REFLEXÕES - O manter-se humano


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

Defrontamo-nos com aspectos desafiadores, ameaçadores e com os quais convivemos, com temor, já há algum tempo. Para começar, o mecanismo desumano e impessoal da busca obsessiva por patrimônio, resultados econômicos e corporativos, menosprezando interesses humanos e ambientais.

Há ainda o fundamentalismo político-religioso com adulteração e manipulação da fé por grupos radicais que nos conduzem ao embotamento ideológico, à robotização, ao fanatismo.

O que dizer, então, do chauvinismo ou patriotismo deturpado com políticas governamentais de protecionismo exacerbado com menosprezo e relativização da vida, da dignidade dos menos favorecidos.

Em todas essas pautas reina a deturpação da verdade. Somos envoltos por interesses imediatistas, materialistas. Daí as Fake News, a publicidade enganosa, as ilegalidades “legais”, as fraudes cometidas tanto por autoridades quanto por cidadãos comuns. Como antídotos, temos que reafirmar nossa espiritualidade, nossa consciência, nossos princípios e propósitos de solidariedade, renúncia, cooperação, tolerância. O humanismo apurado e concretizado no dia a dia.

 

“Não somos números, somos gente. O importante não é só manter-se vivo, mas manter-se humano”.

(George Orwell)

 

*presidente do Conselho de Administração

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário