Novas oportunidades de emprego a partir da pandemia de covid-19


Economia

José Venâncio de Resende0

Economista Aluízio Barros.

Dia desses, o economista e professor aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei, Aluízio Barros, publicou em seu facebook um comentário denominado “Oportunidades de emprego”, que pode ter passado despercebido por muita gente.

Segue a íntegra do comentário:

“O cenário que temos pela frente é catastrófico pelo lado da saúde e da economia. Quando digo economia, estou resumindo numa palavra a produção, a renda, o trabalho e o emprego. Muitas pessoas não gostam da preocupação com a Economia, como se fosse coisa de patrão ou patroa. É preciso dizer para essas pessoas que o empregador perde tanto ou mais do que o empregado quando a economia não vai bem.

As estatísticas de perda de empregos no mundo por causa da pandemia estão diariamente no noticiário e nas nossas conversas. Mas quero chamar a atenção para as novas oportunidades de trabalho que aparecem para os jovens e adultos com experiência e vocação para a área da saúde.

Meus amigos e amigas que contemplam a possibilidade de trabalhar na saúde pública e privada, meu conselho é que continuem investindo na capacitação e experiência nesse campo.

Prefeituras e órgãos dos governos federal e estadual estarão contratando pessoal para enfrentar um problema que já está no Brasil e em nosso Estado de Minas Gerais ou no Rio de Janeiro.

Por que estou prevendo essas contratações? Porque é a experiência das nações que já enfrentaram o pior da epidemia. O novo ministro da Saúde do Brasil já disse no seu primeiro pronunciamento que precisamos de mais testes na população para diagnóstico da doença.

Essa fala do ministro não teve repercussão na nossa mídia, em parte por ignorância, em parte por má fé mesmo. Ou amenizando a crítica ao esforço dos jornalistas, os editores dos jornais querem assuntos que capturam a atenção dos leitores. Quais assuntos? Briga ministerial, fofocas palacianas (Brasília adora), políticos no seu estrelato passageiro, etc.

A sorte é que temos alguns jornalistas buscando levar ao conhecimento dos leitores ou telespectadores ou radio-ouvintes os fatos do dia, no Brasil e no mundo. Ficamos então sabendo que fazer testes para diagnóstico da contaminação e depois rastrear e acompanhar os contatos da pessoa infectada são as atividades mais importantes na etapa de flexibilização das medidas restritivas que estamos vivenciando há 4 ou 5 semanas.

O trabalho de rastrear as pessoas que tiveram contato com o doente diagnosticado e fazer visitas periódicas de acompanhamento pode ser feito por um trabalhador sem diploma superior com um curto treinamento.

Para estar em condições de candidatar-se a qualquer oferta de trabalho e conquistá-la, você sabe os requisitos básicos: habilidades sociais e emocionais acompanhando alguma escolaridade que o possibilite a interagir com o povo.”

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário