização desses alunos desde cedo por acreditarmos que, se trabalhado desde a Educação Infantil, as crianças vão crescer com essa ideia bem formada. O projeto trouxe grande mobilização dentro e fora da escola”, disse a profissional.

Diversas atividades foram trabalhadas, de acordo com os eixos temáticos específicos para a Educação Infantil, entre elas: Conversa com os alunos sobre o meio ambiente e materiais que podem ser recicláveis; Conscientização sobre o uso da água, assim como não jogar lixo no chão; Passeio para identificar espaços que podem ser mudados e revitalizados; Plantio de mudas doadas pelo Horto Florestal no ambiente escolar com todas as turmas; Atividades de escrita, pintura e desenhos sobre o meio ambiente; Plantio de sementes por todas as crianças em um pote reciclável levado pelos próprios alunos; Plantio de uma horta orgânica com cada turma, dentre outras.

Cada turma desenvolveu atividades coerentes com sua etapa na Educação Infantil. A professora Imaculada Maia, por exemplo, trabalhou com as crianças através de conversa informal sobre vegetação, plantas, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo e reciclagem, além de outras atividades sobre o meio ambiente com o uso de músicas, filmes, brincadeiras e histórias. “Assim os alunos aprendem a respeitar o meio em que vivem, respeitando a natureza para um mundo melhor. Essas atividades inseridas em seu cotidiano levam os alunos a pensar em suas atitudes e cuidar melhor de seu futuro”, declarou ela. Segundo a educadora, todos os alunos participaram e gostaram das atividades propostas: “Nas atividades de manuseio com a terra, por exemplo, eles têm a oportunidade de entrar em contato com a natureza e fazer parte dela. Na reciclagem têm a oportunidade de confeccionar brinquedos, com materiais que iam para o lixo e o prazer deles é enorme, na descoberta de que aquilo que seria descartado pode se transformar em alegria”, acrescentou. 

A diretora da Escola Aquarela, Renata Almeida Lara, disse que a instituição atendeu, dentro de suas possibilidades, às necessidades presentes em cada etapa do projeto, visto que existem vários fatores para que se consiga chegar ao produto final: “Desde o início do projeto se percebeu a satisfação dos alunos na realização das atividades dentro e fora da sala de aula”.

As atividades tiveram início em 21 de setembro, Dia da Árvore, quando as crianças visitaram o Horto Florestal de Resende Costa e receberam orientações importantes: “Foi gratificante ouvir as crianças contarem que plantaram em casa a muda que ganharam e ouvir dos pais como seu filho ficou feliz em plantar uma árvore na escola”, afirmou Cleide. O projeto foi desenvolvido até o dia 9 de outubro: “Neste dia os pais puderam conhecer as atividades, ver as árvores que foram plantadas pelas crianças e levar para casa, junto com seus filhos, as mudas que eles cultivaram em embalagens plásticas reaproveitadas, tais como, garrafas pet, potinho de iogurte etc.”, completou.

A professora Imaculada acredita no potencial do projeto: “Com todos os problemas ambientais que estão acontecendo em nosso planeta é necessário conscientizar nossas crianças e já começar com os pequenininhos. Esse projeto é de suma importância, pois incentivando as crianças estamos também sensibilizando os pais. Espero que com esse projeto, as crianças possam se tornar adultos conscientes e que cuidarão do planeta para seu futuro e para as próximas gerações”. 

“O interessante de um projeto é que ele envolve toda a escola e cada segmento contribui um pouquinho para o bom êxito do mesmo. O projeto ambiental é de grande importância, porque ele desenvolve nas crianças uma conscientização em relação ao meio ambiente, à preservação de plantas, à importância da reciclagem. Conhecimentos esses que são repassados para a família, para a sociedade e que eles irão levar para a vida toda”, destacou também a diretora Renata.

Sem dúvidas, a Educação Infantil é a base para uma educação de qualidade e deve ser tratada de forma responsável, a partir de projetos como esse, sendo que é nesta etapa que as crianças aprendem a se socializar, respeitar regras, brincar, imaginar, aprender, questionar, experimentar, dentre inúmeros aprendizados, como salientou a pedagoga Cleide: “A coordenação motora da criança é amplamente trabalhada, assim como conhecimentos básicos, promovendo seu desenvolvimento integral. Infelizmente ainda temos famílias que não dão importância a essa etapa e muitos alunos são infrequentes, o que acaba o prejudicando no decorrer da sua vida escolar”.

 

Resende Costa conta, hoje, com um espaço próprio e adequado para a Educação Infantil, com professores e funcionários comprometidos e capacitados e, o principal, com vagas para todos os alunos em idade de pré-escola. É uma oportunidade que deve ser aproveitada: “Espera-se que os pais se conscientizem que é na Educação Infantil que seus filhos serão preparados para o melhor desempenho em todo o processo escolar e que, também, a parceria entre família e escola é primordial nesse processo”, concluiu Cleide Oliveira.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário