Obras de implantação da rede de esgoto em Resende Costa poderão se estender por mais um ano


Notícia

André Eustáquio10

Wellington Percílio, engenheiro responsável pelas obras da ETE

Com a conclusão da primeira etapa das obras de implantação da rede de esgoto em Resende Costa, a SOENGE, empreiteira responsável pela execução do projeto, está, no momento, focada na construção da estação de tratamento (ETE), localizada na região do bairro Bela Vista. A empreiteira já concluiu a primeira fase de ligação das redes e interceptores. De acordo com Tessa Pires, funcionária da COPASA e responsável pela fiscalização das obras, o cronograma previsto para a primeira fase foi cumprido.
 
A previsão era que as obras fossem totalmente concluídas em fevereiro deste ano, conforme reportagem publicada na edição 101 do JL, setembro de 2011. Na ocasião, a COPASA informou que mesmo diante das dificuldades técnicas e operacionais encontradas pela empreiteira, as redes, as estações elevatórias e a estação de tratamento seriam entregues em fevereiro de 2012. Tal previsão, porém, não pôde ser cumprida.  “Tivemos vários problemas em Resende Costa, incluindo a topografia da cidade e as chuvas. Acredito que teremos mais um ano de obra”, disse o engenheiro civil Wellington Percílio, responsável técnico pela execução das obras.
 
Entre das dificuldades técnicas e operacionais apontadas pela empreiteira, a implantação das redes no centro da cidade, especificamente na parte mais alta onde há forte predominância de rochas, é o maior complicador: “Essa parte da cidade é objeto de um estudo mais elaborado, devido à característica do solo da cidade”, informou Tessa Pires.
 
 
Estação de Tratamento do Esgoto (ETE)
 
A ETE é a parte final de todo o processo de captação e tratamento do esgoto. Trata-se do local onde serão tratados os resíduos sólidos diminuindo, inclusive, o impacto ambiental. Conforme explicou o engenheiro Wellington Percílio, a ETE instalada em Resende Costa será composta por unidades estruturais que tratam todo o material orgânico em diferentes etapas. “A primeira fase é a que chamamos de tratamento preliminar, ou seja, garrafas plásticas e outros objetos serão separados, restando somente a matéria orgânica que será tratada”. Após a separação, o material orgânico é conduzido a uma unidade chamada de “decantados”. É a segunda etapa do processo. O material orgânico é tratado quimicamente e depois conduzido ao filtro biológico. Já na penúltima fase, o material é levado ao leito de secagem, ou seja, a uma piscina composta de camadas de material drenante. Concluindo o processo, todo o material orgânico segue para a elevatória de circulação, antes de ser devolvido ao córrego praticamente 100% tratado”.
 
Na estação de tratamento já estão prontas as seguintes unidades: casa de controle, tratamento preliminar, filtro biológico e 60% do reator, conforme informou Tessa Pires. De acordo com Wellington, a ETE de Resende Costa tratará 43 m3/s de esgoto. “É uma quantidade considerada razoável para os padrões da cidade”, avalia o engenheiro.
 
 
Impacto ambiental
 
A construção de uma estação de tratamento de esgoto geralmente causa polêmica, sobretudo entre moradores próximos ao local, que temem alguns transtornos como o mau cheiro. Na edição de janeiro passado (Ed. 105), o JL publicou uma reportagem mostrando a polêmica gerada em Tiradentes. Lá, moradores do bairro Várzea de Baixo onde a COPASA está construindo a ETE, alegam que a estação poderá causar danos ao ambiente e ao turismo, já que está sendo construída próximo às casas e à linha do trem “Maria Fumaça”.
 
Já em Resende Costa, o engenheiro Percílio garante que dificilmente haverá problemas: “Este tipo de ETE que está sendo construída aqui em Resende Costa não causa transtornos, como o mau cheiro. Dificilmente isso acontece. A probabilidade é mínima”. Wellington explicou que a estação de tratamento de Resende Costa será totalmente diferente da que está sendo construída em Tiradentes. “A ETE de Resende Costa é composta por unidades estruturais de tratamento. Em Tiradentes o tratamento será realizado em lagoas, com separação manual dos resíduos”. Ainda segundo o engenheiro, para minimizar qualquer tipo de impacto, até mesmo visual, toda a área do entorno da ETE será arborizada.
 
A obra de implantação da rede de esgotamento sanitário em Resende Costa tem investimentos do Governo Federal, Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Resende Costa. O valor total do investimento é de R$ 10.842.221,55.

Comentários

  • Author

    Nenhum administrador público gosta de investir em saneamento básico, porque fica enterrado , portanto não há visibilidade política. As gerações futuras serão eternamente gratas ao Prefeito Adilson pela sua coragem: está pensando no povo e não na sua reeleição. Parabéns Pref. Adilson.


  • Author

    A verba para o saneamento básico são separadas e devem ser usadas pois der nada adianta asfaltar uma cidade e deixar o esgoto poluindo os mananciais.
    Esgoto tambem causa doença e mata se não tratado corretamente.
    O Prefeito não está fazendo nenhum favor e sim cumprindo com suas obrigações de administrador publico.


  • Author

    Foi uma obra de coragem. Concordo com Francisco. O transtorno existe, mas é uma obra importantíssimo. Meio ambiente e saúde. Saneamento básico e obrigação do poder público. O calçamento de bloquete também é importante e voltou a existe em Resende costa. Bloquete é para o resto da vida. Os bairros pobres também merece calçamento de qualidade


  • Author

    Respondendo ao q. dise o Zé em 17/03/2012. De fato, o Prefeito não está fazendo nenhum favor. Todavia poderia ter colocado outras prioridades, como até aqui o fizeram outros administradores.
    Esta sua opção pelo saneamento é muito sábia.


  • Author

    Sr Francisco, os Prefeitos demoraram 100 anos para descobrir o que é saneamento básico.
    Foi muito tempo e dinheiro perdido não acha?
    1 grande abraço!


  • Author

    "Zé":
    Acho, sim. Em Resende Cossta na década de 1950, na Zona Rural, não havia nem " fossa negra". Era tudo no penico ou na bananeira.
    Agora a Ptresidente Dilma está lançando o programa de educação para o campo. Tenhbo certeza de que o Prefeito Adilson ira implementar este programa do Governo Federal ai na querida cidade de Resende Coista.
    Um abraço.


  • Author

    Só por curiosidade, eu gostaria de saber quem fez o projeto do sistema de esgotamento de RC


  • Author

    precisamos conhecer também todo o Projeto.
    tem que colocar o projeto para todos tomarem conhecimento.
    pode ser 1 xerox.


  • Author

    Zé Colméia: É muito interessante sua colocação. Conhecer toodo o projeto? O detalhamento técnico é muito complexo. Todavia, além dos dados já fornecidos por esta reportagem, a Prefeitura Municipal de Resende Costa poderia fornecer, sim, mais detalhes.


  • Author

    O Prefeito, o engenheiro da COPASA e o Secretário de Obras tem que informar o custo total da obra, o que já foi feito e onde e o que e onde falta fazer o serviço, para que a população fiscalize/cobre inclusive a qualidade.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário