Novo coronavírus: ideias para crianças isoladas em casa

Atualizado em 28/03/2020


Cidades

Da redação 0

Corona Mandala, por Denise Castro.

Criança fazendo trilha e salto de obstáculos no quarto, dupla tocando violino, criança escrevendo “diário de quarentena”, professores e até um presidente contando ou lendo histórias e ensinando música para crianças. E muitos outros tipos de brincadeiras. Em período de isolamento por conta do novo coronavírus, uma das preocupações tem sido como lidar com as crianças isoladas em casa, já que as escolas estão fechadas.

As redes sociais tem sido pródigas em iniciativas diversas e criativas, em diferentes partes do mundo.

Na Áustria (Europa), Julliane Rüdisser, coordenadora da Mala de Herança em Tirol, criou o “diário da quarentena”. O projeto Mala de Herança em Tirol, que integra a comunidade brasileira, promove o empréstimo de livros para crianças e jovens usuários de Português como Língua de Herança (POLH) - através de uma biblioteca ambulante – e encontros regulares onde são feitas leituras em voz alta de estórias de forma lúdica e interativa.

Obrigados a ficar em casa, os alunos de POLH estão sendo estimulados a escrever um diário da quarentena. Entre as vantagens de escrever um diário durante a crise do coronavírus, Julliane aponta: praticar a escrita em português; aprender vocabulário novo relacionado a uma situação real; refletir e organizar nossas emoções; desabafar; e cuidar da nossa saúde mental.

Já em São Tiago (Minas Gerais), a Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Educação, criou o projeto “De mãos dadas”, com o objetivo de levar entretenimento e atividades diversas para o público infantil durante a quarentena. A ideia é dar uma força para as crianças que tanto sofrem com o isolamento social.

O projeto estreou com a professora são-tiaguense Izabela Assis, que contou a divertida história da ovelhinha Maria. A professora Cristiane Alvim contou uma história de príncipe e princesas chamada “O espelho”. Já a professora Marlene se enfeitou toda para contar a história do pássaro de todas as cores.

Além de contar história, a proposta é que profissionais de educação física, artesãos, músicos etc. gravem vídeos com atividades direcionadas ao público infantil. O vídeo deve ser enviado para um de dois números de whatsapp (32) 9908-0967 e 9975-5711, devendo passar por uma pré-seleção antes de ser disponibilizado no canal “De mãos dadas” no youtube.

Outras sugestões são ensinar bricandeiras para se fazer em casa e aulas simples de culinária. “Use a sua imaginação e vamos formar uma rede de proteção e cuidado de nossas crianças”, este é o mote.

Em Israel (Oriente Médio), o presidente Reuven Rivlin está contando, semanalmente, histórias infantis para as crianças ao vivo através do facebook e do youtube. A iniciativa é para ocupar as crianças israelenses durante o isolamento, devido a regulamentos governamentais obrigatórios por causa da pandemia do coronavírus.

Em sua primeira aparição ao vivo nas redes sociais, com a “Hora da história com o presidente Rivlin”, o líder israelense leu o livro hebraico de Lea Goldberg “Dira Lehaskir” (“Quarto para alugar”) para os pequenos.

“Sei que esse não é um momento fácil, e que as crianças estão em casa, e mesmo que todos gostemos de estar juntos como família, isso é um desafio. Então, decidi dar um pequeno intervalo, para ficar com você – de longe – mas com você”, disse o presidente.
Rivlin escreveu em sua conta no facebook: “nos encontraremos novamente na próxima semana”.

Brincadeiras

Em Londres (Inglaterra), o BREACC (Brazilian Educational and Cultural Centre) preparou uma lista de 14 brincadeiras para se fazer dentro de casa. A ideia é tentar ajudar pais e mães na difícil missão de “acompanhar o ritmo dos pequenos”, e pode ser bastante útil nesta época de isolamento em casa por causa do coronavírus.

São bricandeiras como caça ao tesouro sensorial, contação de histórias, stop, Massinha caseira, strike, cabo de guerra em almofadas, pista de carrinho, pintura sem sujeira, telefone sem fio, encaixe de formas, cabana, cantinho da leitura, pintura com água e descubra a sombra.

Outra sugestão vem de Munique (Alemanha) com a brasileira Denise Castro, da Associação Linguarte e.V.. É o que ela denomina “manda-lá ficar em casa”, num trocadilho com a palavra Mandala, uma brincadeira com muita diversão e cores. Primeiro, cola a Mandala pronta em papel durinho, se tiver em casa. Segundo, cola um palito de picolé atrás. Terceiro, escreva #mandalaficaremcasa e mais alguma coisa que sua Criatividade mandar.

LINKS:

“Blog da Leiturinha” - https://www.facebook.com/Breaccbook/

“Mandala” - https://www.facebook.com/fraudcastro

“Diário de Quarentena” - https://www.facebook.com/julliane.rudisser

“De mãos dadas” - https://www.facebook.com/prefeiturasaotiagomg/?epa=SEARCH_BOX

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário