No último mês de junho, durante a programação da IX Mostra de Artesanato e Cultura, a Prefeitura Municipal de Resende Costa anunciou a criação de uma nova secretaria: a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico - SETADE. Quem assumiu a pasta é Edmar de Assis, 52 anos, técnico em contabilidade, empresário e morador de Resende Costa desde 2002.
Com a nova secretaria, as secretarias de Cultura e de Educação foram desmembradas. Lucas Paulo, prefeito em exercício, falou ao JL sobre as mudanças. “Já era um desejo antigo de desvincularmos o Esporte e o Lazer da Secretaria de Educação, que já é uma pasta bem complexa, com muitas demandas. Também era um desejo criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Achamos um momento oportuno de fazer isso. Criamos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desvinculamos Esporte e Lazer. Agora ficou assim: Cultura, Esporte e Lazer. Do outro lado, a gente criou a pasta do Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico”.
De acordo com Lucas, apesar das mudanças, foi necessária apenas a criação de um novo cargo, o do secretário. “Pensamos em manutenção, em que temos a chefe de divisão de esportes, que já é a mesma que estava na educação, a Vivian Daher, ou seja, uma continuidade do trabalho. O Secretário de Cultura continua sendo André Eustáquio, que já estava na pasta. Então também não teve gasto, não houve nenhuma criação. Do outro lado, na SETADE, foi mantido o Chefe de divisão de Turismo, Lucas Lara, que é o mesmo que já atuava. E criamos apenas o cargo para um novo secretário”.
Edmar de Assis conta como recebeu o convite. “O prefeito em exercício Lucas Paulo teve a ideia de criar uma secretaria que pudesse pensar mais no Artesanato, no Turismo e, por consequência, trazer junto com eles o Desenvolvimento Econômico, tão importante e necessário para nosso município. E me convidou para este desafio juntamente com minha equipe (Lucas Eduardo Maia Lara – Chefe da Divisão de Turismo e Artesanato e Igor Henrique Delgado – Atendente de Turismo), de tentar alavancar e colocar Resende Costa de vez no cenário nacional”.
Edmar foi presidente da ASSETURC (Associação das Empresas, do Turismo e do Artesanato de Resende Costa) e um dos criadores da Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa, além de ter experiências na realização de outros eventos na cidade. “Participei de várias comissões para elaboração do Carnaval, do Encontro de Motociclistas e ajudando no desenvolvimento de vários projetos em conjunto com a prefeitura, nesse período como lojista”, destaca o secretário.
A SETADE funciona no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), na avenida Alfredo Penido, a Avenida dos Artesanatos. De acordo com Edmar, a localização é estratégica. “Foi instalada no local para que possamos ter inteiração e proximidade maiores junto às lojas, pousadas e restaurantes”, frisa Edmar.
Da SETAC para SETADE
André Eustáquio, que agora é o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, fala sobre as mudanças. “A pasta da qual estou à frente absorveu o Esporte e o Lazer, que estavam na Secretaria de Educação. Estou muito animado e motivado com essa mudança. Afinal, pessoalmente, trata-se de dois setores pelos quais sou apaixonado: Cultura e Esporte. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer passa a contar também com os trabalhos da servidora municipal Vivian Daher, que já há algum tempo vem desempenhando brilhante trabalho como chefe da Divisão de Esporte e Lazer. Trabalhando juntos, nosso objetivo é desenvolver ações e políticas públicas de incentivo à Cultura, preservação do Patrimônio Histórico e de fomento ao Esporte em nosso município”.
Para Edmar, o trabalho está sendo feito e vai continuar em conjunto. “Os setores das secretarias se interligam. Com isso, temos que fomentar projetos para o crescimento em todos os setores e já estamos trabalhando nisso, temos alguns projetos já em andamento e com perspectiva de novos avanços para nosso município”.
O trabalho entre as pastas também foi destacado por André. “A ação do poder público foi cirúrgica ao priorizar os setores que mais crescem em Resende Costa, isto é, o comércio de artesanato e o turismo com sua diversidade, não deixando, porém, de lado a Educação, a Cultura e o Esporte. Afinal, se analisarmos bem, as três secretarias, com suas especificidades, atuarão juntas, como irmãs, no desenvolvimento de políticas públicas em favor do crescimento da nossa cidade e do bem-estar da população resende-costense”, analisa.
Lucas Paulo acredita no fortalecimento das áreas. “Acredito que teremos um fortalecimento dessas pastas. Acredito que a criação da SETADE vai contribuir muito para o município. Resende Costa vem se desenvolvendo muito e não podemos ter uma cidade onde pensamos em crescimento e em geração de emprego sem pensarmos no desenvolvimento econômico. Assim, veio tudo a calhar: fortalecer todas as pastas que já existiam e criar o desenvolvimento econômico na cidade”, pontua o prefeito.
Minas Gerais e o turismo
Minas Gerais foi o Estado com maior crescimento no setor de turismo em 2023, de acordo com o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação entre 2022 e 2023, segundo o IBGE, foi de 24,3%, ficando 13,2% acima da média nacional (11,1%). A receita nominal cresceu em 34,9%, também superando a média brasileira, que ficou em 30,1% no período analisado.
Segundo o IBGE, o turismo gerou impacto positivo de 2,2% no setor de serviços de Minas Gerais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor gerou 5.644 novos empregos no estado no primeiro quadrimestre deste ano.
Edmar fala sobre o atual momento do turismo no estado de Minas Gerais. “Como bem disse o prefeito em exercício Lucas Paulo, temos que ‘pensar fora da caixinha’, trazendo algo novo que possa impulsionar esse turismo juntamente com outras entidades parceiras, criando meios para que possa ser explorado esse potencial enorme que Resende Costa tem. Ampliar o que vem dando certo, melhorar o que tem que ser melhorado e criar novas experiências”, planeja o secretário.
Marcus Januário, Gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, parabenizou a iniciativa. “A cidade que consegue ter uma secretaria exclusivamente para o turismo é privilegiada. Normalmente as secretarias são sempre divididas com Cultura, Esporte, Lazer, Educação, Meio Ambiente... É fundamental quando a cidade passa a entender que o turismo é realmente importante, que o turismo faz parte do desenvolvimento econômico. E com essa mudança, a cidade passa a ser vista pelo estado e pelo governo federal. Então consegue atrair mais investimento nessa área”.
Ainda de acordo com Marcus, Resende Costa é um exemplo de investimento no turismo. “Temos a criação da mascote, a Tixa; fazemos parte do Caminhos de São Tiago; há as obras de reforma do Mirante; também há criação do CAT, local para receber o turista. Tudo isso é um grande avanço. Outro trabalho que merece destaque é a construção do Plano Municipal de Turismo, com um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazos. Além disso, ele pode ser modificado todo ano. E é um trabalho construído também com o Conselho Municipal de Turismo, com a participação da população. A cidade já vem se preparando para isso, inclusive com cursos de qualificação de vários setores. Além de estar passando agora pela construção de um selo de Indicação Geográfica (IG), que vai levar uma referência maior para o artesanato, oferecendo mais credibilidade para quem trabalha e mais segurança”, finaliza o gestor.
O turismo na Capital Mineira do Artesanato Têxtil
O secretário Edmar de Assis destacou o potencial de Resende Costa, a Capital Mineira do Artesanato Têxtil: “Considero o artesanato como bem maior do nosso município. Por isso, ele tem que ser visto como pedra preciosa e como potencial enorme a ser explorado. Temos que fomentar projetos para que, cada dia mais, ele possa ser valorizado, ter um crescimento ainda maior no âmbito nacional a fim de trazer um sentimento de pertencimento para todos, pois, se cada um pensar no coletivo, temos certeza de que grandes projetos virão”.
Edmar completa com os desafios da pasta. “Os desafios são enormes. No entanto, maior do que os desafios é a vontade de acertar, mesmo sabendo que alguns erros vão aparecer e com eles o aprendizado e a certeza de ter tentado. Temos no nosso atual prefeito em exercício Lucas Paulo uma vontade enorme de trabalhar para o crescimento e o desenvolvimento de Resende Costa”. Ele agradece a oportunidade. “Agradeço ao prefeito em exercício Lucas Paulo a sua confiança em nosso potencial ao assumirmos essa pasta. Sinto-me muito honrado. Faremos o possível para desenvolver o maior número de projetos possível, mas sempre com o pé no chão, sabendo que nem tudo que é pensado é possível. Agradecemos também à Câmara Municipal o apoio à nova secretaria. Como já disse várias vezes, não sou de Resende Costa de nascença, porém considero-me um resende-costense de coração e sempre lutei e continuarei lutando por essa cidade linda, com pessoas muito receptivas, trabalhadoras, que me acolheu desde que cheguei aqui. Agradecer à minha esposa, filho e toda minha família, que sempre estiveram ao meu lado me apoiando e me incentivando-me a acreditar neste novo desafio”, conclui.