Nota de Esclarecimento da Rádio Inconfidentes FM


Voz do Cidadão

0

Na edição nº 218, junho de 2021, do Jornal das Lajes, a coluna “De olho na cidade”, de autoria do articulista Edésio de Lara Melo, veiculada na página 7 do periódico, publicou um artigo intitulado “Rádio Inconfidentes FM”, contendo críticas à programação da emissora. A direção da Rádio Inconfidentes utiliza-se deste espaço a fim de informar aos leitores do Jornal das Lajes e ao autor da coluna sobre algumas situações as quais julga necessárias.

Destacamos que nenhum representante da diretoria da emissora foi procurado pelo colunista a fim de informá-lo acerca das questões apontadas por ele no artigo, sobretudo no que tange à grade de programação da Rádio Inconfidentes. Por isso, julgamos importante esclarecer alguns pontos sobre a atual programação e sobre o funcionamento da nossa emissora.

Em razão da pandemia da Covid-19, que muito nos preocupa, a direção da Rádio Inconfidentes optou por manter, presencialmente, em sua sede e em seu estúdio somente uma secretária durante o horário comercial. Ressalta-se que a secretária é também locutora da emissora, portanto responsável por um programa musical, no qual ela atende ao ouvinte e veicula notícias de interesse da comunidade.

Destacamos, com satisfação e orgulho, que todos os nossos locutores atuam voluntariamente e doam seu tempo pela nossa Rádio Inconfidentes. Visando ao bem-estar e à saúde dos nossos colaboradores, jamais os colocaríamos em risco neste grave momento de crise sanitária pelo qual estamos passando. Diante disso, decidimos interromper, temporariamente, a nossa programação com a participação presencial de nossos locutores no estúdio, conforme, inclusive, vêm fazendo inúmeros veículos de comunicação que adotam o home office.

O colunista também menciona, em seu artigo, alguns saudosos locutores que, durante longos anos, atuaram conosco abrilhantando a nossa programação. Infelizmente os perdemos, mas eles nos deixaram frutuosos aprendizados e enorme saudade. Recentemente, perdemos para a Covid-19 um grande amigo e locutor que fez parte da nossa equipe.

Para preservamos a integridade e a saúde de nossos colaboradores durante a pandemia, optamos pela continuação da nossa programação, porém sem a presença dos locutores em nossos estúdios. A escolha pela chamada programação robotizada, isto é, sem contar com os locutores apresentando ao vivo seus respectivos programas, é TEMPORÁRIA. Tal medida irá perdurar enquanto estivermos em pandemia.

Cabe ainda ressaltar que a pandemia trouxe um impacto financeiro negativo a praticamente todos os veículos de comunicação. E com a nossa rádio não foi diferente. Perdemos grande parte dos nossos apoiadores culturais (patrocinadores) e, por isso, a rádio vem enfrentando sérias dificuldades financeiras. Mas a nova diretoria está trabalhando diuturnamente, contando com o valoroso e indispensável apoio de nossos colaboradores para superarmos o momento de crise e dele sairmos mais fortes.

Sabemos da importância da Rádio Inconfidentes como meio de comunicação e entretenimento para o nosso município. Mesmo diante do grave momento de crise sanitária e respeitando as normas de segurança regidas pelo programa Minas Consciente, a emissora não se omite de levar informações a seus ouvintes. Durante esse período, foram realizadas diversas entrevistas ao vivo com representantes do poder público e também com profissionais da saúde, no intuito de informarmos e esclarecermos a população resende-costense sobre as ações que vêm sendo tomadas pelo município no enfrentamento da pandemia de COVID-19.

A direção da Rádio Inconfidentes vem se esforçando para elaborar e promover uma programação de qualidade, priorizando programas musicais, informação, cultura e entretenimento. Temos a felicidade de olhar para a nossa história, para os 18 anos que estamos ininterruptamente no ar, e constatarmos que o simples estúdio da nossa rádio comunitária colaborou para formar profissionais que hoje atuam em importantes veículos de comunicação da região do Campo das Vertentes e do país. O nosso objetivo é também descobrir e valorizar talentos, dando oportunidade a quem deseja fazer parte da nossa equipe e colaborar conosco.

Enfim, esperamos que em breve todos estejamos vacinados e fora de risco para podermos retomar, com segurança, a nossa programação rotineira, contando com a INDISPENSÁVEL PRESENÇA dos nossos locutores no estúdio da Rádio Inconfidentes. Desejamos a todos os nossos ouvintes muita saúde. Solidarizamo-nos com as famílias que perderam entes queridos nesta pandemia que tanto nos preocupa e entristece.

Um abraço a todos!

 

Direção da Rádio Inconfidentes FM.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário