Jubileu de Santa Rita de Cássia reúne uma multidão de fiéis em Ritápolis

Jubileu completa 15 anos de criação e vem atraindo a cada ano um número maior de devotos


Religião

André Eustáquio0

Padre Adriano entrega uma placa ao compositor são-joanense Benigno Parreira (Fotos Pascom Paróquia de Ritápolis)

Olhares fixos e penetrantes na pequena imagem de madeira do século 18; mãos postas em atitude de fé; pés descalços sobre o asfalto e joelhos calejados no chão em frente ao altar da Santa das Causas Impossíveis. Os devotos de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, na região do Campo das Vertentes, não se intimidaram com o frio na noite do dia 22 de maio e homenagearam a padroeira numa bela e tocante manifestação de fé.

O Jubileu de Santa Rita de Cássia, que em 2018 completou 15 anos, juntamente com a elevação da igreja matriz a Santuário Diocesano, vem atraindo a cada ano um número maior de fiéis. Há pouco mais de três meses como pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia e reitor do Santuário, padre Adriano Tércio Melo de Oliveira expressa satisfação com o primeiro jubileu organizado por ele: “Fiquei muito feliz com as várias manifestações de fé e devoção do povo ritapolitano e dos fiéis em geral a Santa Rita de Cássia. Nessas manifestações, pude perceber o carinho, o amor e a fé devotados à padroeira.” O pároco destaca a presença dos fiéis durante o jubileu: “Foi impressionante o grande número de fiéis que participaram das diversas celebrações ocorridas. Destaco o Dia Maior, 22 de maio, ocasião em que uma multidão se fez presente para homenagear Santa Rita.”  

No ano que a Igreja dedica aos leigos (Ano do Laicato), convidando-os a um maior engajamento nas atividades pastorais, a comissão organizadora do jubileu escolheu como tema da festa: “Santa Rita de Cássia, modelo de vida e de virtudes cristãs”. “É nosso desejo chamar todos os cristãos católicos a se recordarem do compromisso que assumimos com Deus quando fomos batizados e, posteriormente, confirmados”, conclamou a todos os fiéis o pároco padre Adriano Tércio no convite para o Jubileu 2018.

A festa de Santa Rita movimenta todo o município de Ritápolis. No dia 7 de abril, deu-se início a visita da imagem peregrina de Santa Rita de Cássia às comunidades rurais. Ao todo, 10 povoados acolheram a imagem da santa. “As visitas se destacaram pela acolhida, generosidade, carinho e devoção do povo das comunidades rurais à sua padroeira. Grande era a expectativa de cada comunidade para a chegada da imagem peregrina. Quando ela chegava, percebíamos grande comoção em todos os fiéis. Essas visitas são uma forma de preparação para o jubileu e também um momento importante para reunir todo o município em torno de sua padroeira maior, Santa Rita de Cássia”, disse padre Adriano.

No dia 13 de maio, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, iniciou-se a solene novena em honra de Santa Rita de Cássia. Durante os nove dias de preparação para a festa, diversos sacerdotes da Diocese de São João del-Rei presidiram as celebrações eucarísticas no Santuário Diocesano de Santa Rita. “A participação da comunidade nos dias da novena foi bastante significativa, tanto pelo número de pessoas presentes na igreja quanto pelas diversas manifestações de fé demonstradas durante todos os dias do jubileu”, destacou padre Adriano, elogiando a participação das comunidades rurais e da cidade, dos movimentos e pastorais da paróquia e das instituições educacionais durante os dias da novena.

 

Dia Maior

O dia 22 de maio, dedicado a Santa Rita de Cássia, é esperado com muita ansiedade pelos ritapolitanos e também pelos devotos vindos das cidades da região, que peregrinam anualmente até o santuário da popular Santa das Causas Impossíveis. À meia-noite do dia 22, o sino do santuário e os fogos de artifício anunciaram que o Dia Maior do Jubileu havia chegado. Na Praça Tiradentes, no centro da cidade, os fiéis aguardavam, sob um congelante frio de 8°, a vigília e a bênção.

A emoção era nítida nos olhares dos devotos ao verem a pequena imagem de Santa Rita surgir em frente ao santuário. Uma pequena procissão percorreu a Praça Tiradentes e logo após o pároco e reitor do santuário proferiu a bênção, abrindo oficialmente o Dia Maior da padroeira da cidade e do município de Ritápolis.

A festa de Santa Rita é também conhecida pelo entusiasmo e devoção do povo ritapolitano com sua padroeira. Durante o jubileu, os organizadores não economizam os foguetes – uma antiga tradição que mobiliza as pessoas e diversas famílias da cidade. Às 6h, a cidade foi despertada pela alvorada festiva, marcada por uma grande quantidade de foguetes e repique dos sinos.

Durante todo o dia, a Praça Tiradentes e o Santuário de Santa Rita de Cássia receberam uma intensa movimentação de fiéis. Seis missas foram celebradas no decorrer do dia 22, com destaque para a Missa Solene das 9h e 30min, presidida pelo pároco padre Adriano Tércio e concelebrada por diversos sacerdotes. A solene celebração foi abrilhantada pela Orquestra Lira Sanjoanense, que tradicionalmente participa do Jubileu de Santa Rita de Cássia.

Um momento especial marcou a celebração. Antes da bênção final e da despedida dos fiéis, a paróquia homenageou o maestro e compositor são-joanense Benigno Parreira, presente no santuário, pelo Hino de Santa Rita composto por ele especialmente para a paróquia de Ritápolis.

 

Missa campal e procissão

Aos poucos uma multidão de gente foi se aglomerando em frente ao palco montado ao lado do santuário, na Praça Tiradentes, para a missa campal das 18h, presidida pelo padre Geraldo Magela da Silva, pároco da Paróquia e Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei. No final da celebração, abrilhantada pelo Coro Paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, criado há apenas dois meses e brilhantemente dirigido pelo maestro Samuel Lopes, deu-se início a grande procissão de Santa Rita pelas ruas de Ritápolis.

As ruas da cidade, com as calçadas ornamentadas e iluminadas por velas, se transformaram num grande circuito de fé. Interessante observar o silêncio que imperava nas alas da procissão. Apesar da grande quantidade de gente, não se registram algazarras nem transtornos. Com velas e terços nas mãos, tremulando bandeirinhas, cantando e saudando a padroeira, cada fiel, ao seu jeito, encontra a melhor maneira de homenagear Santa Rita.

A chegada da procissão de Santa Rita à Praça Tiradentes é um momento de grande emoção para os devotos. Já não se sentia frio, tampouco dor aqueles que acompanharam descalços a pequena imagem de Santa Rita de Cássia. O sentimento de que valeu a pena o esforço é revelado nos calorosos vivas e aplausos. Em frente ao santuário, a imagem da padroeira se destaca em meio à imensidão de gente. Contrasta a pequena estátua de Santa Rita com o gigantismo da fé dos seus devotos que, entre tantas súplicas, prometem retornar ao santuário no próximo ano para agradecer ou renovar seus pedidos à Santa das Causas Impossíveis.

Padre Adriano avaliou de forma positiva o Jubileu de Santa Rita de Cássia 2018: “Foi um tempo de forte pregação da palavra de Deus, de crescimento espiritual e de encontro pessoal com aquele que é a razão das nossas vidas, através do exemplo e do testemunho admirável de Santa Rita de Cássia.” De acordo com o pároco, a organização da festa, tanto a parte religiosa quanto a social, ocorreu sem nenhum transtorno. “Para os próximos anos, esperamos contribuir ainda mais com o crescimento espiritual dos fiéis através das atividades oferecidas pelo Santuário de Santa Rita de Cássia, uma vez que é função de um santuário a quem a ele recorre promover o encontro com o Cristo”, conclui padre Adriano Tércio.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário