REFLEXÕES - A chave para os problemas de nosso tempo


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

Num mundo convulso como o nosso, com crises sobre crises, desamparo e perplexidade, é importante manter a serenidade, a esperança, a solidariedade. Somos então desafiados a ter/produzir ideias, visões e estratégias sobre o futuro; além de propor um ideário coletivo coeso, de desenvolvimento integrado. Assim, envolvemos pessoas e recursos (financeiros, naturais, intelectuais, espirituais) de forma planejada, legitimada, criativa, sustentável.

Pois bem: o cooperativismo tem plenas e promissoras condições para sanar graves problemas sociais e econômicos de nosso tempo. Afinal, através da coletividade e da integração, busca respostas eficientes a impasses cotidianos que nos afetam. Ao mesmo tempo, nos evidencia como sujeitos de nosso destino utilizando forças e chaves disponíveis, ao nosso alcance.

O célebre ativista social Herbert de Souza, o Betinho, escreveu que “em resposta a uma ética de exclusão, estamos todos desafiados a praticar a ética da solidariedade. Só a participação cidadã é capaz de mudar o País”. É, pois, plenamente possível inovarmos e constituirmos uma nova sociedade pluralista, humanista, mais justa e equânime, progressista. Para tanto, uma palavra nos traz a resposta – UNIÃO!

 

*presidente do Conselho de Administração

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário