Famílias de imigrantes brasileiras realizam festas juninas em vários países da Europa

O "arraiá" brasileiro esteve presente em países como Inglaterra, Suíça, Alemanha, Áustria, França, Itália, Espanha e Irlanda.


Cultura

José Venâncio de Resende, de Lisboa0

Festas juninas pela Europa (Foto: Beth Kress/Breacc).

Junho e início de julho foram marcados pela realização de festas juninas em vários países europeus, que reuniram dezenas de famílias brasileiras (mães ou pais imigrantes) ligadas ao ensino do português como língua de herança. Muita música, brincadeiras e comidas típicas com sotaque do Brasil nos “arraiás” promovidos por escolas vinculadas a associações de famílias de imigrantes.

No início de julho (dia 7), o Brazilian Educational and Cultural Centre (BREACC), de Londres (Inglaterra), realizou sua 21ª festa junina, com a presença de cerca de 300 pessoas. “Apesar dos 30 graus, da Copa do Mundo, com o jogo da Inglaterra às 3pm (15h), e outras festas brasileiras acontecendo no mesmo dia, nosso arraiá foi lindo”, diz Kátia Fonseca. Ela destaca o fato de ser esta uma festa voltada para crianças, onde os nossos alunos apresentam seus trabalhos”. 

Não faltou a “nossa famosa feijoada”, mas também os salgados brasileiros, como coxinha, empada e quibe, e o mineiro pão de queijo. “Mais os pratos deliciosos doados pelos pais que sempre contribuem com a nossa festa”, assinala Kátia. Na barraca de doces, podiam ser encontrados canjica, arroz doce, doce de abóbora, pão de mel, brigadeiros, pudim de leite moça e muitos outros.

Entre as brincadeiras, o saco e o vai e vem, “um brinquedo que fazíamos quando éramos criancas no Brasil, com barbante e garrafa PET”, recorda Kátia. “O vai e vem foi uma das prendas que as crianças ganharam nas barracas de jogos. O mais popular.” Nas barracas de jogos, brincadeira da argola, boca do palhaço, tomba latas e pescaria e o face paiting (pintura de rosto).

As criancas estavam divididas por idade: Cante e brinque (4 a 5 anos) apresentaram a música infantil folclórica “Cai cai balão” e a “Dança da saia”; Turma do Jardim (1 ano e meio a 3 anos), acompanhada pelos pais na sala de aula e na apresentação, dançou o “Requebra requebradinho”; Turmas da Amazônia e Cerrado (10 a 12 anos e 13 a 15 anos) ficaram responsáveis pelo teatro do casamento caipira; Turmas do Pantanal (6 e 7 anos) e do Sertão (9 e 10 anos) dançaram a quadrilha; por fim, a quadrilha do público em geral, na qual adultos e crianças dançaram misturados.

Kátia destaca ainda o testemunho “emocionante e gratificante” de Antony Corless (20 anos), que começou no Breacc com 4 anos. Minha mãe instalou em mim o amor pela cultura brasileira e pelo Português. Ele participou do Breacc até 2016, preparando-se para o exame nacional britânico GCSE e para o A level (exame de língua portuguesa). “Depois trabalhou como voluntário na classe do Cerrado por um ano”, conta.

Para a realização da festa, o Breacc recebeu o apoio de expositores brasileiros e também colaborações da Lenne Moghadari e da loja de brinquedos Entertainer de Wandsworth. Kátia cita ainda a contribuição das atrizes Fernanda Magnani e Najla Andrade, da banda do sanfoneiro Rodrigo Vasconcelos, do som de Walison, da fotógrafa Beth Kress, enfim, dos pais, amigos e equipe. 

Suíça

A Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC) promoveu, no dia 23 de junho, a sua 20ª festa junina em Winterthur (Suíça). “A festa foi muito boa, muita gente, muita animação, crianças lindas brincando e dançando”, conta Miriam Müller.

Fora cinco horas de festa e passaram pelo local 50 a 60 famílias, enquanto rolava a música com o DJ Bubi. Teve pescaria, desafio de acertar bola na boca do Chico Bento, quadrilha, dança com pau de fita, muitos doces típicos, feijoada, coxinhas… e ainda houve concursos e brincadeiras infantis.

Prendas foram doadas por mães de alunos e amigos. A venda de quitudes e bebida permitiu pagar despesas como aluguel do local, DJ e os ingredientes da feijoada. O Grupo Mamães na Suíça ajudou na divulgação e na realização da festa. “E professoras, pais e amigos da ABEC trabalharam para manter essa linda tradição”, complementa Miriam.

Além disso, a ABEC recebeu apoio na divulgação do Consulado Geral do Brasil em Zurique e doações das empresas Café Paradíssimo e Backeryshop (de Frauenfeld).

Alemanha e Áustria

Em Munique (Alemanha), no dia 24, compareceram 150 pessoas, das quais cerca de 90 eram de famílias, associados e alunos da Associação Linguarte. As outras eram pessoas interessadas na cultura brasileira e alunos de forró, explica Camila Lira.

“De brincadeiras, tivemos a pescaria e a bola na boca do palhaço”, acrescenta. “De comida típica, tivemos bolo de milho, bolo de coco, cocada, pé de moleque e milho verde. Também tivemos salgados brasileiros (coxinha, bolo de mandioca e pão de queijo).”

A festa foi animada com músicas tradicionais, como cai balão e pula fogueira. Música tradicional também na quadrilha, com os passos puxados pela professora Tatiana Brandão. “Ao longo da festa, tocamos diversos tipos de forró, desde pé de serra ao universitário”, conta Camila.

Os alunos apresentaram músicas como rala o coco, mexe a canjica, é proibido cochilar e oh chuva! “Ao final, as criancas da comunidade foram convidadas a aprender os passos conosco e dançar também.”

Noêmia Pacheco, do Tanze Samba mit mir in München, ofereceu uma aula de forró. “Ao final, a banda Caboclos de Lua tocou forró e ainda recitou alguns cordeis, animando ainda mais a nossa festa”, conclui Camila.

A 3ª. edição da festa junina de Tirol, na Áustria, foi no dia 16 de junho, com a presença de cerca de 150 pessoas. “Foi lindo”, resume Julliane Rüdisser, da Mala de Herança em Tirol.

“Houve corrida do saco, correio elegante, pescaria, jogo de argolas, quadrilha, e forró ao vivo. No departamento de comidas, pastel de carne e de palmito, coxinha, risoles, espetinho, feijão tropeiro, pé-de-moleque, brigadeiro, beijinho, bolo de fubá, bolo de mandioca, bolo de côco etc.”

Julliane destaca, ainda, a presença da banda de forró “Nação Nordeste”, que foi direto da Itália para animar o nosso São João. Foi a primeira vez que tivemos forró ao vivo aqui nos Alpes e fizemos história. Foi emocionante.

França

Na França, a Associação Herança Brasileira promoveu duas festas, de acordo com Namibia de Ana. Uma delas, no dia 10 de junho, em Saint-Germain-en-Laye, cidade com uma comunidade grande de brasileiros e sede do Paris St Germain de Neymar e Thiago Silva. A outra festa foi no dia 23 na cidade sede da associação, Fontenay-sous-Bois.

Em St Germain, reuniram-se cerca de 80 crianças e, em Fontenay, outras 30. “Na duas festas, fizemos brincadeiras típicas de festa junina brasileira, como pescaria, boca do palhaço, boliche, bingo, gincanas com corrida de saco, ovo na colher e a tradicional quadrilha!”, conta Namibia.

Em St Germain, onde a comunidade luso-brasileira “é muito participativa, fizemos fabricação de manjericos e concurso da mais bela sardinha, que são tradições da festa portuguesa dos santos populares”, acrescenta.

Os pais das crianças levaram a comida: bolos típicos, coxinha, cachorro-quente, pipoca, etc. “mas também tivemos venda de canjica, cural e pamonha, trazidos por uma micro-empresária brasileira”, diz Namibia.

Para arrecadar dinheiro e viabilizar a festa, foram vendidos pratos fornecidos pelos pais e bebidas compradas com fundos da associação. “As brincadeiras foram pagas (0,50€) para custear os brindes entregues às crianças, todas ganharam”, conclui Namíbia.

Itália

Pelo quarto ano seguido, a Casa do Brasil em Florença realizou sua festa junina com o patrocínio institucional da prefeitura local. No dia 9 de junho, compareceram cerca de 350 pessoas entre as 42 famílias envolvidas nos encontros de português como língua de herança e membros da comunidade local.

Foram muitas brincadeiras ao som de duas bandas, relata Ana Luiza Oliveira, a Analu. Entre as brincadeiras, ela cita cabo de guerra, tiro ao alvo, pescaria e perna de pau.

Na música, teve DJ em forró, quadrilha, ritmo latino americano e música infantil. Mas teve também som ao vivo com o grupo de forró Pé no Chão e o grupo de MPB Mandacaru (bossa e samba). “As duas bandas são formadas por músicos em sua maioria brasileiros”, conta Analu.

E não faltaram comidas típicas: cuscuz de coco, canjica, bolo de milho, bolo de coco, chocolate, paçoca, bolo de fubá, etc..

Espanha

Na Espanha, 12 famílias participaram, no dia 24, da festa junina promovida pela Associação Brasileirinh@s em Málaga. Esse é o segundo ano da festa, embora a iniciativa surgiu há três anos, de acordo com Lisandra Rech, mais conhecida por Lisa.

Entre as brincadeiras, ela cita boca do palhaço, pescaria, jogo das cadeiras, passa chapéu, corrida de ovo na colher e quadrilha. Tudo ao som de muita música cantada como Chegou a hora da fogueira; Sonho de papel; Capelinha de melão; Pula fogueira Iáiá; Isso é lá com Santo Antônio; São João, Xangô Menino; Ciranda dos bichos; bichinho; Sai preguiça; Planta bambolê e Não vou ficar doente. Além disso, houve uma quadrilha narrada “Festa na roça” de Mastruz com Leite.

A festa foi animada, ainda, com muitos quitudes como bolo de fubá e milho, pão de queijo, docinhos de amendoim, canjica, paçoquinha, pipoca salgada, coxinha, kibe, bolinha de queijo, bolo de paçoquinha, doces de coco e bolo salgado de frango.

Segundo Lisa, a organização da festa contou com o apoio da POeMA Idiomas e o patrocínio das empresas Horta Brasileira Productos Latinos, Grupo GEN (Grupo Editorial Nacional) e Sherds4Nerds.

Irlanda

Em Dublin, a festa junina da AMBI (Associação de Mães Famílias Brasileiras na Irlanda) aconteceu no dia 23 com a presença de aproximadamente 200 pessoas. “A festa junina já ocorre há alguns anos”, diz Helga Rohlfs. “A festa junina fez tanto sucesso que os ingressos online esgotaram.”

Pais e crianças participaram de muitas brincadeiras pagas, como pescaria, derruba lata e boca do palhaço. Já as brincadeiras gratuitas foram cabo de guerra, ovo na colher e corrida de saco.

As músicas típicas foram proporcionadas por DJ, mas também houve apresentação de um grupo de forró e de quadrilha de crianças e adultos.

Não faltaram comidas típicas, como pamonha, milho cozido, bolo, pipoca, cachorro quente, tapioca, pão de queijo, coxinha e guaraná.

Segundo Helga, a AMBI recebeu brindes e doações de pais e voluntários para serem vendidos na festa, além de colaborar na organização da festa. “Recebemos alguns serviços e produtos para fazermos uma rifa”, acrescenta.

Ela destaca, ainda, o apoio do Dublin City Council que “já ajuda a AMBI há algum tempo”, tanto doando produtos (suco, chocolate, pipoca etc.) quanto contratando serviços. “O ´face painting´ é o preferido da criançada.”

Outras festas

Outras associações promoveram festa junina na Europa neste período. São exemplos o Projeto Quintal – Espaço Lúdico Brasileirinho, a Associação Warã (Turim) e a Ciranda Brasileira (Calábria), na Itália; o Curumirim, o Clube dos Brasileirinhos e o Clubinho Verde Amarelo, em Londres (Inglaterra); e a Raízes, em Genebra (Suíça).

LINKS COM TODAS AS FOTOS:

ABEC - https://www.facebook.com/abec.ch/

AMBI - https://www.facebook.com/ambiirlanda/

Brasileir@s em Málaga - https://www.facebook.com/brasileirinhosemmalaga/

Breacc - https://www.facebook.com/Breaccbook/

Casa do Brasil em Florença - https://www.facebook.com/casadobrasilemflorenca/

Herança Brasileira - https://www.facebook.com/herancabrasileira/

Linguarte - https://www.facebook.com/Linguarte-eV-138098156279446/

Julliane: https://www.facebook.com/julliane.rudisser

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário