Ouro Preto, Mariana e João Monlevade são palcos do 52º Festival de Inverno de Ouro Preto


Cultura

Camila Chaves0

fotoEvento do Festival de Inverno de Ouro Preto na praça Tiradentes (Foto divulgação)

Com um frio congelante não muito raro nesta época do ano, a cidade de Ouro Preto recebeu o “52º Festival de Inverno de Ouro Preto”. Por tratar-se de evento realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, o festival visa trazer e enaltecer artistas locais, nacionais e estrangeiros. Espetáculos, shows, exposições e oficinas são de grande importância e estão presentes em todas as edições do Festival de Inverno.  O evento tem como objetivo a realização de atividades de extensão da universidade, promovendo, deste modo, um intercâmbio cultural entre artistas, músicos, estudantes e até mesmo turistas por meio de suas manifestações artísticas. 

O festival não possui um lugar fixo, por isso as atividades acontecem em locais públicos, como a Praça Tiradentes, no centro de Ouro Preto, e em centros culturais (Centro de Convenções e Estacionamento da UFOP).  

A abertura do 52º Festival de Inverno de Ouro Preto aconteceu no dia 06 de julho e o evento se estendeu até o dia 21. Exceto nos dias em que as apresentações artísticas e culturais ocorreram em locais públicos, parte da programação realizou-se no Bar do Festival, localizado no Centro de Artes e Convenções da UFOP. No local foi cobrado ingresso no valor de 40 reais, com direito a meia-entrada para estudantes interessados. No Bar do Festival realizaram-se os shows mais famosos. Lenine, Tianastácia, Marcão CBJ, Chimarruts, Lagum, entre outros artistas, levaram muita animação e movimento para a festa.

 

Tema

O Festival de Inverno de Ouro Preto deste ano teve como tema “Diálogos com os sertões das Gerais”. O tema foi escolhido para homenagear um distrito de Ouro Preto: Cavalhadas de Amarantina. O festival também comemorou os 50 anos da UFOP, que desde 2004 é responsável pela organização do evento. 

A cidade histórica de Ouro Preto, localizada na região central do estado, recebe muitos turistas o ano todo e fica ainda mais movimentada durante o festival ao acolher pessoas de todo o país, que aproveitam também o período das férias. 

Com mais de 250 atividades realizadas em aproximadamente duas semanas, o festival chegou ao fim com o desejo e o propósito de, a cada ano, oferecer uma programação cultural ainda melhor para os participantes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário