Reflexões - Informação e Formação Cooperativista


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

O Cooperativismo tem como um de seus princípios e fulcros doutrinários – desde os seus primórdios e as propostas dos Pioneiros de Rochdale – a Informação, Formação, Comunicação e Educação. Tudo isso envolvendo, além de seu público interno, todo seu complexo associativo-comunitário. Afinal, as Cooperativas dispõem de dois componentes em sua gestão, o empresarial e o social, que necessitam ser interligados, complementares e, aliás, indissociáveis.

Assim, a Educação e a Comunicação são inegavelmente instrumentos vitais para garantir o êxito organizacional-operacional da empresa Cooperativista, aprimorando todas as relações e seu maior êxito: o senso de Coletividade. Algo profundamente enraizado tanto em confiança e humanismo quanto em perfeita eficiência econômica. Aqui, lembramos, o Cooperado mantém tríplice relação com nossaCooperativa, sendo dono, usuário e investidor – de fato, um dos casos mais complexos de Governança/Gestão Coletiva e Representatividade dos dirigentes. E como tal cenário se concretiza?Sim, com propósitos moldados, também, na Informação, Comunicação e Educação.

O Sicoob Credivertentes orgulha-se, desde seus primeiros momentos, de levá-las a seus Cooperados e às Comunidades em que atua desenvolvendo sentimentos nobres de pertencimento, identidade, vivência comunitária, autoestima coletiva.

Para tal, contamos honrosamente com parcerias consolidadas como a dos Jornal das Lajes, a quem parabenizamos por itinerário já de duas décadas. Através de suas marcantes páginas;de mecanismos eficientes e sustentáveis de informação; de Jornalismo ético e constante evolução, o veículo e sua equipe contribuem para o fortalecimento e a democratização do conhecimento nas localidades que alcança. Alinhamo-nos todos, destarte, aos princípios e valores do Cooperativismo, potencializando pilares de desenvolvimento, evolução e bem-comum na região.

 

“Quem acende uma lâmpada coloca-a de pé para que todos possam enxergar a luz”

(Jesus Cristo)

 

*presidente do Conselho de Administração

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário