POVOADO DOS PINTOS É RECONHECIDO COMO BERÇO DO ARTESANATO TÊXTIL EM RESENDE COSTA


Informativo da Câmara

0

foto

O vereador Guerra apresentou o Projeto de Lei nº 57/2022 reconhecendo o Povoado dos Pintos como berço do artesanato têxtil no município de Resende Costa.

Segundo o autor, em conversas com seus familiares, foram apresentadas a ele as raízes do povoado. A partir dessas informações, atreladas aos relatos abordados em material apresentado no texto do projeto, a questão da atividade têxtil foi se concretizando em relação à história do referido povoado.

Em umas de suas edições, o Jornal das Lajes publicou uma matéria intitulada “A história contada em um tear”, que menciona que “a história do povoado dos Pintos está intimamente ligada ao princípio da produção artesanal em Resende Costa. Conforme o que está escrito no livro ‘Tear: artesanato em Resende Costa’, de Micênio Carlos Lopes dos Santos e Gustavo Melo e Silva, o artesanato de colchas e outros materiais tecidos de trapos (retalhos) nasceu das mãos hábeis de ‘moças roceiras’. De acordo com Gustavo, a existência do tear em Minas Gerais remonta ao século XVIII e está diretamente ligada à escravidão e ao movimento da Inconfidência Mineira. Não é possível precisar a data em que os primeiros teares surgiram em Resende Costa. Mas existe a certeza de que a região do povoado dos Pintos aparece ‘como o principal foco da tradição artesanal, que hoje toma conta de quase toda a cidade’.”

O projeto foi aprovado por todos os vereadores e resultou na Lei Municipal nº 4.912/2022.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário