O poeta e escritor resende-costense Evaldo Balbino é empossado presidente da Academia de Letras de São João del-Rei

“Entre homens de letras e pelas letras, me sinto em casa”


Da redação


Integrantes da nova Mesa Diretora da Academia de Letras de São João del-Rei (Fotos: Lyziane Brito)

A primeira reunião de 2022 da Academia de Letras de São João del-Rei, realizada no dia 20 de fevereiro, foi marcada pela posse da nova Mesa Diretora. O professor, poeta e escritor resende-costense Evaldo Balbino e a professora Ana Cintra foram empossados presidente e vice-presidente, respectivamente. A solene assembleia aconteceu na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos e contou com a presença de Acadêmicos e convidados especiais.

A reunião foi aberta pela Mesa Administrativa, composta pela presidente do quadriênio 2018–2021, Zélia Maria Leão Terrell, pelo vice-presidente Antônio Carlos Galvão Del Mônaco, a 1ª secretária Terezinha de Jesus da Silva e o 1º tesoureiro José Carlos Hernández Prieto. Seguindo o cerimonial, a presidente Zélia Terrell proferiu seu discurso de encerramento do mandato e, em seguida, deu posse ao novo presidente Evaldo Balbino e à vice-presidente Ana Cintra.

Em sua primeira fala como presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, Evaldo agradeceu e destacou os trabalhos da diretoria que encerrou os trabalhos. “Meu agradecimento se deve ao zelo com que todos conduziram esta casa nesses tempos, com seriedade e competência. Principalmente em meio às dificuldades por que viemos atravessando a partir de 2020 com a eclosão da pandemia de Covid-19. Desejo frisar o fato de ser a confreira Zélia a primeira mulher a presidir a Academia de Letras de São João del-Rei, o que deve ficar notório em nossos registros. E manifesto sempre foi o seu compromisso para com nossa casa.” Evaldo recordou-se do saudoso acadêmico Alair Coêlho de Resende, entusiasta da sua candidatura a presidente da Academia de Letras: “Em fins de 2019, o nosso saudoso confrade Alair Coêlho de Resende me chamou à parte e sugeriu que eu me candidatasse à presidência deste sodalício. Depois desse dia, alguns outros confrades e confreiras reforçaram a mesma sugestão. Desde aquele momento me pus a pensar sobre o assunto e, entre conversas amigas e amenas, no segundo semestre de 2021, juntamente com as confreiras Ana Maria de Oliveira Cintra e Terezinha de Jesus da Silva e os demais confrades e confreiras que ora tomam posse comigo compondo esta Diretoria, decidimos por lançar nossa candidatura, Ana Cintra e eu.”

Momento de destaque na solene reunião de posse da Mesa Diretora foi o tradicional discurso de abertura do ano de 2022 da Academia de Letras, proferido pelo novo orador oficial da Casa, o escritor, poeta e professor José Antônio Oliveira de Resende, que saudou os novos dirigentes. A reunião foi concluída com uma apresentação musical do tenor Álisson Carvalho, acompanhado ao piano pelo maestro da Orquestra Ribeiro Bastos e da Sociedade de Concertos Sinfônicos, acadêmico Rodrigo Sampaio Pereira.

 

Mesa Diretora

A nova Mesa Diretora da Academia de Letras de São João del-Rei, que cumprirá mandato no biênio 2022–2023, ficou formada pelos seguintes acadêmicos e seus respectivos cargos:

- Presidente: Evaldo Balbino da Silva

- Vice-presidente: Ana Maria de Oliveira Cintra

- 1ª Secretária: Terezinha de Jesus da Silva

- 2ª Secretária: Letícia Uebe Pires Braga

- 1º Tesoureiro e Secretário Especial: Carlos Elcio Silveira Franco

- 2º Tesoureiro: José do Carmo dos Santos

- Orador Oficial: José Antônio Oliveira de Resende

- Relações Institucionais: André Eustáquio Melo de Oliveira

- Bibliotecária: Betania Nascimento Resende.

 

Entrevista

O Acadêmico Evaldo Balbino da Silva ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Severiano Nunes Cardoso de Resende. Em conversa com o JL, do qual é colunista, o novo presidente falou dos seus planos para a Academia.

Para um resende-costense, como é assumir a presidência da Academia de Letras de São João del-Rei? Assumir a presidência da Academia de Letras de São João del-Rei me é gratificante, mas também desafiador. Gratificante por representar certo reconhecimento pelos trabalhos que venho desenvolvendo no âmbito cultural, em específico no campo da literatura. Se uma academia de letras está voltada para o fomento das culturas e das artes, fazer parte dela é algo que me diz respeito. Entre homens de letras e pelas letras, me sinto em casa. E é desafiador estar agora nesse cargo, pois, para além das questões administrativas, por si mesmas complexas, temos os eventos em prol da cultura, da arte e da educação, a busca de recursos para tal, a operacionalização de todo um processo da academia em diálogo com a sociedade. Nesse sentido, presidir uma academia de letras é atuar nessas duas frentes, tendo-se os elementos culturais como motor de tudo.

Quais são seus projetos para a Academia? Eu gostaria de frisar que os projetos a serem aqui mencionados (alguns dos propostos em assembleia) não são apenas meus, mas que nasceram de discussões entre mim e toda a Diretoria por mim escolhida. Muitas ideias partiram de mim, mas amadureceram a partir desse diálogo. Pretendemos dar continuidade ao cuidado para com as questões materiais e imateriais de nossa casa. Nos rastros da arte e da cultura – num processo infindável de humanização do humano –, desejamos diálogos constantes com a Diretoria e com todos os acadêmicos; buscaremos atenção constante ao Regimento e ao Estatuto da instituição; manteremos foco nas atividades culturais propriamente ditas, sem, é claro, deixarmos de nos atentar aos aspectos administrativos. Adotaremos o Livro de Tombo para registro dos acontecimentos históricos, das atividades e dos fatos significativos, dos procedimentos administrativos de maior relevância da Academia de Letras fora das assembleias mensais e do inventário dos bens da academia. Organizaremos e catalogaremos a biblioteca e os arquivos. Retomaremos, assim é o nosso desejo, a periodicidade das publicações acadêmicas, mormente da revista da instituição, via leis de incentivo à cultura e/outros editais públicos. Pretendemos fomentar a divulgação de eventos e lançamentos de livros dos acadêmicos e de não acadêmicos e estimular eventos culturais levados à população, tais como palestras, oficinas, saraus, cafés literários etc. em escolas e outras instituições. Algo que me é muito precioso é a instituição do “Prêmio Nacional de Literatura Academia de Letras de São João del-Rei”, isso via comissão instituída e com premiação de textos avulsos ou livros integrais, com o apoio de leis de incentivo à cultura ou de investimento privado. Por fim, buscaremos estreitar as relações institucionais da academia com outros órgãos, públicos e privados, de São João del-Rei e região e também de outras regiões. Do mesmo modo, buscaremos mais parcerias com as mídias em geral e nossa inserção mais atuante nas redes sociais.

Momentos marcantes da história do Brasil estão sendo celebrados neste ano, como o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna. A Academia de Letras pretende elaborar uma agenda cultural destacando esses e outros eventos importantes para a cultura brasileira? Sem dúvida alguma. Quanto ao movimento modernista, seria agora em fevereiro de 2022 a comemoração, pois foi nesse mês que ocorreu o famoso evento no Teatro Municipal de São Paulo em 1922, evento que muito alterou nossa produção artística e nossas relações culturais com a Europa e o resto do mundo. Quanto à Independência do Brasil, veremos algo em nossa agenda para setembro deste ano. Já que temos a publicação periódica de uma revista, proporei à Academia que façamos um dossiê sobre os dois eventos histórico-culturais.

 

Fonte: Academia de Letras de São João del-Rei

Comentários

  • Author

    Caro poeta e escritor Evaldo Balbino, cada um de nós tem a sua Cota; e cada uma delas a sua cota para viver neste mundão. Enquanto os olhos de sua bisa Cota secaram e se fecharam, deixo-lhe aqui os meus úmidos e bem abertos para a vida de quem muito ainda quer viver e, não se morrendo cedo, há que se viver no canto, sem canto, mas com a alma em silêncio na festa do viver, nem sempre alegre, mas presente em cada ser. Muito obrigada por me fazer entender que, mesmo quem a muitos pariu não tem a garantia de uma velhice sem peias. Que eu seja a Cota que escolhe a mudança; a Cota que encanta a si mesma e vive o quanto tiver que viver. Lindíssima crônica! MoBa Nepe


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário