REFLEXÕES - Cooperativismo e realização de sonhos comuns


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

Devemos buscar, em nossas atitudes cotidianas, o bem comum; uma sociedade mais justa, pluralista, fraterna, próspera. A humanidade acha-se em processo de contínua criação e aprimoramento, tendo o Criador colocado, à nossa disposição, excepcionais talentos e instrumentos como fé, idealismo, solidariedade. Nos cabe utilizá-los a cada instante e assim compormos um mundo mais equânime, capaz de propiciar realização de sonhose grandeza a todos –não apenas a alguns.

Cabe-nos, pois, abrir caminhos, integrar esforços e avivar a lâmpada da vida mediante os valores da Cooperação, da Justiça e da ação conjunta. Assim, reduzem-se desigualdades sociais, gera-se trabalho e empregabilidade, acesso à Educação, à Cultura, à Economia Criativa.

Um exercício árduo, mas gratificante, que nos leva a abrir veredas numa sociedade ainda composta, em grande parte, por individualistas e ególatras. Afinal, como defendeu o inolvidável João Paulo II, “se queremos chegar à nascente, temos que subir e enfrentar as correntes”. E como bem disse Martin Luther King, “mesmo que dissessem que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim eu plantaria a minha macieira”.

Assim, a chama do ideal cooperativo deve ser mantida sempre acesa, mesmo entremeio aos nevoeiros, obstáculos e às nossas singularidades. Reunidas, elas geram a magnânima sinfonia do progresso, da paz. Lembremos que as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia musical; assim como as colunas do templo erguem-se a certa distância, mas sustentam todo o edifício.

*presidente do Conselho de Administração

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário