IV Encontro de Cordas Flausino Valle será online

O evento é uma homenagem ao violinista barbacenense Flausino Valle, cujas músicas imitam sons ambientes mineiros.


Cultura

José Venâncio de Resende0

foto

Com 744 alunos inscritos e 22 universidades (16 federais, 4 estaduas e 2 estrangeiras) envolvidas, o IV Encontro de Cordas Flausino Valle (ECFV), evento dedicado a temas de ensino-aprendizagem de cordas friccionadas, acontece no período de 05 a 12 de setembro, este ano em modo online. Simultaneamente, haverá a II Conferência do IV ECFV.

O evento é uma homenagem ao violinista barbacenense Flausino Valle (1894-1954), sendo coordenado pelo professor Leonardo Feichas (Universidade Federaldo Acre e doutorando em Artes Musicais pelas Universidades Nova de Lisboa e Unicamp) e pelas professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz (Universidade Federal do Ceará).

Além das universidades brasileiras, participam representantes da Universidade de Dartmouth (EUA) e da Universidade de Aveiro (Portugal). Devem ainda marcar presença maestros e músicos renomados das principais orquestras do país, que irão compartilhar sua experiência profissional com os estudantes, assim como professores de projetos sociais importantes, que desenvolvem o ensino coletivo de cordas (Projeto Guri de São Paulo, Tapera das Artes do Ceará etc.).

Na programação, estão previstas apresentações de artigos, palestras e mesas redondas sobre ensino coletivo, pedagogia dos instrumentos de cordas friccionadas e pesquisas sobre performance, durante as manhãs. No período da tarde, ocorrerão as masterclasses de instrumentos com professores de todas as regiões do Brasil. À noite, haverá recitais interativos e didáticos com renomados músicos solistas.

O evento terá uma programação mista, com parte de livre acesso ao público e parte de acesso restrito aos inscritos no Encontro. Quem não conseguiu se inscrever, pode acompanhar a programação de livre acesso público pelo canal de youtube Encontro de Cordas Flausino Valle ( https://www.youtube.com/channel/UCKgWDFHblC2Mei6Hof_HzwQ ).

A programação completa e outras informações sobre o encontro podem ser encontradas no facebook de Leonardo Feichas: https://www.facebook.com/violinobrasileiro . 

LINKS RELACIONADOS:

Obra de violinista que imita sons ambientes mineiros é mais conhecida fora do Brasil - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/obra-de-violinista-que-imita-sons-ambientes-mineiros-e-mais-conhecida-fora-do-brasil/2535

Obra de violinista mineiro que imita sons ambientes chega a oito países - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/obra-de-violinista-mineiro-que-imita-sons-ambientes-chega-a-oito-paises/2902

Memória do músico barbacenense Flausino Valle: duas notícias positivas contra uma negativa - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/memoria-do-musico-barbacenense-flausino-valle-duas-noticias-positivas-contra-uma-negativa-/2645

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário