Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) celebra suas Bodas de 60 anos de Brasil


Artigo

Padre Sílvio Firmo do Nascimento*0

Caros irmãos em Cristo, cursilhistas e povo de Deus em geral, estamos neste ano celebrando as Bodas de Diamante da presença do Movimento de Cursilhos de Cristandade no Brasil. Isso é motivo de incontida alegria para toda a Igreja, sobretudo para a Diocese de São João del-Rei.

Primeiramente, porque é uma história repleta de bênçãos para todos, pois o MCC é um Movimento da Igreja, criado por leigos e para os leigos. Desde seu nascimento, em 1944, na Ilha de Palma de Maiorca, na Espanha, mostrou-se sempre fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo e à divulgação do Evangelho.

Rapidamente foi reconhecido como fruto da ação do Espírito Santo, em razão dos bons resultados que se operavam nas pessoas que participaram nos primeiros cursilhos. De lá para cá, os cursilhos espalharam-se entusiasticamente por todo o mundo, chegando ao Brasil na década de 1960, mais precisamente no ano de 1962, através da Missão Católica Espanhola, sendo que o primeiro cursilho masculino foi realizado na cidade de Valinhos, em São Paulo.

Os cursilhos têm por objetivos, através de um método próprio, conhecido como “querigmático” – vivencial, proporcionar a vivência e a convivência do fundamental cristão, através de pessoas previamente selecionadas, em virtude da sua influência nos ambientes da vida, para divulgar, conscientizar e testemunhar os valores do Evangelho e o rosto de Jesus Cristo. Sua metodologia de trabalho segue um processo tríplice que consiste em: Ver: fotografar a realidade; Discernir: ler os sinais dos tempos à luz da Palavra de Deus; e Agir: ser missionário-testemunha.

Em nível diocesano, temos vivido com empenho a nossa missão. Por exemplo, no domingo, 06 de março, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de São João del-Rei, MG, realizou sua primeira ULTREIA deste ano, sob a coordenação do leigo Wesley Carvalho, do Grupo Executivo Diocesano (GED), dos representantes dos setores e de seu Assessor Eclesiástico, Revmo. Padre Sílvio Firmo do Nascimento, nomeado no dia anterior pelo Senhor Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. O encontro ocorreu na cidade de Resende Costa, na Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, cujo Administrador Paroquial, Padre Plínio Almeida, se fez presente e, por motivos de muitos afazeres, liberou a mim a celebração da Santa Missa.

A ULTREIA iniciou-se com a fala do coordenador Wesley Carvalho, que deu boas-vindas a todos e nos informou que os cursilhos neste ano acontecerão em Lavras, devido à demolição da antiga Casa de Pastoral da Diocese, em São Joã del-Rei, para a construção de um novo centro de pastoral. Afirmou ainda que a proposta de trabalho é a busca da santidade, sendo profetas rumo ao jubileu de 60 anos do MCC no Brasil, através da pedagogia do encontro proposto pelo Papa Francisco, com o lema “Somos Todos Irmãos”. “O cristão leigo é filho de Deus na fé, vivendo em comunidade e com responsabilidade, junto aos padres, em ação compartilhada: ser Igreja no mundo. Os leigos são a ponte para que a Igreja cumpra a sua missão”, ressaltou.

Portanto, o bom êxito do cursilho no Brasil aconteceu graças ao tripé formação contínua, oração perseverante e trabalho incansável, fatores que se interligam no cotidiano do MCC.

*Assessor Eclesiástico Diocesano do MCC.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário