Jubileu de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, acontecerá sem a presença dos fiéis no santuário

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não haverá a bela procissão de Santa Rita, que atrai milhares de devotos


Religião

André Eustáquio0

fotoImagem de Santa Rita de Cássia da Paróquia de Ritápolis. A procissão no dia 22 de maio atrai uma multidão de fiéis (Foto PASCOM)

A cidade de Ritápolis, na região do Campo das Vertentes, celebra no dia 22 de maio o dia dedicado a Santa Rita de Cássia, padroeira do município. As festividades começam com muita antecedência. Ainda no mês de abril, a imagem peregrina de Santa Rita visita todas as comunidades rurais do município e é recebida com festa pelos devotos. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a Paróquia Santuário de Santa Rita de Cássia teve de adaptar o Jubileu da padroeira, que será celebrado sem a presença dos fiéis no santuário e sem a visita da imagem peregrina às comunidades.

O resende-costense padre Adriano Tércio Melo de Oliveira é pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia e reitor do Santuário Diocesano. Ele lamenta não poder celebrar neste ano a grande festa da padroeira do município contando com a presença marcante das romarias e dos milhares de fiéis devotos de Santa Rita de Cássia. Padre Adriano falou ao JL também sobre o exercício do sacerdócio durante o período da pandemia: “Tem sido muito desafiador. Estamos privados de ter contato direto com o povo, que é, obviamente, o alvo do nosso ministério, pois o ministério sacerdotal, dom de Cristo, é para o povo. Por outro lado, está sendo um tempo para refletir profundamente sobre o sentido da vida sacerdotal e sobre como podemos melhorar as nossas atitudes no exercício do ministério para o bem de todos.”

 

Jubileu sem a presença dos fiéis

O Jubileu de Santa Rita de Cássia é marcado pela grande participação dos fiéis nas celebrações da novena preparatória e do Dia Maior. No dia da padroeira, 22 de maio, Ritápolis recebe romeiros e devotos de Santa Rita vindos de diversas cidades da região. À noite, a procissão luminosa serpenteia as ruas da pequena e bucólica cidade mineira tal como um rio caudaloso a se perder de vista entre vales e montanhas. Os festejos alcançam seu ápice na chegada da procissão ao santuário, quando acontece uma apoteótica queima de fogos de artifício. O céu de Ritápolis fica iluminado, coroando, com brilho e beleza, a manifestação de carinho e fé de um povo pela santa padroeira.

No entanto, neste ano, as comemorações da padroeira de Ritápolis serão mais simples e, obviamente, sem a presença dos fiéis no santuário e nas ruas acompanhando em procissão a antiga e veneranda imagem de Santa Rita de Cássia. “O Jubileu de Santa Rita de Cássia, neste ano de 2020, será realizado de forma atípica. Em obediência ao decreto do bispo diocesano, também em obediência às orientações das autoridades competentes, principalmente das autoridades da área de saúde, o Jubileu será celebrado sem a presença do povo e transmitido pelas redes sociais da paróquia”, informa o pároco local.

Padre Adriano destaca a importância dos meios de comunicação durante o período de isolamento social, enquanto opção para aproximar os fiéis das celebrações da missa. O religioso revela ainda sua experiência, como jovem padre, de ter que celebrar missas com a igreja vazia: “Presidir o santo sacrifício da missa sem a participação do povo é no mínimo muito estranho. É desconfortável e digo com toda convicção: é muito triste. Nunca pensei em passar por uma experiência dessa em toda minha vida. Os meios de comunicação social estão nos ajudando muito. Estão sendo fundamentais para que as celebrações e demais atividades possam chegar até as pessoas impossibilitadas de irem até a igreja.”

 

Programação do Jubileu de Santa Rita de Cássia 2020

De 13 a 21 de maio, às 19 h: santa missa no santuário e oração da novena.

Dia 22 de maio - Dia Maior dedicado à padroeira

As 07 h e 30 min e às 16 h: santa missa no santuário.

 

As celebrações serão transmitidas pelas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) da Paróquia Santuário de Santa Rita de Cássia.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário