REFLEXÕES - Um excelente investimento


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

por João Pinto de Oliveira*0

O Cooperativismo desponta como um dos pilares sutentáveis de desenvolvimento do País. Comunidades onde o associativismo se faz presente e atuante, aliás, exibem bons resultados econômicos e melhoria no Índice de Desenvolvimento humano (IDH). Afinal, estimula a organização social, a geração de empregos, a defesa dos interesses e valores comuns  como Cultura, Meio Ambiente, Cidadania. Ou seja: sua proposta é a de um mundo melhor para todos – na nossa e nas próximas gerações!

Quando se fala em Cooperativismo de Crédito, deve-se acrescentar a esses objetivos a Inclusão Financeira, a disponibilidade de tecnologias perto de casa, a cessão democrática e com taxas justas de empréstimos, financiamentos. Aí entram as Cotas-Partes.

As cooperativas que atuam em prol do interesse coletivo constroem-se com esse capital. Isto é, com o investimento de cada associado que se torna, portanto, dono da cooperativa – e participa de seus processos decisórios. Somados um a um, os recursos aportados pelo cooperados consolidam o funcionamento/fortalecimento da instituição, garantem fluxo econômico circulando na própria comunidade e significam um ótimo investimento pessoal também. Isso porque rendem dividendos anuais e corrigidos junto das sobras (resultados do exercício). Podemos dizer, então, que a Cota Capital ou Cota-Parte corresponde a um  pecúlio silencioso ao longo do tempo que não existe em nenhuma outra instituição financeira convencional. Nenhuma.

Associe-se. Capitalize a Cooperativa. Todos temos a ganhar.

 

“O Cooperativismo é a capacidade de governar a si próprio”.

Dicionário Houaiss

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário