Livro “Cidades e Resendes” será apresentado em Santa Maria, nos Açores

O evento será no dia 16 de setembro, às 21:00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto


Cultura

Da redação0

O autor e o livro (foto: Ideal Resende).

O lançamento em Portugal estava nos planos para 2020. Então veio a pandemia que suspendeu tudo. Apenas agora, o livro Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde, de autoria do jornalista José Venâncio de Resende, será apresentado em Vila do Porto, ilha de Santa Maria nos Açores portugueses.

Este livro é uma coletânea de reportagens e notícias publicadas desde 2012, no Jornal das Lajes, de Resende Costa. São textos que relatam aspectos históricos, econômicos, culturais e do cotidiano das cidades de Resende (norte de Portugal), Vila do Porto/Ilha de Santa Maria (Açores), Prados, Lagoa Dourada, Resende Costa e Nova Resende (Minas Gerais, Brasil), Cidade de Praia (Cabo Verde) e Cabanas de Viriato (distrito de Carregal do Sal, em Portugal continental).

A apresentação do livro nos Açores é importante porque os Resendes de Minas Gerais, os primeiros a chegarem ao Brasil, são descendentes de João de Resende Costa (ilha de Santa Maria) e de Helena Maria de Jesus (ilha do Faial), que se casaram em Prados em 1726. O casal instalou-se na Fazenda do Engenho Velho dos Cataguases, em Lagoa Dourada, que assim se tornou o primeiro solar da Família Resende no Brasil.

Tear de madeira

Um dos fios condutores desta história é o tear manual de madeira, em exposição no Museu Municipal de Resende. Segundo o padre e escritor Joaquim Correia Duarte, até meados do século passado, em todas as freguesias do concelho de Resende, o antigo tear era utilizado por tecedeiras para fazer, por encomenda, “mantas de farrapos”, colchas de linho e algodão (algumas muito decoradas, cheias de beleza e arte) e toalhas de mesa.

O mesmo tipo de tear tornou fonte de renda para famílias reunidas na Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, onde mulheres mantêm a tradição de confecção de mantas, tapetes, passadeiras e carpetes, utilizando retalhos de tecido. Este tear ainda está na base do artesanato de Resende Costa, tornando-se um grande polo têxtil (artesãos e lojas de artesanato) que ajuda alavancar o desenvolvimento da cidade.

Desde 2018, Vila do Porto e Resende Costa são cidades geminadas (irmãs). A proposta foi aprovada pela Assembleia Municipal de Vila do Porto e pela Câmara Municipal de Resende Costa. O desafio é como tirar esta proposta do papel e transformá-la em medidas concretas.

Eventos anteriores

O livro foi lançado em Resende Costa (Minas Gerais), em 14 de março de 2020, dia em que o Ministério da Saúde anunciava o começo da pandemia de covid-19 no Brasil. Ainda assim, o evento reuniu dezenas de pessoas da cidade e de outras cidades da região, como Lagoa Dourada e Belo Horizonte, e contou com a presença de membros da Academia de Letras de São João del-Rei.

No segundo semestre de 2021, o livro foi apresentado em Resende, terra-mãe desta grande família no norte de Portugal. O evento ocorreu no dia 6 de novembro no auditório da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende. Também em 9 de outubro do ano passado, foi realizada a apresentação do livro na cidade de Viseu, numa parceria com a Associação Casa do Brasil (ACB-Viseu). 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário