Tratamentos para o câncer e para cicatrização de pele são alguns dos temas apresentados no VIII Congresso Brasileiro de Biologia Celular, em 13 a 16 de julho em São Paulo, por alunos de graduação e pós-graduação e por professores da Universidade de Federal de São João del-Rei (UFSJ). Foram oito trabalhos fruto de pesquisas realizadas nos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Ciências Morfofuncionais, Biotecnologia e Bioengenharia e do Laboratório de Patologia Experimental do Campus Centro Oeste (CCO).
Da graduação, foram os seguintes os alunos participantes do Congresso e respectivos trabalhos apresentados:
- Larissa Aline de Freitas (5º período de Ciências Biológicas/Campus Dom Bosco): Efeitos do propranolol na fase antral da foliculogênese em camundongos. Orientação: professor Paulo Henrique Campos Junior.
- Giovanna Dias Dinally (5º período de Ciências Biológicas/CDB): Melhoria na cicatrização de feridas cutâneas em camundongos após administração oral de colágeno heterólogo. Orientação: professora Raquel Alves Costa.
- Vitória Stephani Hasbahr (Farmácia/CCO): Estudos metabolômicos e citotóxicos do extrato 43VI em câncer de próstata in vitro e in vivo: Orientação: professora Rosy Ribeiro.
Já os alunos pós-graduação e seus trabalhos foram os seguintes:
- Raisa Mileib (mestrado em Ciências Morfofuncionais): projeto Uso oral e tópico de peptídeos de colágeno reduziram a inflamação em camundongos 7 dias após lesão. Orientação: professora Raquel Alves Costa.
- Marina Rocha (mestrado em Biotecnologia): Identificação do potencial anticâncer do extrato de raízes hidroalcoólicas da planta tradicional 42VIA, in vitro e in vivo.
- O estudante nigeriano Imam Malik Kabir (doutorado em Bioengenharia): resultados iniciais do projeto Efeitos citotóxicos das frações McF2 e McF3 de espécies de Miconia em células de glioblastoma U251 e GAMG.
- Ana Gabriela Oliveira (pós-doutoranda do Laboratório de Patologia Experimental/CCO): Citotoxicidade do extrato de plantas da família Araliaceae (PG) em células tumorais de próstata, in vitro, e toxicidade in vivo; e Avaliação in vitro e in vivo do óleo de frutas de Anacardiaceae (aeo) em células tumorais de cabeça e pescoço.
Os alunos Marina, Imam e Ana Gabriela são orientados pela professora Rosy Ribeiro, que apresentou o trabalho Potencial antitumoral do extrato 25ID em células de câncer de próstata metastático resistente à castração.
Além da orientação acadêmica, a professora Raquel Alves, coordenadora do PPG em Ciências Morfofuncionais da UFSJ, participou do Congresso como avaliadora de trabalhos científicos apresentados por pesquisadores de outras instituições.
Fonte: UFSJ