REFLEXÕES - Reter para crescer


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

Com filosofia comunitária, humanista e progressista, as Cooperativas exercem papéis fundamentais em todo o mundo. Afinal, são agentes excepcionais no fortalecimento da Economia, na autoestima coletiva, no desenvolvimento cidadão. Pode-se dizer, até, que tudo isso configura tanto sua missão quanto razão de sucesso e pujança.

Errôneo pensar, porém, que essa filosofia embrionada nos Probos de Rochdale e globalizada História afora se contenta com tal grandiosidade planetária – algo que, convenhamos, impediria seu pleno exercício, tornando o Cooperativismo um mero conceito.  Ao contrário, ele é ação e movimento – especialmente em pequenas e médias Comunidades, onde democratiza o acesso ao capital, desconcentra a renda, fortalece os pequenos negócios, estimula o empreendedorismo, oferece segurança creditícia e intensifica o bem-estar comum.

No caso específico de uma Cooperativa de Crédito, há um ciclo virtuoso que começa com a inclusão de desbancarizados ao Sistema Financeiro, se amplia com soluções competitivas e culmina no reinvestimento de recursos nas próprias localidades em que marca presença.

Em outras palavras, um Ponto de Atendimento (PA) Cooperativista retém a poupança local, desobrigando moradores de se deslocarem às cidades vizinhas para realizar serviços financeiros e levarem para lá seus investimentos. Cabe mencionar, claro, seu fator empoderador. Afinal, como ultrapassa as frias barreiras mercadológicas e participa das Comunidades em que se insere, o Cooperativismo promove ações sociais, culturais e ambientais em prol da população, reduzindo desigualdades. Fica clara, portanto, a importância do relacionamento financeiro entre Municípios e Cooperativas – afinal, visam em áreas distintas os mesmos resultados e o mesmo desenvolvimento para sua gente.

Há, inclusive, uma vasta Legislação com amparo regulamentar emanado tanto de autoridades legislativas quanto monetárias do País. Tal apoio mútuo, estimulado por instituições nacionais, culmina em bem comum e precisa ser fortalecido. O Sicoob Credivertentes acredita nisso e faz sua parte.

*presidente do Conselho de Administração

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário