Projeto de turismo rural começa pelo “Caminhos de São Tiago”


Cidades

José Venâncio de Resende0

Visita técnica à Fazenda Pimenta em Resende Costa (foto Ulisses Passarelli).

O turismo rural no Circuito Trilha dos Inconfidentes, que abarca 26 municípios das regiões Vertentes, Sul, Zona da Mata e Centro, deverá ser impulsionado ainda este ano com o lançamento do projeto “Caminhos de São Tiago”. Para isso, a Trilha criou um projeto específico de turismo rural a ser implantado, inicialmente, em seis municípios: Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis, São Tiago, Lagoa Dourada e Entre Rios de Minas.

Para desenvolver o trabalho, a Trilha contratou a assessoria da turismóloga Betânia Nascimento Resende, atualmente instrutora de formação profissional no segmento Turismo e Hospitalidade do Senac Minas (Unidade São João del-Rei). Ela vai realizar as ações de mobilização e envolvimento da comunidade rural no projeto, diz Marcus Vinicius Januário, gestor da instância de governança regional da Trilha dos Inconfidentes. “Houve uma demanda de todos os municípios no sentido de que o turismo rural fosse desenvolvido porque tem uma potencialidade muito forte.”

O agendamento de reuniões com conselhos municipais de turismo ou mesmo com secretários (Cultura e Turismo) já pode ser solicitado. Inicialmente, houve uma apresentação on-line sobre o potencial do turismo rural para todos os secretários, conta Marcus. Depois, Betânia reuniu-se com o Conselho Municipal de Turismo de Resende Costa, dando a largada às ações locais, que se encontram agora na fase de visitas aos empreendimentos (fazendas, sítios etc.) para verificar o potencial turístico a ser aproveitado. “A partir daí, a gente coloca no plano municipal de turismo de Resende Costa e também no plano estratégico do Circuito para que consigamos dar suporte à cidade”, explica Marcus.

A ideia é dar opções a quem quiser visitar Resende Costa para além da compra do “artesanato do tear”, acrescenta o gestor da Trilha. “Quem fizer o ‘Caminhos de São Tiago’, seja de carro, de moto, de bicicleta, a cavalo ou a pé, pode ter outras atrações no município.”

O mesmo procedimento vale para os demais municípios incluídos nesta primeira fase. A partir da reunião de Betânia com o conselho municipal ou com o secretário da área, é feito o cronograma de visitações para conhecimento e levantamento da potencialidade turística. “É um trabalho que vai ser desenvolvido em conjunto e de forma regionalizada, para que todo mundo possa ganhar um pouco mais de visibilidade e mais renda e trabalho para cada cidade”, resume Marcus. A primeira visita foi à propriedade rural de Ernesto Longatti, em Coronel Xavier Chaves.

Além da efetiva implementação nos municípios do Circuito, um objetivo específico do projeto Turismo Rural é, em linhas gerais, “também contribuir para as questões técnicas de patrimônio cultural, trazendo bases conceituais para estimular nos gestores a valorização da identidade e do senso de pertencimento”, acrescenta Betânia. “Ao se desenvolver o senso de pertencimento local e de valorização de seu território, suas tradições, seu modo de ser e viver, a comunidade começa a perceber aquilo que tem em suas mãos: os elementos simbólicos do lugar (patrimônio) que, ao serem trabalhados de forma planejada, atraem visitantes (turismo).”

 

Caminhos. O projeto “Caminhos de São Tiago”, idealizado para se tornar uma das maiores rotas turísticas de Minas Gerais, tem como inspiração o “Caminho de Santiago de Compostela”, na Espanha. O roteiro, considerado a sua espinha dorsal, parte do município de Ouro Preto com destino à cidade de São Tiago, a 41 km de Resende Costa. No total, são 11 municípios, numa extensão de aproximadamente 275 quilômetros, considerados os fundadores do projeto: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

O trecho traçado não deverá ultrapassar 30 quilômetros entre as sedes de cada município, para que os visitantes possam fazer seu roteiro nos diversos formatos (a pé, de bicicleta, a cavalo, de veículo ou moto). Em todo o trajeto, haverá placas indicativas do caminho, das comunidades e de seus atrativos.

O objetivo principal dessa rota é fomentar o turismo, valorizando o caminho histórico e atrativo dos tropeiros e Inconfidentes, e dar visibilidade aos municípios de pequeno porte no cenário turístico regional e nacional. Outros objetivos são o fomento ao desenvolvimento regional, maior visibilidade aos municípios envolvidos, envolvimento da comunidade e serviços de capacitação e treinamento de recursos humanos. Espera-se com isso estimular o crescimento regional por meio de novas oportunidades de negócios e do impulsionamento dos já existentes na cadeia produtiva do turismo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário