Irmãs Camilianas: uma trajetória incansável em Resende Costa

Mãos dedicadas e estendidas aos próximos não para recolher, mas para acolher. Assim é o trabalho das filhas de São Camilo há 64 anos em Resende Costa


Vanuza Resende


Irmãs Filhas de São Camilo estão há 64 anos em Resende Costa. Missão dedicada aos enfermos (Foto Vanuza Resende)

Fundada no ano de 1892, em Roma, a Congregação das Filhas de São Camilo segue o carisma: “Testemunhar o amor de Cristo misericordioso para com o enfermo, mediante o ministério do serviço corporal e espiritual, exercido mesmo com risco de vida, com um voto especial, o quarto voto”.

Mesmo quem não conhece profundamente o carisma da Congregação das Filhas de São Camilo reconhece os trabalhos que as irmãs realizam em Resende Costa desde 1954, quando aqui chegaram, no dia 2 de fevereiro. Atualmente, seis religiosas zelam por duas importantes instituições de nossa cidade e que são referências em toda a região do Campo das Vertentes: Lar São Camilo e Hospital Nossa Senhora do Rosário.

Quando as irmãs camilianas aqui chegaram para trabalhar na antiga Santa Casa (atual Hospital Nossa Senhora do Rosário), a cidade crescia em ritmo bastante lento. Os tempos eram outros e difíceis. Faltavam recursos básicos e a Santa Casa vivia como podia. No entanto, pouco a pouco, as melhorias foram sendo conquistadas, graças ao empenho e dedicação de diversas religiosas camilianas que por aqui passaram e deixaram um pouco da missão que escolheram para suas vidas.

Um registro no Livro do Tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, no ano de 1986, revela a confiança do então pároco monsenhor Nélson Rodrigues Ferreira (1914-1988) no trabalho das Filhas de São Camilo. “A 28 de abril de 1986, tornou-se realidade um sonho que vínhamos acalentando desde 1954: a doação às irmãs da Congregação das Filhas de São Camilo de toda a Santa Casa desta cidade com seus imóveis”, escreveu monsenhor Nélson.

A Paróquia de Nossa Senhora da Penha foi responsável pela antiga Santa Casa até 1986. Após muitas tratativas junto à Congregação das Filhas de São Camilo, monsenhor Nélson enfim realizou seu sonho de ver a Santa Casa definitivamente sob os cuidados das irmãs camilianas.

 

De 1954 a 2018

Os problemas enfrentados pelas irmãs nos primeiros anos de missão em Resende Costa, como falta de medicamentos básicos, alimentação precária e água sem tratamento são bastante distintos da realidade (e dos problemas) atual. Desde agosto de 2017, o Hospital Nossa Senhora do Rosário está sob a direção da Irmã Maria Auxiliadora de Resende. Natural de Resende Costa, ela revela dificuldades em manter a instituição funcionando em boas condições. “A principal dificuldade é financeira. O hospital tinha uma reserva, mas, dos últimos anos para cá, essa reserva foi utilizada e não estamos repondo”.

Segundo a diretora do hospital, a dificuldade vem do aumento do número de serviços oferecidos pela instituição. O repasse financeiro do governo federal para manter o hospital não diminuiu, mas também não aumentou, dificultando o atendimento das demandas atuais. “A exigência é maior, o trabalho exige mais profissionais qualificados, mais equipamentos e mais manutenções. E o que entra no hospital não está cobrindo as despesas”, diz irmã Auxiliadora.

Além dos repasses federais, o Hospital Nossa Senhora do Rosário é mantido por recursos direcionados pelo governo municipal e uma contribuição mensal vinda da cidade de Coronel Xavier Chaves. Irmã Auxiliadora destaca outra importante fonte de recurso financeiro: a doação. “O pessoal de Resende Costa é muito solidário, e nós sobrevivemos por causa disso”, revela a religiosa.

Seguindo exemplos de outras cidades e já contando com a ajuda e solidariedade das pessoas, a direção está planejando criar um carnê de contribuição espontânea, no intuito de suavizar a delicada situação financeira em que se encontra o hospital. Irmã Auxiliadora diz que os planos da direção é oferecer também novos serviços aos usuários do hospital. “Dar uma alavancada na resolutividade, porque eu acho que ainda falta muito aqui”.

Maiores detalhes, como data de lançamento e funcionalidade do carnê, serão divulgados em breve.

 

Lar São Camilo

As irmãs camilianas são também responsáveis pelo Lar São Camilo. A instituição é mantida com 70% da aposentadoria dos idosos internos e doações. Os 30% restantes da aposentadoria dos idosos residentes no lar podem ser utilizados para aquisição de fraldas e remédios. No entanto, esses itens devem ser comprados exclusivamente em nome do interno. Antes desta determinação, assegurada pelo estatuto do idoso, tais itens eram adquiridos em maior quantidade pela própria instituição. Por isso, o preço era mais baixo. No varejo, o desconto acaba sendo menor. O que encarece o custeio com os idosos.

Irmã Auxiliadora, que é também diretora do Lar São Camilo, diz que se não fossem as doações da população, provavelmente o Lar não estaria funcionando nas atuais condições que o levaram a ser dignamente reconhecido como instituição referência na região. “Ele sobreviveu até agora devido às doações. Caso contrário, não teria sobrevivido”. Questionada se tem medo que a instituição necessite ser fechada, a resposta da irmã Auxiliadora vem acompanhada de esperança em meio a uma situação delicada. “Eu tenho. Ah, mas Deus é maior e não vai deixar, porque a causa é muito sublime!”.

Irmã Auxiliadora fala sobre os cuidados dispensados aos 69 idosos que residem no Lar São Camilo: “Os idosos são felizes e bem cuidados. Eles são gratos por tudo que você faz por eles. Isso é gratificante para todos nós”.

 

Hora de ajudar

Gastos com energia elétrica e água são destaques nas planilhas de custos tanto do Hospital Nossa Senhora do Rosário quanto do Lar São Camilo. Irmã Auxiliadora destacou também os gastos com a Emergência do hospital, que exige um número maior de profissionais e diversos tipos de medicamentos.

O carisma da Congregação das Filhas de São Camilo, citado no início desta reportagem, foi mencionado durante alguns momentos da conversa com a irmã Auxiliadora. “Filha, a gente não vai deixar de atender a quem quer seja. Não é por lei, é porque não podemos e nunca vamos deixar que uma pessoa, seja ela de onde for, fique desamparada de fora do hospital. Nós estamos aqui para isso, ou seja, amparar e cuidar de quem necessita”, afirma a religiosa e superiora da comunidade das Filhas de São Camilo em Resende Costa.

A vontade de ajudar permite também ser ajudado. “Aceitamos e necessitamos de doações de qualquer forma”, diz irmã Auxiliadora.

Para contribuir basta procurar a secretaria de qualquer uma das duas instituições ou através de depósito na conta do Hospital Nossa Senhora do Rosário: Banco do Brasil, agência 2522-4; conta corrente 209722-2.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário