Lisboa respira empreendedorismo, criatividade, inovação e cultura

Novo projeto Hub Criativo do Beato (HCB), na zona ribeirinha oriental da cidade, arranca no segundo semestre de 2019.


Economia

José Venâncio de Resende0

Antiga Manutenção Militar onde está sendo instalado o Hub Criativo do Beato.

Atualizado em 27 de novembro

A adesão de empresas ao projeto Hub Criativo do Beato (HCB), como Mercedes-Benz Digital Hub, Factory Berlin, Super Bock Group, Web Summit e Startup Lisboa, reforça os eixos estratégicos (empreendedorismo, indústrias criativas, inovação/conhecimento e startups/scaleups/global companies) que guiarão a dinamização do espaço em fase de reabilitação na ala sul da antiga Manutenção Militar, zona até então esquecida na frente ribeirinha oriental de Lisboa. Mas outras dezenas empresas já manifestaram interesse no projeto.

O HUB – apresentado em julho de 2017 - compreende 20 edifícios e 35 mil metros quadrados de área, traduzindo “a ambição do projeto que irá dar continuidade aos esforços já verificados que pretendem posicionar Lisboa como cidade amiga do empreendedorismo”, afirma Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, em entrevista ao JL.

Uma das principais preocupações é “a coerência do espaço e as acessibilidades, onde se prevê o reforço dos transportes públicos, assim como presença de postos de bike sharing e shuttles para zonas centrais da cidade”, relata Fontes. “O espaço será aberto à comunidade e, para além das zonas destinadas a espaços de trabalho, haverá lugar para uma programação cultural, onde indústrias criativas como o cinema, a música, a moda, a arquitetura, a arte urbana, etc, terão também o seu lugar.”

No HCB, estarão ainda disponíveis muitos serviços, como restauração (restaurantes)/bar e “street food”, uma área de exposição explorada pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), áreas “chill out”, alojamento como “co-living”, academia desportiva, creche, lavanderia e minimercado. A previsão é de que o primeiro espaço no HCB seja aberto no último semestre de 2019.

Projetos

A Startup Lisboa, inaugurada em 2012, já apoiou mais de 300 startups, de acordo com Fontes. “As startups apoiadas pela Startup Lisboa, no seu conjunto, já levantaram mais de 100 milhões de euros de capital de risco.”

Desde a sua fundação, já desenvolveu vários programas como: TAP Creative Launch - um programa de aceleração para ideias criativas na área da aviação; Launch in Lisbon - um programa que ajuda empreendedores de todo o mundo a criarem e estabelecerem as suas ideias de negócio em Portugal; From Start-to-Table - um programa de aceleração para projetos do ecossistema da restauração (restaurantes); e WPP Booster - também um programa de aceleração para a indústria da comunicação.

Ao mesmo tempo, a Startup Lisboa, em conjunto com a Central de Cervejas, vai inaugurar em 2019 uma segunda incubadora destinada a projetos de Food & Beverage.

Alguns dos dos projetos de destaque apoiados pela Startup Lisboa e apresentados na Web Summit, citados por Fontes:

Codacy - ferramenta automatizada de revisão de código que permite aos programadores melhorar a qualidade do código e monitorizar o ‘technical debt’. Venceu a competição principal da Web Summit em 2014.

Hole19 - plataforma de otimização de desempenho de golfe, que liga golfistas a profissionais da PGA (Associação dos Profissionais de Golfe). Responde a perguntas como: Quanto tempo durou o meu drive? Qual é a minha média de colocação? Como posso melhorar?

Uniplaces - plataforma online de alojamento onde estudantes de qualquer parte do mundo podem reservar um apartamento ou quarto de uma forma fácil e segura.

DefinedCrowd –plataforma de dados inteligente para Inteligência Artificial e Machine Learning. Com muita expertise em tecnologias de processamento de linguagem, tem respondido a uma grande quantidade de empresas de inteligência artificial e de empresas da Fortune 500 desde o primeiro dia.

Prodsmart –sistema de gestão da produção que ajuda fábricas a eliminar a papelada do chão-de-fábrica e a recolher dados das suas operações em tempo real usando smartphones, tablets e sensores.

Incubadora

Por ser uma incubadora, a Startup Lisboa tem a missão de ajudar na criação de startups, acompanhar o desenvolvimento dos seus primeiros anos de atividade e promover Lisboa como uma cidade inovadora, empreendedora e criativa, enfatiza Fontes. Ao mesmo tempo, promove ainda a criação de postos de trabalho e contribui para a reabilitação urbana, social e econômica do centro da cidade. “Esta incubadora permite aos empreendedores usufruir da partilha de experiências, problemas, erros, sucessos e soluções entre si.”

A Startup Lisboa está localizada no epicentro urbano da cidade de Lisboa, com preços acessíveis para empreendedores e com acesso a serviços que os diferenciam de um regular centro de escritórios - ou seja, as parcerias e os benefícios atribuídos por empresas com protocolos de cooperação, os eventos de formação, mentoria e networking, na sua maioria exclusivos para os incubados.

A Startup Lisboa conta atualmente com dois edifícios, cujos espaços de trabalho acolhem empreendedores e startups nas áreas tech, comércio e turismo. Além disso, dispõe de espaço para eventos no Aeroporto de Lisboa (o Airport Business Center) e a “Casa Startup Lisboa” – uma residência para empreendedores estrangeiros e nacionais de fora de Lisboa, cujo objetivo é oferecer um soft-landing aos empreendedores que chegam a Lisboa, enquanto se instalam na cidade e procuram uma residência mais permanente.

REPORTAGEM ANTERIOR: 

Lisboa investe em criatividade, inovação e tecnologia, em busca de novos empreendedores - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/lisboa-investe-em-criatividade-inovacao-e-tecnologia-em-busca-de-novos-empreendedores/2600

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário