Escolhidos os melhores projetos do Resende Empreende que serão futuras empresas


Economia

José Venâncio de Resende, de Lisboa0

Evento reuniu cerca de 150 pessoas (foto: AER).

O projeto “Wellness Fruit Recycled”, de José Duarte Ferrão Pinto dos Santos, que visa aproveitar industrialmente o caroço e o pé da cereja, foi o vencedor do primeiro Concurso de Ideias do Resende Empreende, da Associação Empresarial de Resende (AER). A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 8 de junho, durante a I Gala do Empresário. Cerca de 150 pessoas participaram do evento no Auditório do Hotel do Douro Marina Hotel & Spa, nas Termas de Caldas de Aregos.

Os outros dois projetos premiados foram: “Barronegro”, de José Manuel Carmo Vicente; e “Montemuro TV”, de Ana Lúcia da Rocha Correia. Os três vencedores foram escolhidos entre 15 concorrentes, dispostos a investir em Resende, e vão criar, cada um, a sua empresa no âmbito do projeto, diz a vice-presidente da AER, Anabela Oliveira. A AER fornece aos vencedores consultoria e suporte na criação de um site, entre outros apoios.

A base do projeto classificado em primeiro lugar é o aproveitamento de todo o fruto da cereja, produto típico do município de Resende, explica José Duarte. Assim, o caroço da fruta será utilizado na fabricação de almofadas de termoterapia. Também o pé da cereja será aproveitado, neste caso para a produção de chás. “A ideia é interessante porque é ecológica e permite reutilizar esta matéria prima da região. É o fundamento de um sonho que eu tinha de me estabelecer em Resende, com negócio próprio e diferenciado.”

O projeto segundo colocado visa à recuperação de uma tradição na freguesia do Barrô, o barro negro, que se perdeu com a morte do último oleiro, mestre Joaquim, explica o arquiteto de design e professor José Manuel. Este projeto seguiu-se a contatos de José Manuel na área cultural, enquanto diretor do curso de cerâmica artística na escola secundária. “Tentamos recuperar uma tradição mas com uma abordagem completamente moderna, com design diferente.”

O terceiro projeto classificado consiste basicamente em criar um canal de televisão para fazer a cobertura jornalística dos municípios de Resende, Cinfães e Castro Daire, resume Ana Lúcia. “A Montemuro TV será criada para estar presente onde os outros canais não estão. Nós temos uma zona muito bonita, que pode ser partilhada com o resto do mundo, não só uma ou duas vezes por ano.” Ela cita eventos e paisagens que poderiam ser melhor divulgados. “E uma televisão local acho que é exatamente o que é necessário para transmitir isso ao público.”

Mais empresas

As empresas resultantes dos projetos vencedores representam a criação imediata de seis postos de trabalho em Resende, observa Anabela. “Este projeto é de extrema importância para Resende porque o concelho tem a taxa de criação de novas empresas muito inferior à da região do Tâmega e Sousa, à media da região norte e à média do país como um todo, de acordo com os dados do site oficial Pordata.”

Ela considera que foi oportuna a decisão da AER de realizar esta candidatura ao Portugal 2020, “pois acredito que os resultados positivos deste projecto irão gerar um aumento do número de empresas criadas e com isso impulsionamos e acrescentamos valor à atividade econômica local e regional”.

Diante das condições disponíveis, Anabela conclui que o balanço do primeiro Resende Empreende foi “muito bom”. Além de grande esforço financeiro, exigia-se, “mais ainda, que o evento estivesse à altura dos grandes empresários do concelho de Resende. E, finalmente, conseguir realizá-lo com a elevação e reconhecimento conseguida foi fantástico”.

Sobre a I Gala do Empresário, ela acrescenta: “Tivemos momentos realmente emocionantes e julgo que os presentes sentiram que a AER é um parceiro que entende os nossos empresários, que entende o que sentem quando lutam pelo desenvolvimento de uma região. Prometemos continuar a celebrar estas e outras empresas e outros negócios, pois felizmente Resende tem um leque muito grande de empresas de sucesso”.

O evento foi presidido pelo presidente da AER, Joaquim Sousa, e contou com a presença do presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Associação Empresarial de Baião, Paulo Portela; do presidente da Direção do Conselho Empresarial do Porto, Alberto Pereira Leite; do presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Vítor Poças; do representante da Associação Empresarial de Felgueiras e júri do Concurso de Ideias do Resende Empreende, Cláudio Ferreira; do presidente do Júri do concurso de ideias do Resende Empreende, Hipólito Costa; e de associados da AER.

LINK RELACIONADO: 

- Resende: Associação Empresarial quer atrair investidores para o município - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/resende-associacao-empresarial-quer-atrair-investidores-para-o-municipio/2313

 - Associação Empresarial de Resende (AER) - https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Empresarial-Resende-443306832519323/

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário