ONG IRIS renova diretoria e discute projetos para o biênio 2022/2023


Cidades

Itane Batista e Fernando Chaves0

fotoMembros do IRIS e apoiadores após reunião de eleição da nova diretoria da associação (Foto - IRIS)

Neste mês de abril, foi realizada a assembleia geral de eleição da nova diretoria da ONG ambiental e cultural Instituto Rio Santo Antônio (IRIS). A assembleia reuniu membros do IRIS e apoiadores das causas ambiental e cultural na Biblioteca Municipal de Resende Costa. Foi a primeira atividade presencial e aberta ao público realizada pela ONG após o início da pandemia da Covid-19. A reunião foi também uma oportunidade para se realizar um balanço das últimas ações promovidas pela ONG, bem como discutir as metas e prioridades da entidade para os anos de 2022 e 2023.

A nova diretoria eleita ficou com a seguinte composição. Presidente: Charles Henrique Fernandes Reis. Vice-presidente: Cleisiane Sousa. Secretária: Flávia Cristina Silva. Diretor Financeiro: Mateus José Resende. Diretor de Meio Ambiente: Adriano Valério Resende. Diretor de Cultura: Thiago Augusto Sousa. Diretora de Comunicação: Itane Batista.

Conselho Fiscal: Francisco Eduardo Pinto, Ângelo Márcio Resende, Emerson Gonzaga Fernandes, Robson Antônio Lopes Pires e Osvaldo Otelo de Magalhães Monteiro.

O novo presidente do IRIS, Charles Fernandes, já acompanha a ONG desde a sua formação. A partir de 2014, ingressou no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária na Faculdade Santa Rita – FaSaR, em Conselheiro Lafaiete. “No final desse mesmo ano, entrei em contato com Emerson (ex- presidente) e manifestei o meu interesse em estar mais ativo na comunidade e na ONG. Pouco tempo depois, já estava envolvido no Projeto ReNascentes, cujo objetivo era revitalizar/recuperar nascentes dentro da zona urbana de Resende Costa”, relata. Charles também é voluntário nos estudos para a institucionalização do Parque Municipal Capoeira Nossa Senhora da Penha, que o IRIS vem desenvolvendo há alguns anos.

Um dos maiores sonhos e objetivos da ONG é a revitalização da Capoeira Nossa Senhora da Penha, um espaço formidável e com elevado potencial recreativo e turístico. O IRIS trabalha em prol desse espaço há anos, tendo avançado muito na elaboração de um projeto para efetivação do tão sonhado parque municipal nesse local, incluindo estudos socioambientais e legislativos. Mas, segundo a diretoria da associação, ainda é preciso sensibilizar o poder público local para que o Parque Capoeira Nossa Senhora da Penha se torne de fato uma prioridade para o município.

 

Saiba mais sobre a ONG IRIS

O instituto IRIS, ou Instituto Rio Santo Antônio, é uma associação que já completa 12 anos. A entidade foi fundada em dezembro de 2009 e tem como objetivo principal realizar ações voltadas para a promoção e a defesa da sustentabilidade ambiental e cultural de Resende Costa.

Ao longo desses 12 anos de história, o IRIS vem desenvolvendo vários trabalhos de educação ambiental, como a manutenção de uma coluna educativa mensal no Jornal das Lajes, a realização de gincanas ecológicas em escolas, a publicação de mapas e revistas sobre o ecossistema local, a realização de mutirões de limpeza de nascentes e áreas degradadas, dentre outras ações ambientais.  Há também as iniciativas de cunho cultural da entidade, como, por exemplo, o evento “Luau nas Lajes”, que já conta com mais de 12 edições, conciliando a promoção da cultura e da arte locais com a proposta de preservação ambiental e a valorização do Mirante das Lajes como patrimônio cultural.

O IRIS também representa o município de Resende Costa no Comitê da Bacia Hidrográfica Vertentes do Rio Grande desde 2012 e no CBH do Rio Grande (federal) desde 2016, nas quais conta com a representação de Adriano Valério, atual diretor de meio ambiente do IRIS. Adriano, geógrafo, é o coordenador do Estudo Técnico para implementação do Parque Capoeira Nossa Senhora da Penha. Atualmente, está também responsável pela coluna do IRIS no Jornal das Lajes e planeja a publicação de livro de educação ambiental a partir dos textos publicados nessa coluna nos últimos 10 anos. A publicação conta com a colaboração de vários escritores, dentre os quais: Adriano Valério, Antônio Orlando Júnior, Emerson Gonzaga, Fernando Chaves, Flávia Cristina, Ramon Chaves, Ricardo Sales, dentre outros.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário