Jornalista Fernando Chaves é o novo secretário municipal de Artesanato, Turismo e Cultura de Resende Costa


Cultura

André Eustáquio0

fotoJornalista Fernando Chaves assumiu assumiu a Secretaria Municipal de Artesanato, Turismo e Cultura (Foto Fernando Chaves, arquivo pessoal)

No início de 2018, foi implantada em Resende Costa a Secretaria Municipal de Artesanato, Turismo e Cultura (SETAC), um antigo sonho de administrações anteriores que vinha sendo destaque em praticamente todos os projetos de governo, mas não se efetivava, sobretudo por falta de recursos financeiros. Ter na estrutura administrativa uma secretaria que possa cuidar de políticas públicas voltadas à cultura e ao turismo, considerados, ao lado da agropecuária, os principais vetores de desenvolvimento da economia de Resende Costa, é uma estratégia vista como importante para o futuro do município.

Em seu primeiro ano, a SETAC contou com dois secretários. O empresário Cícero Chaves foi o primeiro a assumir a secretaria, ficando, porém, apenas um mês na função, assumida logo em seguida pelo servidor municipal Lucas Lara. No início deste mês, após a saída de Lucas, o jornalista Fernando de Resende Chaves tomou posse como novo secretário municipal de Artesanato, Turismo e Cultura.

Fernando Chaves formou-se em Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é mestre em Comunicação Política pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuou por dois anos como assessor de imprensa da Câmara Municipal de São João del-Rei. Em Resende Costa, foi um dos fundadores do Instituto IRIS, ONG ambiental e cultural que completa 10 anos em dezembro de 2019. O secretário também fez parte da comissão que idealizou e organizou as duas primeiras edições da Mostra de Artesanato e Cultura em 2013 e 2014.

Num momento em que os municípios mineiros sofrem com a falta de recursos financeiros, Fernando assume a SETAC com a importante missão de organizar o carnaval, a maior festa popular de Resende Costa, que vem passando por reformulações. Além do carnaval, há ainda uma agenda de eventos, como a Mostra de Artesanato e Cultura, e importantes ações de preservação do patrimônio material e imaterial que demandam investimentos.

O JL, do qual Fernando Chaves é colaborador assinando a coluna “Com Política!”, elaborou três perguntas para o novo secretário de Artesanato, Turismo e Cultura de Resende Costa.

 

O que o motivou a ser secretário de Artesanato, Turismo e Cultura de Resende Costa? A criação de uma secretaria municipal voltada para os campos do turismo e da cultura é uma reivindicação antiga em Resende Costa. Eu acompanhei essa discussão, que foi apresentada por vários movimentos sociais com os quais eu convivi ou dos quais participei, como AmiRCo, IRIS, Jornal das Lajes, Asseturc, dentre outros. Esse ideal de uma secretaria voltada para o turismo e a cultura também foi debatido intensamente em eleições municipais por mais de uma década. Depois de todo esse tempo de debate e reivindicações, a administração municipal conseguiu em 2018 iniciar a estruturação da secretaria e, com isso, o setor cultural e o turístico ganharam grande expectativa de avanço. Minha maior motivação ao assumir a secretaria vem da possibilidade de poder contribuir para a estruturação desse setor tão importante para a administração do município e que acabou sendo criado tardiamente em Resende Costa. 

Quais são seus principais objetivos frente à secretaria? O objetivo maior que se impõe para a jovem secretaria é o de constituir uma rotina de trabalho que permita maior fomento e apoio aos setores cultural e turístico, incluindo melhor planejamento e organização nos eventos culturais do município, mais eficiência da política de preservação e valorização patrimoniais, melhor posicionamento da divulgação turística da cidade e mais proximidade e interação do poder público com as entidades culturais e turísticas de Resende Costa. Esses são os principais eixos de ação considerados indispensáveis para a estruturação efetiva da secretaria, que avançou muito no seu primeiro ano de existência, mas ainda tem um longo caminho a percorrer até ocupar o espaço estratégico que lhe cabe na administração do município.

Como desenvolver projetos culturais e turísticos no município contando com poucos recursos financeiros? Em cada eixo de ação que mencionei acima, é possível elencar diversas ações possíveis. Algumas ações são mais desafiadoras por envolverem custos mais significativos, como a sonhada revitalização das Lajes de Cima ou a implementação do centro de informação ao turista. Para executá-las num período de escassez de recursos como o atual, é preciso eficiência no planejamento, na busca e na gestão dos recursos. Por outro lado, há ações menos onerosas, que podem ser desenvolvidas com criatividade e com o apoio imprescindível da sociedade e das associações do município, tais como: o melhoramento da divulgação turística do município, utilizando sobretudo a internet e as novas mídias digitais; o aprimoramento da identidade cultural das festividades que fazem parte da nossa tradição; a implementação de novas iniciativas de educação patrimonial. Somos provavelmente a secretaria com maior potencial para a interação com a iniciativa popular e com as associações civis. Somos também a secretaria que representa a classe cultural e artística do município. Estes são os nossos trunfos para enfrentar a escassez de recursos: a criatividade, que é típica da classe cultural, e a articulação entre poder público e entidades civis, tão profícua quando se trata de ações culturais e turísticas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário