Passeio noturno reúne 60 ciclistas em Resende Costa

Partindo do Mirante dos Lajes, cartão-postal da cidade, os ciclistas, equipados com lanternas, foram até Coronel Xavier Chaves passando pela antiga estrada de terra que liga os dois municípios vizinhos


Esporte

André Eustáquio0

Ciclistas reunidos no Mirante das Lajes para o pedal noturno (foto Thaciana Maia)

No último dia 25 de agosto, um passeio noturno de bike reuniu 60 ciclistas em Resende Costa, que foram em direção à vizinha cidade de Coronel Xavier Chaves. O passeio foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e contou com o apoio de outros setores da administração e da Polícia Militar.

Os ciclistas se encontraram no Mirante das Lajes de Cima quando o sol já tinha se escondido. Nem mesmo a incerteza quanto à chuva que ensaiava cair desmotivou os apaixonados pela bike. Quando o pelotão de ciclistas tomou a antiga estrada de terra, conhecida como “Viegas”, que liga os municípios de Resende Costa e Coronel Xavier Chaves, uma constelação de luzes fez a tarde/noite de sexta-feira ainda mais bonita e fascinante.

Vívian Daher, chefe da Divisão de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, contou como surgiu a ideia do passeio noturno. “A ideia surgiu quando a Eliseth, funcionária da prefeitura, trouxe à Secretaria algumas lanternas de cabeça que foram doadas pela Secretaria de Saúde para serem distribuídas aos praticantes de atividades esportivas. Para não só entregar as lanternas, pensamos em fazer um evento noturno que, além de movimentar a população, poderia justificar melhor a doação do material. Por que não um pedal noturno? Foi aí que surgiu a ideia”.

 

Inscrições gratuitas e brinde

Os primeiros 45 ciclistas que fizeram as inscrições, todas elas gratuitas, ganharam uma lanterna para praticantes de atividades esportivas. No término das inscrições, os organizadores se surpreenderam com o número de inscritos. “Conseguimos abrir as inscrições e foram 45 lanternas. Achamos que seriam apenas estas, mas, surpreendentemente, conseguimos 65 inscritos e, destes, 60 participaram do pedal, salientando que o evento foi gratuito e os participantes receberam lanche no final”, diz Vívian.

O lanche foi entregue aos ciclistas em frente ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista), localizado na avenida Alfredo Penido, marco final do passeio. Vander Sousa, ciclista e atual presidente do Conselho Municipal de Esporte, elogiou a ação, que, além de incentivar a prática esportiva, vai pontuar no programa ICMS Esportivo, o qual repassa recursos financeiros a municípios que investem no esporte. “Achei o passeio incrível. Muito bom poder reunir ciclistas de vários níveis para trocar dicas e experiências! É um evento que só tem a agregar ao esporte. E Resende Costa merece esse movimento”.

Vander, que pedala há 9 anos e participa de competições de mountain bike em diversas cidades, destacou o evento como potencial ação de divulgação do esporte e de fomento ao turismo em Resende Costa. “Acredito que um passeio assim possa estimular mais ainda aqueles que já gostam do ciclismo e o praticam, como também mostrar a outras pessoas que existem muitos companheiros com os quais podemos desfrutar do esporte. Por mais simples que seja, um passeio ciclístico como esse que fizemos pode incentivar não somente os moradores da nossa cidade e adeptos do esporte, mas também promove o turismo relacionado ao ciclismo. Vejo muitos turistas chegando à nossa cidade, com suas bicicletas nos veículos. Quem sabe consigamos trazer pessoas para conhecer nossa cidade, de uma forma diferente através do esporte?”

Vivian também frisou o passeio enquanto oportunidade de reunir amigos que compartilham entre si a paixão pela bike. “Esse passeio, ou melhor, essa ação, mostrou que o ciclismo ainda é um dos esportes mais praticados na cidade. Havia muito tempo que não juntávamos uma galera tão grande assim para um passeio. Deu pra ver que o pessoal está praticando atividade esportiva, e que basta um empurrão para juntar e sair um giro.” A chefe da Divisão de Esporte incentiva os ciclistas a também terem iniciativa de sugerir novos passeios e reunir as turmas. “Esse foi um pontapé inicial para que outras ações, não só vindas do poder público, possam acontecer. Mas também que parta dos próprios praticantes a iniciativa de juntar a turma para dar um giro e manter a modalidade viva na cidade.”

Vander chama atenção para o crescimento do ciclismo a partir do período da pandemia de Covid-19. “O ciclismo despontou com mais força durante a pandemia. Acredito que, devido à impossibilidade de as pessoas praticarem esporte coletivo, como o futebol, ou até mesmo se exercitarem em academias, o ciclismo veio como uma ‘válvula de escape’ para quem gosta de praticar esporte, já que é uma atividade praticada solo. E também uma forma de ‘fugir’ da rotina conturbada que geralmente vivemos dentro de centros urbanos, uma vez que poder apreciar trilhas e matas ficou bem mais fácil com uma bicicleta”.

O ciclista falou também dos benefícios que o ciclismo proporciona aos praticantes. “Além de ser um veículo de locomoção para te levar ao trabalho, por exemplo, a bike é um ótimo exercício para aptidão física, emagrecimento e até mesmo terapêutico e fisioterapêutico. Sem contar que contribui com menos CO2 em nossa atmosfera”.

Vivan Daher conclui agradecendo aos servidores da prefeitura que colaboraram para a realização do passeio ciclístico noturno. “Aproveitando, gostaria de agradecer à Eliseth, à Serli e ao Fábio, funcionários da prefeitura que dispuseram de seu tempo, voluntariamente, para nos ajudarem nessa ação”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário