Grupo de "bikegrinos" brasileiros chega a Santiago de Compostela depois de percorrer mais de 600km


Cidades

José Venâncio de Resende 0

Despedida de Lisboa.

Atualizado em 20/09/2017

O grupo de ciclistas-peregrinos ou “bikegrinos” de Brasília, que partiu de Lisboa em 7 de setembro pelo Caminho Português, chegou neste início de semana a Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha).

Outro grupo de “bikegrinos”, desta vez de São Paulo, partiu de   Saint-Jean-Pied-de-Port dia 16 e percorre os mais de 800 km do Caminho Francês rumo a Santiago de Compostela.

Veja mais:

Bikegrinos de Brasília: https://www.facebook.com/acacio.dapaz/posts/10212170051861416?pnref=story

Bikegrinos de São Paulo: https://www.facebook.com/ggobikingexpeditions?hc_ref=ARR7Fe1uyO_RIK70HndAeyMqcyAJxwOcGOwinY_85w56qsOTggCqyY0dvsXiDZFA1P8&pnref=story

"Bikegrinos" brasileiros partem de Lisboa rumo a Santiago de Compostela

Na manhã deste 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, 14 ciclistas-peregrinos ou "bikegrinos", de Brasília, partiram da cidade de Lisboa rumo a Santiago de Compostela (Galiza), pelo Caminho Português de Santiago. A previsão é de o grupo percorrer os 640 km em 18 dias, com paradas de um dia nas principais cidades do Caminho, a começar pelo Porto. A chegada a Santiago de Compostela está prevista para 20 de setembro.

O grupo de ciclistas-peregrinos é assessorado pela Bike Line, empresa de propriedade do mineiro Fernando Braga e do carioca (luso-brasileiro) Acacio Augusto Castro da Paz, este último do Refúgio Acacio & Orietta, em Viloria de Rioja (Caminho Francês de Santiago). A empresa surgiu em 2013 como desdobramento do movimento Bike Line, criado em 2007 por Acacio para fornecer informações sobre serviços para ciclistas ao longo do Caminho (aluguel de bicicletas, oficinas, SOS, reservas, organização de grupos, carros de apoio etc.).

Em 2016, foi criada a Bike Line Brasil. Isto veio facilitar a vida dos peregrinos brasileiros, garante Fernando, tanto em termos de pagamento (em moeda local e parcelado no cartão) como de qualidade dos serviços, principalmente o mecânico com o SOS Bike Line.

Assim, a Bike Line é uma agência de viagens credenciada na Espanha e no Brasil, explica Fernando Braga. A empresa oferece apoio na forma de bicicletas novas (com todos os acessórios necessários) e um guia profissional, o professor Arnaldo Farias, que pedala junto com o grupo, além de carro de apoio. O serviço inclui as reservas em albergues e hotéis credenciados, inclusive para as bicicletas, além de indicações dos melhores locais para refeições.

Expansão

A Bike Line também se tornou uma prestadora de serviços para outras agências, “inclusive algumas grandes”, diz Fernando. “Já atendemos cinco agências, mas fazemos questão de atender grupos de peregrinos, em média de 5 a 8 pessoas. O propósito da Bike Line é fazer com que o máximo de pessoas se beneficiem do Caminho, seja ele Francês, Português ou outro, como nós nos beneficiamos.”

No dia 16 de setembro, outro grupo brasileiro, de 15 ciclistas-peregrinos oriundos de São Paulo, chega à Europa para fazer o Caminho Francês de Santiago (819 km em 15 dias). Em 2017, já são sete grupos de brasileiros, conta Fernando. Bem acima da média dos anos anteriores, de 3 a 4 grupos por ano. Ele destaca a crescente presença de mulheres nos grupos de ciclistas-peregrinos e dos ciclistas de “primeira viagem”, ou seja, sem qualquer experiência no mundo da bike.

No cotidiano da empresa, Acacio responde pela parte administrativa e financeira, enquanto Fernando cuida da parte comercial e dos contatos com as pessoas. “Fazemos palestras no Brasil, Espanha, Itália e outros países para divulgar e explicar como fazer o Caminho de Santiago de bicicleta.”

Fernando ainda faz questão de limpar cada bicicleta – um trabalho meticuloso - depois de cada “viagem”. “Iniciamos a Bike Line com seis bicicletas, hoje já são 63, mas necessitamos de mais 40 bicicletas.”

LINK RELACIONADO:

Acacio e o empreendedorismo brasileiro no Caminho Francês de Santiago: https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/acacio-e-o-empreendedorismo-brasileiro-no-caminho-frances-de-santiago-/2269

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário